sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Daynara supera momento difícil e bate recorde nos 100m borboleta

Depois do 33º lugar em sua segunda participação olímpica, nadadora mudou de clube e iniciou novo trabalho visando 2016: 'Eu vinha de dois anos sem baixar tempo'

Por Direto de Porto Alegre

A pressão foi imposta por ela. Desde 2008 se faz presente sempre que Daynara de Paula se coloca atrás do bloco de partida para nadar os 100m borboleta. Nesta quinta-feira, não foi diferente. O tempo alcançado pela manhã a fez torcer o nariz (59s66). Mas o da final do Open, que está sendo disputado na piscina do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, arrancou um grande sorriso da nadadora. Com 58s35, estabeleceu novo recorde de campeonato - o anterior (58s96) estava em seu poder desde 2009 - e ainda conseguiu seu segundo índice para o Pan-Pacífico da Austrália. Já tinha alcançado o dos 50m borboleta no primeiro dia.

Daynara de Paula natação (Foto: Satiro Sodre / SSPress) 
Daynara de Paula se surpreende com tempo que lhe
 rendeu novo recorde de campeonato (Foto: Satiro
 Sodre / SSPress)

- Eu estava treinando meio fundo, sofrendo todo dia porque sou velocista. Mas valeu a pena o sacrifício. De manhã eu estava muito nervosa. Nadei errado. Aí falei para o meu técnico (Fernando Vanzella) que ia voltar e nadar como se fosse um treino. Deu certo! Tenho uma pressão muito grande nesses 100m porque é a prova que amo nadar, que me deu mais vitórias e me levou às Olimpíadas. Eu vinha de dois anos sem baixar tempo. Estava abalada - disse.
E ainda carregava a lembrança de sua segunda participação olímpica. Daynara chegou aos Jogos de Londres confiante de que poderia fazer um bom papel. Estava bem preparada, mais madura, já tinha passado pela experiência em Pequim 2008 e estava confiante de que poderia nadar abaixo de sua melhor marca (58s55). Só que não conseguiu avançar às semifinais. Terminou em 33º lugar.

- Não foi muito bom. Para falar a verdade, foi pior do que 2008. Mas um verdadeiro campeão nasce das derrotas. Ali você aprende. E eu aprendi a não abandonar meu técnico, a confiar nele. E agora também ganhei uma grande estrutura no Sesi-SP. Tenho uma psicóloga trabalhando comigo porque estou visando 2016. Aprendi a treinar de novo. Para mim não existe impossível. Como diz um amigo meu medalhista olímpico: eu tenho é que acreditar. Espero fazer tudo o que puder para conseguir representar bem o Brasil nos Jogos do Rio. Tenho treinado muito para isso. E estou dando um passo de cada vez.

Neste ano, conseguiu cumprir o que planejava. Para a próxima temporada, as duas competições mais importantes serão o Pan-Pacífico e o Mundial de piscina curta de Doha. O objetivo é conseguir chegar à final nas duas.

- Tenho que ficar no bolo, estar sempre entre as oito para chegar bem em 2016.
Outros resultados

Na versão masculina da  prova, o vencedor foi Nicholas dos Santos, da Unisanta (53s06). Nos 200m costas, Leonardo de Deus, do Corinthians, levou o ouro com 1m59s07. Pela manhã, ele obteve o índice para o Pan-Pacífico (1m57s81). Sua companheira de equipe, Natalia de Luccas, de apenas 17 anos, foi a melhor (2m14s43). Nos 400m medley, Thiago Simon e Julia Gerotto, também do Corinthians, garantiram o alto do pódio (4m19s74 e 4m53s22, respectivamente). Nos 200m livre, o vencedor entre os homens foi João Amorim, do Corinthians (1m50s07). Entre as mulheres deu Jéssica Cavalheiro, do Sesi-SP (2m01s30).

programa de provas da competição
Na parte da manhã, a partir das 9h (quarta e quinta-feiras) e de 9h30m (sexta e sábado) será disputado o Troféu Daltely Guimarães, válido pelo Brasileiro Sênior. À tarde, sempre a partir das 17h30m, será disputado o Torneio Open, com a participação dos oito melhores de cada prova realizada pela manhã.

Dia 18/12 - 100m costas, 800m livre (feminino) 1500m livre (masculino) e 4x50m livre
Dia 19/12 - 200m livre, 200m costas, 100m borboleta, 400m medley e 4x100m livre
Dia 20/12 – 100m livre, 200m peito, 400m livre, 200m medley e 4x50m medley misto
Dia 21/12 – 50m livre, 100m peito, 200m borboleta e 4x100m medley 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/natacao/noticia/2013/12/daynara-supera-momento-dificil-e-bate-recorde-nos-100m-borboleta.html

Nenhum comentário: