terça-feira, 8 de outubro de 2013

Pacotão: rodada#26 tem defesa à la Gordon Banks e sarrafo de Juninho

Renan, do Goiás, lembra goleiro que barrou Pelé na Copa de 70, Reizinho dá entrada violenta em Paulinho, do Fla, e Alex Telles leva selo de golaço

Por Rio de Janeiro

Amaral e Juninho Pernambucano Flamengo x Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco) 
Juninho briga pela bola: meia deu entrada violenta em Paulinho (Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco)
 
Pouca gente viu um dos lances mais espetaculares da 26ª rodada. No Serra Dourada, apenas 5.704 pagantes prestigiaram o empate em 1 a 1 entre Goiás e Criciúma. Pior para quem não foi ao estádio, que viveu uma noite de retorno ao passado. Gordon Banks, goleiro inglês que ficou marcado por uma defesa memorável em cabeçada de Pelé, na vitória brasileira por 1 a 0 na Copa de 70, foi "homenageado" por Renan, que defende as cores do Goiás. O lance incrível começou na direita. O lateral Sueliton olhou para a área e cruzou na medida para Wellington Paulista, que testou como manda o figurino: firme e para baixo. Mas Renan teve reflexo de sobra. Ele saltou alto para evitar o gol certo. E melhor: no rebote, ainda se levantou a tempo de espalmar o chute do atacante do Tigre. É o golaço de um goleiro. Uma defesa não tão histórica quanto a de Banks, num jogo com menos pompa que o de uma Copa do Mundo, mas que tem selo mais do que garantido no Pacotão.

Se o público que acompanhou o milagre de Renan foi reduzido, o exato oposto se aplica ao clássico Flamengo x Vasco, que contou com 34.597 pagantes. Todos eles viram da arquibancada o meia Juninho Pernambucano, do Vasco, fazer algo que não condiz com sua postura habitual. Aos 26 do primeiro tempo, Paulinho, do Fla, carregava a bola no meio-campo. Juninho veio dar o combate, mas esqueceu completamente da bola. A entrada foi violenta, direto na perna esquerda de Paulinho. Quem não viu muito bem a agressão foi o juiz Ricardo Marques Ribeiro, que aplicou somente o cartão amarelo. Pega leve, Juninho!

Além destes dois lances incomuns, a rodada teve um golaço de Alex Telles, e o zagueiro Dória dando uma de ator no jogo entre Botafogo e Grêmio. Nas estatísticas, destaque para os meias de criação, como o caçado D’Alessandro, que sofreu nove faltas, e Paulo Henrique Ganso, dono da mesma quantidade de passes errados. Os selos de mico, drible e erro da rodada você também encontra abaixo!

pacotao_rodada_26 (Foto: Infoesporte)

 

header defesa (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Aqui, com o vídeo ao lado, é mais fácil explicar o feito de Renan. Após cruzamento preciso de Sueliton e cabeçada ainda mais certeira de Wellington Paulista, o goleiro teve muito trabalho para fazer a defesa, pois teve que avaliar a altura da cabeçada, que quicou no chão, antes de saltar. De quebra, ainda teve que se recuperar para evitar o gol no rebote. Gordon Banks deve ter se sentido honrado com a homenagem mesmo 43 anos depois. Menção honrosa não pode deixar de ser feita à defesa de Fábio em chute de Hugo, no jogo Náutico x Cruzeiro, na Arena Pernambuco.

header golaço (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Além de decisivo, uma obra-prima. Só assim para definir o que fez Alex Telles, fundamental na vitória do Grêmio por 1 a 0 sobre o Botafogo. A jogada começou com Riveros, que avançou até a linha de fundo pela esquerda. O volante parou, esperou a movimentação e tocou na medida. Alex Telles teve liberdade para dominar, contar com o quique da bola, e soltar uma bomba de trivela, sem nenhum chance para o goleiro Jefferson. A bola morreu no ângulo. Que beleza!

header sarrafo (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Qual era a necessidade? É a grande pergunta que deve ser feita a Juninho Pernambucano. O meia, longe de ser dos mais violentos, cometeu uma falta desclassificante no meio-campo, num lance que não levava qualquer perigo à meta vascaína. Quem se deu mal foi o rubro-negro Paulinho, que levou entrada na perna esquerda e ficou se contorcendo no chão. O árbitro puniu Juninho com o amarelo. Mas o vermelho estaria longe de ser exagero.

header ator pacotao (Foto: infoesporte)

O ator da rodada vem de um lance que, inicialmente, concorria entre os de sarrafo. Mas, com um olhar mais atento a outro aspecto da jogada, entrou neste quesito. Que Kleber, do Grêmio, foi expulso por levantar demais o pé e acertar Dória, ninguém discute. Mas e a reação do zagueiro do Botafogo após o lance? Inicialmente, ele cai, aparentemente sentindo muitas dores. Porém, assim que percebe o cartão vermelho na mão do juiz, se levanta como se nada tivesse acontecido. Que encenação, Dória!


header erro (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

O erro da rodada é clamoroso e vem do mesmo jogo da defesa do goleiro Renan. Roni, do Goiás, partiu para cima da marcação pela esquerda e passou para William Matheus. O lateral percebeu a passagem do meia-atacante e devolveu. Roni, que devia estar pensando em chutar ou cruzar para o meio da área, foi derrubado por Serginho, do Criciúma, que visou apenas às suas pernas. O jogador alviverde, obviamente, caiu. O juizão interpretou como simulação, prejudicando o Esmeraldino.


header mico (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Borges passou em branco na goleada do Cruzeiro sobre o lanterna Náutico. E isso não seria nada alarmante. Quer dizer, não seria se o camisa 9 não tivesse, além disso, furado uma bola dentro da área de maneira bisonha. Éverton Ribeiro iniciou a jogada na intermediária, Borges recebeu, girou para cima da marcação e, na hora de se consagrar... Que furada! Para piorar, ele ainda caiu no chão. Sorte da Raposa que, desta vez, não precisou dos gols do artilheiro.

header drible (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Tudo bem que o Santos perdeu por 3 a 0 para a Portuguesa no Canindé, mas um lance pode servir de alento aos olhos dos santistas que não gostaram da atuação do time. O meia Cícero deu um lindo drible em Bergson na saída de bola, deixando o atacante na saudade. A caneta não vale gol, muito menos três pontos, mas é digna de selo com toda certeza.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/10/pacotao-rodada26-tem-defesa-la-gordon-banks-e-sarrafo-de-juninho.html

Nenhum comentário: