quarta-feira, 13 de novembro de 2013

GUIA DA RODADA #34: G-4 encontra Z-4 em noite de possível título

Clubes que brigam por vaga na Libertadores encontram equipes ameaçadas de queda, e Cruzeiro pode ser campeão até com derrota

Por Rio de Janeiro

Borges comemora gol do Cruzeiro contra o Grêmio (Foto: Marco Antônio Astoni) 
Cruzeiro busca certeza de um título que não poderia
ser mais mais provável (Foto: Marco Antônio Astoni)
 
Quatro dos dez jogos da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro colocam frente a frente equipes que brigam por vaga na Libertadores e times que lutam contra o rebaixamento. Grêmio x Vasco, Goiás x Ponte Preta, Botafogo x Portuguesa e Criciúma x Atlético-PR estão naturalmente entre as partidas mais importantes de quarta-feira, pela importância dupla que carregam, por interessarem a G-4 e Z-4 ao mesmo tempo.

Mas é inevitável que os olhos sejam desviados para Vitória x Cruzeiro. Na rodada passada, a Raposa não conseguiu a confirmação do título, mas celebrou mesmo assim, de tão radicalmente provável que ele é. A certeza pode vir agora - ou com uma vitória em Salvador ou com um tropeço do Atlético-PR.

Na quinta-feira, outro jogo bastante importante. O Fluminense, dentro da zona de rebaixamento, estreia o técnico Dorival Júnior contra o Náutico, no Maracanã.

GRÊMIO x VASCO
Guia da rodada 34  - Grêmio x Vasco (Foto: Editoria de Arte) 
QUARTA, 19H30M - ARENA
Jogo decisivo, fundamental, indispensável para as duas equipes em suas batalhas pessoais no Campeonato Brasileiro. O Vasco agoniza em uma luta desesperada contra o rebaixamento. Seja quão difícil o jogo for, seja onde for, precisa pontuar. Na última rodada, com o empate por 2 a 2 com o Santos no Maracanã, o time cruz-maltino conseguiu sair da zona de rebaixamento, mas corre enorme risco de voltar a frequentá-la se não ganhar em Porto Alegre - até porque o Fluminense, que abre o Z-4, recebe o Náutico, e na sequência o Vasco terá outro jogo como visitante, contra o Corinthians. Enquanto isso, o Grêmio segue sua caminhada, um tanto trôpega, em busca de vaga na Libertadores. Lá se vão impressionantes 602 minutos sem fazer um golzinho sequer - contando aí também a queda na Copa do Brasil para o Atlético-PR. Com isso, mesmo estando em situação boa na tabela, o Tricolor também lida com pressão. Um eventual tropeço pode prejudicar muito a chance de classificação da equipe comandada por Renato Portaluppi, atual terceira colocada, mas com apenas um ponto de vantagem sobre o Goiás, o primeiro fora do G-4. O treinador deve manter sua equipe no esquema 3-5-2, com Elano e Zé Roberto no banco. No Vasco, Adílson Batista não terá Yotún, suspenso, Juninho e Reginaldo, lesionados. Nei entra na lateral, Bernardo deve aparecer no meio e André é o substituto no ataque.
Cartola FC: um dos destaques tricolores em 2013, o lateral Alex Telles é boa opção para montar a defesa. Ele custa apenas C$ 9.68 e é o maior ladrão de bolas do elenco, além de já ter distribuído três assistências. Se confiar numa reação cruz-maltina, vale uma aposta no atacante Edmílson (C$ 8.61), que vem crescendo de produção nas últimas rodadas.
Na TV: SporTV (menos RS) e Premiere FC, com Jader Rocha e Roger Flores.
Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento (AL), com Pedro Santos de Araújo (AL) e Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL).
Você sabia que... já ocorreram 50 partidas entre as duas equipes na história do Campeonato Brasileiro? O Grêmio tem leve vantagem: 20 vitórias, contra 18 do Vasco, além de 12 empates.

GOIÁS x PONTE PRETA
Guia da rodada 34 - Goiás x Ponte Preta  (Foto: Editoria de Arte) 
QUARTA, 19H30M - SERRA DOURADA
Parece ser o momento de o Goiás entrar no G-4. Joga em casa, não tem mais preocupações com a Copa do Brasil e acumula ótimos resultados no Brasileirão - oito jogos sem perder, com seis vitórias no período. O porém nas pretensões do Esmeraldino é que Grêmio e Botafogo, as duas equipes que ele pode ultrapassar na rodada, também atuam como mandantes. Na rodada seguinte, o Goiás voltará a jogar no Serra Dourada, desta vez contra o Inter. Walter tem chances de já voltar ao time nesta quarta-feira, mesmo que em apenas parte da partida. Hugo, suspenso, deve dar vaga a Roni. Na Ponte, a meta é escapar da zona de rebaixamento, em um processo dificultado pela derrota de 3 a 0 para o Vitória, em casa, na última rodada. Mesmo assim, a Macaca tem chances de até deixar o Z-4 em caso de vitória sobre o Goiás. O time campineiro, porém, tem a desvantagem de se equilibrar entre duas competições, já que está nas semifinais da Sul-Americana. Baraka está fora, e Adrianinho pode ser poupado.
Cartola FC: a zaga esmeraldina, formada por Rodrigo (C$ 9.17) e Ernando (C$ 10.82), está bem entrosada e já conseguiu passar dez jogos sem sofrer gols no campeonato, o que sempre garante 5 pontos a quem apostar em um deles - 10 se colocar os dois e o Goiás segurar o ataque adversário. Uma opção mais ofensiva é o meia Renan Oliveira (C$ 6.11), que não tem medo de arriscar mesmo de longa distância.
Na TV: Premiere FC, com César Resende e Claudio Rabelo.
Arbitragem: Cláudio Mercante Júnior (PE), com Marrubson Melo Freitas (DF) e Ricardo Bezerra Chianca (PE).
Você sabia que... existe total equilíbrio nos duelos entre as duas equipes pelo Brasileirão? Foram 16 partidas, com sete vitórias para cada lado e dois empates.

BOTAFOGO x PORTUGUESA
Guia da rodada 34 - Botafogo x Portuguesa (Foto: Editoria de Arte) 
QUARTA, 21H - MARACANÃ
Com duas derrotas seguidas e ameaçado de não ir à Libertadores, o Botafogo vive momento de pressão. Depois de levar 2 a 1 do Inter, o elenco foi recebido com hostilidade pela torcida no aeroporto. O meia Seedorf chegou a conversar com torcedores e pediu a ajuda deles nesta reta final do campeonato. De qualquer forma, vencer a Portuguesa é necessário para acalmar os ânimos e também em termos práticos, de tabela. O Alvinegro só está no G-4 graças aos critérios de desempate - supera o Goiás no número de vitórias. A Lusa não vive momento melhor. Tem quatro rodadas sem vitórias, com três empates e uma derrota, e segue em flerte com a zona de rebaixamento. Está quatro pontos à frente do Z-4 e tem pela frente jogos contra concorrentes diretos, casos de Bahia e Ponte Preta. Luis Ricardo volta ao time.
Cartola FC: Rafael Marques pode ter um preço salgado de C$ 20.41, mas quem aposta no atacante alvinegro nesta edição do Cartola FC não costuma se arrepender. Ele tem a melhor média de pontos da equipe - 5.15 - e é o artilheiro do Bota com dez gols. Na Lusa, o atacante Gilberto (C$ 8.65) precisa voltar a balançar as redes para afastar seu time da zona de perigo e vai com vontade de surpreender o rival no Maracanã.
Na TV: Premiere FC, com Eduardo Moreno e Lédio Carmona.
Arbitragem: Emerson de Almeida Ferreira (MG), com Guilherme Dias Camilo (MG) e Pedro Almeida da Costa (MG).
Você sabia que... faz 16 anos que Botafogo e Portuguesa não se encontram no Maracanã? O último jogo entre as duas equipes no estádio carioca foi em 8 de novembro de 1997, um empate por 3 a 3.

CRICIÚMA x ATLÉTICO-PR
Guia da rodada 34 - Criciúma x Atlético-PR  (Foto: Editoria de Arte) 
QUARTA, 21H - HERIBERTO HÜLSE
Mais um jogo entre um time ameaçado de rebaixamento e outro que briga por vaga na Libertadores. O Criciúma busca uma arrancada final para escapar da zona de rebaixamento. Entra na rodada como o time que abre o Z-4, apenas um ponto atrás do Vasco, o primeiro salvo. No último jogo, conseguiu bater o Náutico, e agora tem a chance de ultrapassar duas equipes: o próprio Vasco e o Bahia. O problema é a dificuldade da partida, contra o Atlético-PR, vice-líder do Brasileirão, finalista da Copa do Brasil e, consequentemente, uma das melhores equipes do país em 2013. Na última rodada, o Furacão mostrou que é plenamente capaz de lidar com as duas competições ao mesmo tempo. Aplicou 3 a 0 no São Paulo. Desta vez, jogará com time misto, sem o lateral-direito Léo, o zagueiro Manoel, o meia Everton e os atacantes Marcelo e Ederson. Mais uma vez, o Atlético-PR tem a chance de adiar o título do Cruzeiro. Se vencer a partida, a Raposa também terá que ganhar, contra o Vitória em Salvador, para ser campeã. O Criciúma fez promoção de ingressos para tentar lotar o estádio.
Cartola FC: apostar no Tigre pode ser uma boa com o Furacão desfalcado de atletas importantes e poupando outros. Os atacantes Lins (C$ 18.97) e Wellington Paulista (C$ 7.58) podem fazer a diferença para os donos da casa. No entanto, o meia rubro-negro Paulo Baier (C$ 13.59) pediu, está escalado e será a referência da equipe visitante.
Na TV: Premiere FC, com André Lino e Paulinho Criciúma.
Arbitragem: Francisco Assis de Almeida Filho (CE), com Thiago Gomes Brigido (CE) e Arnaldo Rodrigues de Souza (CE).
Você sabia que... o Atlético-PR só venceu o Criciúma uma vez no Heriberto Hülse pelo Brasileiro? Foi em 1988, por 1 a 0. Mas ocorreram poucos encontros lá pela competição: apenas seis, com três vitórias do Tigre e dois empates.

SÃO PAULO x FLAMENGO
Guia da rodada 34 - São Paulo x Flamengo (Foto: Editoria de Arte) 
QUARTA, 21H50M - NOVELLI JÚNIOR
A derrota do São Paulo para o Atlético-PR abafou as chances de vaga na Libertadores para o clube paulista, que vinha escalando a tabela no returno. E o Flamengo, muito mais interessado na final da Copa do Brasil, não dá sinais de que fará grande coisa nestas últimas rodadas. Por isso, o jogo  tenderia a ser morno, não fossem clubes tão grandes em campo. Um ponto os separa na tabela - o São Paulo em oitavo, com 46, e o Flamengo em 11º, com 45. O time de Muricy Ramalho estará sem um de seus principais destaques, o atacante Aloísio, que será substituído por Luis Fabiano. Lucas Evangelista também está fora, mas Rafael Toloi volta. O Flamengo volta a ter time titular depois de poupar atletas contra o Goiás. O jogo será no estádio Novelli Júnior, em Itu, já que o Morumbi está interditado.
Cartola FC: Luis Fabiano (C$ 19.07) vem sendo aposta de risco nesta temporada do Cartola, mas terá nova chance neste meio de semana. Mesmo sem passar por uma boa fase, o atacante são-paulino é promessa de muitas finalizações e, quem sabe, também de gols. O Fla, porém, deve ir completo para o confronto do Morumbi, e os experientes Chicão (C$ 5.79) e André Santos (C$ 13.27) podem parar o ímpeto do Fabuloso.
Na TV: TV Globo (para RJ, RS, SC, Curitiba-PR, ES, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, PE e DF), com Luís Carlos Júnior, Junior e Renato Marsiglia, e Premiere FC, com Odinei Ribeiro e Luiz Ademar.
Arbitragem: Alício Pena Júnior (MG), com Janette Mara Arcanjo (MG) e Marcus Vinícius Gomes (MG).
Você sabia que... esta é a primeira vez que o Flamengo joga em Itu na sua história?

VITÓRIA x CRUZEIRO
Guia da rodada 34 - Vitória x Cruzeiro (Foto: Editoria de Arte) 
QUARTA, 21H50M - BARRADÃO
Falta apenas a matemática confirmar o Cruzeiro como campeão brasileiro de 2013. Poderia ter sido na última rodada, mas não aconteceu. E pode ser novamente nesta quarta-feira. Para isso, basta o time mineiro bater o Vitória em Salvador. Se empatar ou perder, torcerá por tropeço do Atlético-PR, que não poderá vencer o Criciúma. Mas a grande questão é que a Raposa pega um osso duríssimo de doer. O Vitória vive bom momento no campeonato, sobe na tabela e sonha com vaga na Libertadores. São seis rodadas sem derrotas - desde o clássico com o Bahia. A distância para o G-4 é de apenas dois pontos, o que explica a importância de atrapalhar os planos mineiros no Barradão. Juan volta ao time no Leão. O Cruzeiro tem os desfalques de Ceará, Nilton e Everton Ribeiro.
Cartola FC: o Leão está doido para adiar novamente a confirmação oficial do título da Raposa e conta com alguns ótimos jogadores para cumprir a missão. O goleiro Wilson (C$ 14.39) é o que fez mais defesas difíceis no campeonato - 67 -, Juan (C$ 8.65) é sempre boa alternativa na lateral, e o atacante Dinei (C$ 11.56) normalmente é quem manda a bola para a rede. Se achar que, mesmo diante de um adversário difícil, o Cruzeiro vence, o meia Ricardo Goulart (C$ 8.46) e o atacante Willian (C$ 12.85) são bons e baratos.
Na TV: TV Globo (para MG), com Rogério Correa, Bob Faria e Márcio Rezende Freitas, e Premiere FC, com Jota Júnior e Wagner Vilaron.
Arbitragem: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC), com Carlos Berkenbrock (SC) e Neuza Inês Back (SC).
Você sabia que... o Vitória vem mostrando força como mandante? Dos 17 jogos que fez em casa (12 deles no Barradão), só perdeu um, para o Criciúma.

CORITIBA x CORINTHIANS
Guia da rodada 34 - Coritiba x Corinthians  (Foto: Editoria de Arte) 
QUARTA, 21H50M - COUTO PEREIRA
A vitória quase no final do jogo contra o Fluminense praticamente garantiu a permanência do Corinthians na Série A - algo que parecia óbvio, mas não era certo. Mais tranquilo, inclusive pelo fato de o gol ter sido marcado por Alexandre Pato, o Timão busca fazer uma campanha mais digna do campeão mundial na reta final do Campeonato Brasileiro. Não é exatamente a situação do Coritiba, ameaçado de rebaixamento. O Coxa tem 41 pontos, cinco à frente do Z-4. Vinha de duas vitórias seguidas, mas voltou a tropeçar com a derrota para o Vasco e depois o empate com a Portuguesa. Não vive situação desesperadora, mas precisa ganhar. Deivid, ex-jogador do Corinthians, pode começar a partida. O meia Robinho, lesionado, está fora, assim como Júnior Urso, suspenso, e Vítor Júnior, impedido de atuar por pertencer ao clube paulista. No Timão, a maior novidade é Alexandre Pato. No banco desde que perdeu um pênalti com cavadinha contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, o atacante volta à equipe depois de marcar justamente de pênalti contra o Flu. Renato Augusto, com desgaste muscular, está fora.
Cartola FC: no Coxa, o recém-chegado lateral Carlinhos (C$ 7.36) está jogando mais à frente e está mantendo uma boa média de pontos. Não é badalado, mas mostra consistência. Tiro mais certo é mirar no meia Alex (C$ 18.58), que faz a diferença nas assistências e com suas cobranças de falta perfeitas. A melhor defesa do campeonato, no entanto, merece crédito. Escalar zagueiros do Corinthians tem se mostrado uma decisão sensata para muitos cartoleiros. Confiando nisso, vá de Gil (C$ 14.83) ou Paulo André (C$ 7.96) - ou ambos.
Na TV: TV Globo para PR (menos Curitiba) e SP, com Luís Roberto, Caio e Leonardo Gaciba, e Premiere FC, com Felipe Lestar e Edson Militão.
Arbitragem: Leandro Vuaden (RS), com Altemir Hausmann (RS) e Rafael da Silva Alves (RS).
Você sabia que... nove das dez vitórias do Coritiba no Brasileirão foram no Couto Pereira? O aproveitamento como mandante é de 67%.

SANTOS x BAHIA
Guia da rodada 34 - Santos x Bahia (Foto: Editoria de Arte) 
QUINTA, 19H30M - PACAEMBU
A tabela indica que o jogo interessa mais ao Bahia do que ao Santos. O Peixe chega à reta final do campeonato em situação intermediária, sem grandes metas para o topo e sem sustos vindos das redondezas do rebaixamento. É o inverso do Tricolor, assustado com o risco de queda. Desde que venceu o clássico contra o Vitória, o Bahia não conseguiu mais ganhar no Brasileirão. São seis rodadas sem vencer. Resultado: pode entrar no Z-4 se perder a partida desta quinta-feira no Pacaembu, já que Vasco e Criciúma tem chances de ultrapassá-lo. A equipe de Salvador tem três empates consecutivos na competição, ao passo que o Santos, no mesmo período, empatou duas e perdeu uma. O clube praiano já pensa em 2014, inclusive em quem comandará o time, e tenta fechar o Brasileiro na melhor posição possível. Thiago Ribeiro, de volta ao time, é a novidade. O Bahia deve mudar sua dupla de ataque, com a entrada de Obina e Wallyson e a saída de Fernandão e William Barbio.
Cartola FC: na era pós-Neymar, a melhor aposta no Peixe passou a ser seu camisa 1. Aranha (C$ 8.12) é um dos cinco goleiros com mais defesas difíceis e, em casa, costuma levar poucos gols. Cícero (C$ 15.20) também é ótima aposta alvinegra para o meio de campo.
Na TV: Premiere FC, com Henrique Guidi e Müller.
Arbitragem: Felipe Gomes da Silva (RJ), com Bruno Boschilia (PR) e Ivan Carlos Bohn (PR).
Você sabia que... o histórico de duelos entre Santos e Bahia no Brasileirão é muito parelho? Em 29 jogos, são 11 vitórias para cada lado e sete empates.

FLUMINENSE x NÁUTICO
Guia da rodada 34 - Fluminense x Náutico (Foto: Editoria de Arte) 
QUINTA, 21H - MARACANÃ
O pior aconteceu. Nove rodadas sem vitórias, culminadas com a derrota para o Corinthians, levaram o Fluminense para a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Vanderlei Luxemburgo foi demitido, e Dorival Júnior, que viveu realidade parecida no Vasco, é o substituto. O Tricolor precisa de recuperação imediata, e o jogo desta quinta-feira parece ideal: contra o Náutico, disparado o pior time do campeonato. Para se ter uma ideia, no período em que o Fluminense ficou sem vencer, o Timbu ficou sequer sem empatar. São nove derrotas consecutivas. No primeiro treinamento no comando tricolor, Dorival fez mudanças na equipe, com a entrada de Marcos Júnior no ataque e de Digão como volante. O Náutico deve jogar no esquema 3-5-2 novamente, mas corre o risco de ficar sem o atacante Maikon Leite, que se machucou.
Cartola FC: com o Timbu rebaixado e desinteressado, a aposta em jogadores do Flu, que luta para sair do Z-4, é quase uma obrigação. O técnico Dorival Júnior (C$ 11.51) fará a sua estreia no comando e deve contar com Rafael Sobis (C$ 22.13) no seu ataque. O goleiro Diego Cavalieri (C$ 16.64) também precisa segurar as pontas lá atrás para evitar qualquer surpresa inesperada.
Na TV: Premiere FC, com Julio Oliveira e Edinho.
Arbitragem: Marcos André Gomes da Penha (ES), com Katiuscia Berger Mendonça (ES) e Ramires Santos Cândido (ES).
Você sabia que... o Fluminense venceu o Náutico no primeiro turno? Foi em 17 de agosto, na Arena Perbambuco, por 1 a 0, gol de Samuel.

ATLÉTICO-MG x INTER
Guia da rodada 34 - Atlético-Mg x Internacional (Foto: Editoria de Arte)QUINTA, 21H - INDEPENDÊNCIA
O Inter tinha motivos para ficar um bocado preocupado até a rodada passada. Mas encontrou o alívio ao vencer o Botafogo por 2 a 1 em Caxias do Sul. Com 45 pontos, está praticamente livre dos riscos de rebaixamento, mas também tem chances mínimas de conseguir uma vaga na Libertadores - seria uma revolução matemática. Com isso, o time colorado vai mais leve a campo no Independência para tentar pelo menos fechar o Brasileiro com uma campanha mais digna de um time que chegou a ser considerado candidato ao título. A leveza também é uma marca do Atlético-MG, mas para ele ao longo de todo o campeonato, não apenas agora. Com vaga certa na Libertadores do ano que vem, o Galo treina para o Mundial de dezembro, no Marrocos. E treina bem. Em casa, especialmente, é quase imbatível, com 11 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. Os visitantes não terão o lateral-direito Ednei e podem ficar sem o atacante Scocco também.
Cartola FC: pelos lados do Galo, o atacante Fernandinho (C$ 9.73) raramente decepciona quem confia em seu potencial no Cartola FC e, curiosamente, o fundamento de pontuação positiva em que ele mais se destaca são as faltas sofridas. Rápido, ele é normalmente caçado pelos adversários e vai somando pontos. Pelo lado colorado, o meia D'Alessandro (C$ 19.07) precisa estar bem para que os gaúchos consigam a vitória fora de casa. O argentino só precisa ter cuidado com os cartões para não ter um excesso de descontos na pontuação.
Na TV: SporTV (menos MG) e Premiere FC, com Rogério Corrêa e Bob Faria.
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ), com Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ).
Você sabia que... o Atlético-MG venceu o Inter apenas uma vez desde que o Brasileirão começou a ser disputado em pontos corridos? Foram 19 partidas desde 2003, com dez triunfos colorados e oio empates. A única vitória do Galo foi no ano passado, por 3 a 1, no Independência.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/11/guia-da-rodada-34-g-4-encontra-z-4-em-noite-de-possivel-titulo.html

Nenhum comentário: