quarta-feira, 21 de maio de 2014

Agora técnico, Edberg diz que Federer pode conquistar mais um Grand Slam

Trabalhando com o ex-número 1 desde o início do ano, sueco afirma que triunfo pode vir em Wimbledon ou no US Open: "Com um pouco de sorte no sorteio, tem chance"


Por Paris


Desde que Roger Federer começou a trabalhar com Stefan Edberg, o ex-número 1 do mundo apresentou resultados e um nível de jogo melhor do que a temporada passada. Com Roland Garros, o segundo Grand Slam da temporada, batendo à porta - começa neste domingo - coloca-se novamente a dúvida se o suíço pode vir a erguer o 18º troféu de Grand Slam de simples na carreira. Edberg, agora no papel de técnico do atual 4º colocado do ranking da ATP, acredita que sim.

- Eu realmente acho que ele ainda pode conseguir. Foi isso que disse a ele. A propósito, o modo como evoluiu e o jeito como tem jogado esta temporada... ele melhorou de novo. Roland Garros pode não ser a maior prioridade, mas, com um pouco de sorte no sorteio, ele tem chance de ganhar Wimbledon ou o US Open - disse Edberg, em entrevista à versão alemã do site "Eurosport".

tenis stefan edberg roger federer (Foto: Getty Images)
Edberg confia em novo título de Grand 
Slam para Federer, o que seria o 18º da 
carreira do suíço (Foto: Getty Images)

Nos três primeiros meses da temporada, já sendo treinado pelo ex-número 1 do mundo - o suíço também é treinado por Severin Lüthi, capitão da Suíça na Copa Davis - Federer se tornou o tenista com mais vitórias no ano.

Atualmente esse posto é do espanhol Rafael Nadal (34), mas Federer (28) vem logo atrás, empatado com o croata Marin Cilic. Além disso, o suíço apresenta o quarto melhor aproveitamento da temporada (82,4%), atrás somente do sérvio Novak Djokovic (88,9%), de Nadal (85%) e do japonês Kei Nishikori (84,4%).

A chave do sucesso, segundo Edberg, foi uma mudança de Federer em jogar mais agressivo. Fora a ausência de lesões que, de acordo com o sueco, prejudicaram o rendimento do ex-número 1 do mundo na última temporada, sobretudo as dores nas costas. Federer conquistou apenas um título no ano passado, o ATP 250 de Halle, na Alemanha. Em 2014, já ganhou um torneio de nível mais alto, o ATP 500 de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

- Uma das coisas sobre o que conversamos foi que ele quer evoluir seu jogo. 
Roger tem 32 anos de idade e acho que ele precisa jogar um pouco mais ofensivamente. Penso que ele aceitou isso, a necessidade de novas influências, e isso funcionou bem. Ele ainda pode melhorar.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/05/agora-tecnico-edberg-diz-que-federer-pode-conquistar-mais-um-grand-slam.html

Nenhum comentário: