quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Fanning e Slater tropeçam, e Filipe Toledo vai direto à 3ª fase em Portugal

Brasileiros Adriano de Souza, o Mineirinho, Miguel Pupo, Alejo Muniz e Raoni Monteiro vão para a repescagem nos Supertubos, em Portugal

Por Peniche, Portugal

Líder do Circuito Mundial de Surfe e o único que pode garantir o título da temporada 2013 em Portugal, o australiano Mick Fanning (12.60) foi atropelado pelo compatriota Matt Wilkinson, dono das melhores notas do dia (9.77 e 7.60), nesta quarta-feira, na etapa de Peniche, com ondas de um metro. Vice-líder, o americano Kelly Slater (9.60) também tropeçou na estreia diante do australiano Jacob Wilcox, que venceu a triagem e levou as pontuações de 8.00 e 5.07. Com os resultados, Slater e Fanning foram para a repescagem. O único brasileiro a avançar direto para a terceira fase nos Supertubos foi o paulista Filipe Toledo (11.30), que decolou em um belo aéreo de backside, superando Adriano de Souza (9.83), o Mineirinho, e o americano Damien Hobgood (10.50).

Além de Mineirinho, outros brasileiros que foram para a repescagem são Gabriel Medina, Miguel Pupo, Alejo Muniz e Raoni Monteiro. A competição continua nesta quinta-feira, com chamada marcada para as 11h45m (de Brasília).

- Não houve muitas ondas hoje. Na água, está sendo difícil avaliar o tamanho e a velocidade das ondas, ao contrário de quem está olhando a disputa da praia. Acredito que a corrida pelo título está entre três surfistas. Mick (Fanning) tem sido o mais consistente ao longo do ano, de evento em evento, e tem pontos suficientes para ganhar se nós não corrermos atrás. Acho muito difícil ele ficar em quinto ou pior, isso não aconteceu em toda a temporada, mas acredito que eu e o Parko (Joel Parkinson) podemos mostrar um bom surfe para tentar superá-lo - avaliou Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial, em entrevista ao site oficial do evento.

surfe filipe toledo wct de Peniche (Foto: ASP/ Kirstin) 
Filipe Toledo avançou à terceira fase da etapa de Peniche ao bater Mineirinho e Hobgood (Foto:
ASP/ Kirstin)
 
Em um confronto marcado por notas baixas, Gabriel Medina, vice-campeão da última etapa, em Hossegor, na França, foi batido pelo australiano Kai Otton, o único a conseguir uma pontuação mais expressiva na disputa: 8.00, somando 11.40 (8.00 e 3.40). Com 5.63 (3.23 e 2.40), o brasileiro ficou em segundo, seguido pelo americano Patrick Gudauskas, com 5.43 (3.33 e 2.10).
Raoni (6.53) foi surpreendido pelo atual campeão mundial, o australiano Joel Parkinson (11.50), que também foi melhor do que o americano Brett Simpson (4.93), em terceiro.
 
 Alejo Muniz surfe Portugal em Peniche (Foto: EFE) 
Alejo Muniz foi bem, mas perdeu para Josh Kerr em
uma disputa equilibrada em Portugal (Foto: EFE)
 
Por uma diferença de apenas 0.27, Alejo Muniz, com 12.10 (6.40 e 5.70), perdeu para o australiano Josh Kerr, que somou 12.37 (6.50 e 5.87), em uma disputa acirrada. Quem levou a pior na bateria foi o francês Jeremy Flores (7.16).

Outra batalha foi travada por Miguel Pupo, que liderou o duelo contra John John Florence, mas acabou levando a virada no fim. O havaiano somou 13.66 (7.83 e 5.83), enquanto o brasileiro ficou com 13.24 (7.17 e 6.07). O americano CJ Hobgood veio atrás, com um placar magro: 2.37.

Saiba como fica a briga pelo título do WCT 2013:

Se Fanning vencer a etapa de Peniche:
- Slater precisa ficar pelo menos na terceira posição para levar o título na decisão do Havaí
- Smith, Burrow e Parkinson estarão fora da disputa


Se Fanning for finalista no evento:

- Slater precisa terminar em nono ou em uma posição melhor para brigar pelo título no Havaí

- Smith terá que vencer a etapa de Peniche para levar a decisão para o Havaí
- Burrow e Parkinson estarão fora da disputa

Se Fanning ficar em terceiro em Portugal:

- Slater precisa terminar em nono ou em uma posição melhor para levar a decisão para o Havaí
- Smith, Burrow e Parkinson terão que vencer o evento para levar a decisão para o Havaí

Se Fanning terminar em quinto ou pior nos Supertubos de Peniche:

- Título do Circuito Mundial de Surfe será definido no Havaí, já que mesmo se terminar em 25º em Portugal, Slater terá chances de levar a coroa no tracicional Pipeline Masters

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/noticia/2013/10/mick-fanning-e-slater-caem-e-filipe-toledo-avanca-na-etapa-de-peniche.html

Nenhum comentário: