sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Dança das cadeiras: confira como está ficando o grid da Fórmula 1 para 2014

Massa, Kimi, Maldonado, Pérez, Ricciardo, Hulk e cia. mudam de ares e promovem uma das maiores chacoalhadas no grid da categoria. Ainda há cinco vagas em aberto

Por Rio de Janeiro

Carrossel - dança das cadeiras Fórmula 1 2014 (Foto: InfoEsporte)Raikkonen, Maldonado e Massa são alguns dos pilotos que protagonizam a dança das cadeiras para 2014 (InfoEsporte)
 
Em 2014, a Fórmula 1 experimentará uma das mais profundas mudanças em seu regulamento técnico, motivada, principalmente, pela introdução dos motores V6 turbo no lugar dos V8. Tudo praticamente “começará do zero”, o que torna o próximo ano uma grande oportunidade para romper com a relação atual de forças entre as equipes, onde reina a RBR. E parece que as escuderias aproveitaram a mudança radical para mexer também em seus representantes ao volante. Até o momento, apenas uma das onze equipes continuará com a mesma dupla, a Mercedes. As demais estão promovendo uma das maiores “dança das cadeiras” já vista no grid nos últimos anos. Tem Ferrari tirando Kimi Raikkonen da Lotus, Felipe Massa indo para a Williams, e outro brasileiro de olho nos cockpits restantes. Das 22 vagas, cinco seguem em aberto. Confira como está ficando o grid da F-1 para a próxima temporada:

Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo formarão a dupla da RBR em 2014 (Foto: InfoEsporte) 
RBR: Sebastian Vettel segue, enquanto Daniel 
Ricciardo substitui o compatriota Mark Webber 
(Foto: InfoEsporte)
 
Em julho, o australiano Mark Webber anunciou que se retiraria da Fórmula 1 no fim da temporada, deixando vago o cobiçado cockpit da RBR.  Insatisfeito com os salários atrasados na Lotus, Kimi Raikkonen – que já foi patrocinado pela empresa de energéticos em suas aventuras no rali – logo ficou de olho na vaga e chegou balançar o chefe da equipe, Christian Horner. Até Fernando Alonso, irritado com mais um carro limitado da Ferrari, sondou o time austríaco. Em vão. No fim, prevaleceu a voz do poderoso consultor Helmut Marko, que fez questão de prestigiar o programa de desenvolvimento de pilotos da RBR e promoveu o também australiano Daniel Ricciardo, que competiu nos dois últimos anos pela co-irmã STR. Em junho, o tetracampeão Sebastian Vettel renovou seu contrato com a RBR até 2015.

Lewis Hamilton e Nico Rosberg seguem como pilotos da Mercedes em 2014 (Foto: InfoEsporte) 
Lewis Hamilton e Nico Rosberg seguem como pilotos
 da Mercedes em 2014 (Foto: InfoEsporte)
 
Vice-campeã do Mundial de Construtores e satisfeita com sua dupla de pilotos, a Mercedes é, até o momento, a única equipe que seguirá intocada para 2014. Lewis Hamilton, que estreou na equipe neste ano, possui contrato até 2016. Enquanto o prestigiado Nico Rosberg, que defende o time desde sua criação, em 2010, assinou, em 2011, um vínculo que o mantém na escuderia para “além de 2013”.

Ferrari: Fernando Alonso segue, Kimi Raikkonen chega para lugar de Felipe Massa (Foto: InfoEsporte) 
Ferrari: Fernando Alonso segue, Kimi Raikkonen chega
 para lugar de Felipe Massa (Foto: InfoEsporte)

Incomodado com a falta de competitividade da Ferrari em comparação à RBR, Alonso chegou a cogitar deixar a equipe, mesmo tendo vínculo até 2016. Além de ter sondado a RBR, o espanhol flertou também com a McLaren, time do qual saiu pela porta dos fundos em 2007. As constantes reclamações do carro e as conversas paralelas acabaram com o mar de flores que era a relação entre piloto e equipe, rendendo até puxão de orelha do presidente. No entanto, Alonso acabou seguindo na escuderia de Maranello, pelo menos por mais um ano.

Decidida a não renovar com Felipe Massa para 2014, a Ferrari, a princípio, tinha um acordo para trazer Nico Hulkenberg, que havia ingressado na Sauber em 2013 justamente como último degrau para o time italiano. Mas com a possibilidade de perder Alonso, a escuderia preferiu trazer Raikkonen, que estava “dando sopa”. Resultado: terá em 2014 uma dupla de campeões mundiais pela primeira vez desde a parceria Alberto Ascari/Nino Farina em 1953.

Lotus: Romain Grosjean segue; Kimi Raikkonen dá lugar a Pastor Maldonado (Foto: InfoEsporte) 
Lotus: Romain Grosjean segue; Kimi Raikkonen 
dá lugar a Pastor Maldonado (Foto: InfoEsporte)


A Lotus foi uma das grandes responsáveis por chacoalhar o mercado da F-1. Primeiro, deixou escapar o consagrado Raikkonen, que perdeu a paciência com os salários atrasados e acertou com a Ferrari. A partir daí, a equipe via na venda de parte das ações para o grupo de investidores Quantum Motorsport a solução para a crise financeira e a viabilização da contratação do badalado Nico Hulkenberg, sua preferência. Mas o negócio emperrou e não saiu até agora.
 “Refém” economicamente, a Lotus teve que abrir mão do promissor alemão e se rendeu aos encantos monetários de Pastor Maldonado, que se desligou da Williams, e chega com o aporte dos petrodólares da PDVSA.

Já Romain Grosjean, um dos destaques da temporada, segue na equipe. Por causa das incertezas sobre o futuro da Lotus, sua vaga chegou a ficar ameaçada. Mas o franco-suíço mostrou maturidade e talento ao liderar a equipe na segunda parte do campeonato após o anúncio da saída de Kimi, deixou o apelido de “maluco da primeira volta” para trás e provou que merece o voto de confiança. 

McLaren: Jenson Button continua; Sergip Pérez é substituído por Kevin Magnussen (Foto: InfoEsporte) 
McLaren: Jenson Button continua; Sergip Pérez é 
substituído por Kevin Magnussen (Foto: InfoEsporte)


Com Jenson Button e Sergio Pérez amarrados por contratos, o grid da McLaren para 2014 deve seguir sem mudanças, certo? Errado. Com cláusulas contratuais como carta na manga, a escuderia britânica estendeu enquanto pôde a decisão sobre a dupla da próxima temporada. Chegou a cogitar a substituição de Button ao sondar Alonso e Massa, e, no fim, acabou dispensando Pérez para trazer o jovem dinamarquês Kevin Magnussen, de 21 anos.

Com um dos carros mais fracos produzidos pela equipe, o mexicano teve pouca oportunidade de mostrar serviço. Batido pelo veterano britânico, Pérez chegou a fazer frente ao companheiro em algumas ocasiões. No entanto, não caiu nas graças do povo de Woking e deixará a equipe após apenas uma temporada: parte pelo desempenho, parte pelo mau relacionamento com os mecânicos e parte pelas frustradas negociações de patrocínio da McLaren com Carlos Slim, dono de empresas como Telmex e Claro, e principal investidor da carreira de Pérez.

A McLaren então resolveu apostar no jovem promissor Magnussen. Filho do ex-F-1 Jan Magnussen, Kevin faz parte do programa de jovens pilotos da McLaren e foi campeão da F-Renault 3.5 Series, uma das principais categorias de acesso à Fórmula 1. Com a promoção de Kevin, a escuderia espera repetir o sucesso de 2007 quando apostou na prata da casa Lewis Hamilton, vice daquele ano e campeão do ano seguinte.

Force India: Saem Adrian Sutil e  Paul di Resta; entram Nico Hulkenberg e Sergio Pérez (Foto: Infoesporte) 
Force India: Saem Adrian Sutil e Paul di Resta; entram
 Nico Hulkenberg e Sergio Pérez (Foto: Infoesporte)

A saída tardia da McLaren deixou Pérez em uma situação complicada para seguir na Fórmula 1 em 2014. Mas o mexicano ligeirinho rapidamente arranjou um cockpit para a próxima temporada: foi anunciado nesta quarta-feira pela Force India. A outra vaga será de Nico Hulkenberg. Após as frustradas negociações com Ferrari e Lotus, o alemão assinou, durante o fim de semana do GP do Brasil, um contrato com o time indiano, retornando à equipe que defendeu em 2012.

A confirmações de Hulk e Pérez deixam os pilotos que competiram pelo time em  2013 em situação delicada. Após três anos, o clima de Paul di Resta na equipe azedou. O piloto chegou até a ficar sem falar com mecânicos durante algum tempo. Sem lugar garantido, o escocês estuda voltar ao DTM, campeonato de turismo alemão, onde foi campeão em 2010, ou seguir para a Indy. Já Adrian Sutil, que ainda alimenta esperanças de seguir no time, negocia também com a Sauber.

Sauber: Nico Hulkenberg está de saída; Esteban Gutiérrez em situação indefinida (Foto: InfoEsporte) 
Sauber: Nico Hulkenberg está de saída; Esteban
Gutiérrez em situação indefinida (Foto: InfoEsporte)

A Sauber é outra equipe média, que ainda não se definiu. Hulkenberg está de saída para a Force India e Esteban Gutiérrez, em situação incerta, negocia com a Caterham. Enfrentando uma grave crise financeira, o time suíço chegou a anunciar, em julho, um acordo com companhias russas, onde uma das exigências seria a titularidade do jovem piloto do país, Sergey Sirotkin, de apenas 18 anos em 2014. Apesar de ter um currículo promissor na base, a pouca idade de Sirotkin e sua falta de experiência nas principais categorias de acesso (correu apenas duas vezes na F-Renault 3.5) provocaram uma enxurrada de críticas à medida adotada pela Sauber. Além disso, como Sirotkin ainda corre atrás de testes que o habilitem a tirar a superlicença (requisito para ter direito a ser titular na F-1) e a relação entre a Sauber o os russos segue nebulosa, sua presença não é garantida.

Neste cenário, dois pilotos aparecem como fortes candidatos a, pelo menos, uma dessas vagas. Um deles, como já mencionado, é Adrian Sutil. O outro é o brasileiro Felipe Nasr, quarto colocado na GP2 em 2013. Na busca por um lugar ao sol, o brasiliense de 21 anos conta com um currículo respeitável na base (campeão da F-3 britânica em 2011 e da F-BMW europeia em 2009) e com o aporte financeiro de empresas nacionais. 

STR: Jean-Eric Vergne segue; Daniel Ricciardo abre espaço para Daniil Kvyat (Foto: InfoEsporte) 
STR: Jean-Eric Vergne segue; Daniel Ricciardo 
abre espaço para Daniil Kvyat (Foto: InfoEsporte)
 
Co-irmã da RBR, a STRé uma espécie de “time de juniores” da escuderia austríaca. Após revelar Sebastian Vettel em 2008, a equipe italiana promoveu agora o australiano Daniel Ricciardo à RBR. Para repor a saída do australiano, a STR surpreendeu. Ao invés de convocar o português Antonio Félix da Costa, de 22 anos, o mais cotado, optou por apostar no jovem russo Daniil Kvyat, de apenas 19 anos, campeão da GP3. Além do currículo promissor de Kvyat, campeão também da F-Renault 2.0 em 2012, o potencial comercial com a entrada do GP da Rússia no calendário em 2014 pesou na escolha. O outro piloto do time, Jean-Eric Vergne, segue por, pelo menos, mais uma temporada.

Williams: Felipe Massa chega para lugar de Pastor Maldonado; Valtteri Bottas segue (Foto: InfoEsporte) 
Williams: Felipe Massa chega para lugar de Pastor 
Maldonado; Valtteri Bottas segue (Foto: InfoEsporte)

Irritado com uma das piores temporadas da história da Williams, Pastor Maldonado decidiu mudar de ares. Seduzido pela vaga aberta na Lotus, o venezuelano passou a costurar sua saída do time de Grove. Outrora querido por quebrar o jejum de vitórias do time, com o triunfo de 2012 na Espanha, Maldonado passou a não ter clima após as seguidas críticas públicas ao time. O venezuelano então pagou a multa rescisória, quebrou seu contrato com a Williams e levou a os petrodólares da PDVSA consigo para a equipe preta e dourada.

Com a iminente saída de Maldonado, a Williams decidiu então trazer a experiência de Felipe Massa para tentar resgatar, a partir de 2014, as glórias do passado. Assim que o brasileiro anunciou que não teria o contrato renovado pela Ferrari, a escuderia inglesa logo o procurou. Após oito anos como titular na Ferrari, o brasileiro chega com status de primeiro piloto. Também em busca de voltar aos bons momentos, o vice-campeão de 2008 fará parceria com o finlandês Valtteri Bottas, que fez uma estreia discreta, mas consistente em 2013, e chamou a atenção com boas atuações nas etapas finais.

Marussia: Jules Bianchi continua; Max Chilton é dúvida (Foto: InfoEsporte) 
Marussia: Jules Bianchi continua; Max Chilton
 é dúvida (Foto: InfoEsporte)

Relegadas  às últimas posições do grid, as nanicas Marussia e Caterham parecem aguardar as definições das demais equipes para então ter mais poder de barganha na hora de negociar com os pilotos em busca de bons patrocínios. A Marussia, pelo menos, definiu um de seus pilotos. Jules Bianchi, francês que ganhou a vaga de Luiz Razia a poucos dias do início da temporada de 2013, sobrou na disputa com os demais pilotos das equipes nanicas e renovou por mais um ano. A permanência de Bianchi também tem relação direta com a parceria técnica da Marussia com a Ferrari. O piloto é membro da Academia de Pilotos da escuderia de Maranello, que fornecerá motores para o time britânico, a partir de 2014. O outro piloto do time, Max Chilton, ainda não foi confirmado. O piloto britânico espera que o aporte financeiro de seus patrocinadores sejam suficientes para seguir na equipe. 

Caterham: Charles Pic e Giedo van der Garde não estão assegurados (Foto: arte esporte) 
Caterham: Charles Pic e Giedo van der Garde 
não estão assegurados (Foto: arte esporte)

Já na Caterham, nada definido. O holandês Giedo van der Garde tentou, sem sucesso, vaga em times maiores como Force India e Williams. Em paralelo, ele mantém conversas para seguir na equipe. O francês Charles Pic, que veio da Marussia no último ano, também está em situação incerta. À sombra da dupla de 2013 está o experiente Heikki Kovalainen. Sacado da própria Caterham no fim de 2012, o finlandês foi chamado de volta como piloto de testes para ajudar no desenvolvimento do carro deste ano e ainda substitui Kimi na Lotus nas duas últimas etapas.  Outro candidato é Esteban Gutiérrez, da Sauber, que teria, inclusive, visitado a sede da equipe recentemente. Também são cotados: o americano Alexander Rossi, que guiou o carro do time na GP2 e o sueco Marcus Ericsson, um dos destaques da segunda metade da temporada desta mesma categoria, pela DAMS.

* colaboração de Pedro Lopes, estagiário

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/12/danca-das-cadeiras-confira-como-esta-ficando-o-grid-da-formula-1-para-2014.html

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