quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Zanetti se diz 'tranquilo', mas técnico cobra CT e eventos no Brasil até 2016

Após revolta com condições no início do ano, ginasta brasileiro afirma que investimento aumentou antes do Mundial: 'Acho que não dá para reclamar'

Por São Caetano do Sul, SP

Se em outros tempos a revolta o fez pensar até mesmo em sair do país, algumas mudanças deixaram Arthur Zanetti mais sereno. “Aquilo foi um equívoco”, admite. Após o ouro em Londres, no ano passado, o ginasta pediu um maior investimento rumo aos Jogos do Rio, em 2016. Com novos patrocinadores e apoios, viu sua situação melhorar até a conquista do título nas argolas no Mundial da Antuérpia. Agora, ele diz, as reclamações ficaram para trás.

- Para mim, não (há do que reclamar). Estou tranquilo, consigo viver bem, tenho uma estrutura boa. Acho que, agora, não dá para reclamar. Essa parte de estrutura já passou. O momento agora é de curtir medalha, que não é só minha, é de todos os meus amigos. Essa parte, de treinar fora do Brasil, foi um equívoco. Eu só queria estrutura. A estrutura veio e eu continuei treinando. Trabalhei a parte psicológica, o físico.


Arthur Zanetti Ginástica artística  (Foto: João Gabriel Rodrigues) 
Arthur Zanetti mostra medalha conquistada no Mundial da Antuérpia (Foto:
 João Gabriel Rodrigues)
 
Zanetti, porém, admite ser um caso à parte. Ao seu lado na equipe brasileira, nomes como Sergio Sasaki e Diego Hypolito sofrem com a falta de clube e local para treinar. O ginasta lamenta não poder ajudar.

- Isso é complicado mesmo. Tem grandes eventos no Brasil e ainda não temos ginásio para alguns atletas, em outros sempre falta alguma coisa. E isso é ruim mesmo porque acaba diminuindo a qualidade técnica da ginástica de uma maneira geral. Eu não posso fazer nada, só posso treinar. Quem tem de fazer isso é a prefeitura, o COB, a confederação. Nossa parte, como atleta, é treinar. Os outros órgãos que têm de se responsabilizar por aparelhagem. E eu sei que estão providenciando para todos os outros ginásios.


Ginásio ginástica São Caetano (Foto: João Gabriel Rodrigues) 
Antigo Centro de Treinamento de São Caetano
está abandonado (Foto: João Gabriel Rodrigues)
 
O técnico de Zanetti, Marcos Goto, não está satisfeito. O treinador ressalta as melhoras desde os jogos de Londres – “mudou bastante coisa”, ele diz. Mas, rumo a 2016, cobra do Ministério do Esporte o Centro de Treinamento prometido, em parceria com a prefeitura de São Caetano. O projeto prevê a construção na área do antigo ginásio, localizado a alguns quarteirões do atual e que se encontra abandonado.

- O que eu mais estou precisando agora é que o Ministério faça a sua parte. A prefeitura já nos ajudou, outros parceiros ajudaram. Temos a ajuda de fora. Falta o Ministério fazer sua parte. Está só no papel. Preciso que saia. Não adianta nada o país fazer um centro de treinamento no segundo semestre de 2015. Grande coisa! Vou fazer o que com o Arthur em seis meses? Em janeiro de 2015, tem de estar pronto. Você tem um ano só para ajustar, fazer limpeza de elemento. Não dá para esperar a boa vontade política do país. Em 2016, pode ter certeza que vão cobrar.

Goto também ressalta a importância de o país sediar grandes eventos antes dos Jogos de 2016.  Para o treinador, os ginastas precisam se acostumar à pressão da torcida dentro de casa.

- É inevitável que se façam grandes eventos. Com um ginásio lotado, os atletas não vão aguentar a pressão. Por enquanto, não tem nada. Temos de preparar os atletas, não só a ginástica. A pressão vai ser gigantesca. Aí, chega na hora, e dizem que o atleta amarela.  O esporte olímpico está se arrastando em termos de estrutura. O trabalho maior é dos treinadores. Eles têm feito a diferença.

Zanetti concorda com o treinador. O ginasta lembra das etapas de Copa do Mundo disputadas no país, entre 2004 e 2006, para pedir um maior número de eventos no Brasil.

- Eu gostaria muito de ter uma copa do mundo aqui no Brasil. Tivemos em 2004, 2005 e 2006. E não tivemos mais. É uma Copa que lota o ginásio. Seria muito bom para a ginástica. Naquela época, só fiquei na expectativa. Evento-teste (para Rio 2016) vai ter, tem que ter. Mas não pode ser só isso.

Arthur Zanetti Ginástica artística  (Foto: João Gabriel Rodrigues) 
Arthur Zanetti dá entrevista após conquista do ouro Mundial (Foto:
João Gabriel Rodrigues)
 
FONTE:
 

Nenhum comentário: