terça-feira, 19 de agosto de 2014

Videogame, piadas e poesia: na Vila Olímpica, Time Brasil se sente em casa

À vontade, jovens brasileiros criam clima descontraído em Nanquim: "O sonho de qualquer atleta está no meio dessa experiência", diz Anderson, dos 400m rasos


Por Nanquim, China


Videogames, chocolates e uma atmosfera bem brasileira. Os quartos da meninada do Brasil durante as Olimpíadas da Juventude, em Nanquim, na China, pouco diferem do dia a dia de suas casas, mesmo do outro lado do mundo. Durante a competição, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) fez de tudo para que eles se sintam à vontade. Os 97 atletas ocupam cinco andares de um dos prédios da Vila Olímpica, e a juventude, aliada à convivência com atletas da mesma idade, cria um clima perfeito para que todos estejam relaxados para competir sem sentir tanto o peso da responsabilidade.
É o caso de Matheus Santana, da natação, e dos meninos do atletismo. O prodígio brasileiro espanta a ansiedade no videogame, no andar de convivência criado pelo COB. Do outro lado, Kelves Santos, 16 anos, do salto em distância, quando não está fazendo as vezes de piadista com os colegas do atletismo, prefere exercitar a escrita. Estilos e escolhas que vão conviver juntos até o dia 28, quando acabam as Olimpíadas da Juventude.


Atletas brasileiros se divertem jogando videogame (Foto: Reprodução)Atletas brasileiros se divertem jogando videogame em Nanquim (Foto: Reprodução)

- Meu passatempo sempre foi o videogame. Gosto muito, e pelo menos dá para a gente se divertir um pouco, não só aqui, mas também em outras áreas da vila. É bacana, bem legal para a convivência - declarou Matheus Santana.

O COB separou os jovens pelo critério de participação na competição. Atletas que competem no mesmo dia ou em sequência ficam nos mesmos apartamentos, com quartos para duas ou três pessoas, e uma sala, além de dois banheiros. Não há cozinha, já que todos fazem suas refeições no refeitório comunitário, com atletas de outros 203 países, e as roupas são lavadas em uma lavanderia self-service e comunitária. Quem não usar o serviço pode pagar para tê-lo.

- É cada um por si, não tem moleza. Tem uma lavanderia lá embaixo, você lava a roupa, seca, é cada um por si - disse Danilo Goulart, de 17 anos, do salto em altura.


Delegação brasileira está no mesmo local em Nanquim (Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)
Delegação brasileira está toda no mesmo 
local em Nanquim (Foto: Wander 
Roberto/Inovafoto/COB)

Danilo divide quarto com Kelves, do salto em distância. Seu companheiro, de 16 anos, é o poeta da turma. No quarto, tem um caderno onde escreve suas experiências em Nanquim e nas competições de que participa. E quase uma dúzia de perfumes.

- Eu gosto de me perfumar e também de escrever bastante. Na escola tenho aula de filosofia, então levo a sério para escrever coisas que estão acontecendo comigo e que sinto, e tenho muito ainda a escrever. O caderno ainda tem muito espaço. Ainda tenho até o dia 28 para escrever - contou Kelves.



FONT:
http://globoesporte.globo.com/jogos-olimpicos-da-juventude/noticia/2014/08/videogame-piadas-e-poesia-na-vila-olimpica-time-brasil-se-sente-em-casa.html

Nenhum comentário: