terça-feira, 8 de outubro de 2013

Nadal crê que Federer estará no ATP Finals e revela ainda sentir o joelho

Espanhol, porém, tranquiliza fãs e afirma que dores não prejudicam seu jogo

Por Xangai, China

Rafael Nadal e Roger Federer já proporcionaram grandes duelos, mas atualmente cada um vive situações distintas na temporada. Enquanto o espanhol vive uma das melhores temporadas da carreira, o suíço amarga uma das piores. Tanto que o ex-número 1 do mundo está na sétima e penúltima colocação da zona de classificação para o ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas do ano, em novembro, em Londres. Apesar da má fase do atual 7º do ranking, o Touro Miúra crê 100% que o rival de 32 anos vai garantir vaga no torneio.

Rafael Nadal Roger Federer tênis Indian Wells (Foto: Reuters)Nadal confia na classificação de Federer para o ATP Finals (Foto: Reuters)
 
- Ele vai sim, ele vai se classificar. Tenho certeza disso. Não haverá problema com ele. Mesmo que ele não tenha muitos pontos de vantagem, sinto que ele sempre jogou bem nessa parte final da temporada. Ele gosta de jogar nesses torneios. Ele sempre teve resultados positivos. Eu realmente sinto que ele vai conseguir. É um grande jogador e tenho certeza de que ele estará lá e brigando pelo título - afirmou Nadal, que foi o primeiro tenista a se classificar para a competição.
Hexacampeão do ATP Finals, Federer já somou 3.055 pontos em 2013 e está 85 à frente do compatriota Stanislas Wawrinka, último da zona de classificação. Na cola do número 8 do mundo está o francês Richard Gasquet, com 20 pontos a menos que o suíço de 28 anos. Porém, o 10º do ranking já ajudou o ex-líder do ranking. Ele caiu na estreia do Masters 1.000 de Xangai nesta terça-feira, perdendo para o canadense Vasek Pospisil por 6/3 e 6/4.

Joelho incomoda, mas não tanto
Apesar dos sete meses fora do circuito por causa da recuperação da lesão crônica no joelho esquerdo, Nadal conseguiu em oito meses alcançar o topo do ranking mundial. Durante todo o primeiro semestre, o espanhol jogou com uma proteção na região. A espécie de atadura só parou de fazer parte do uniforme dele a partir de Montreal, em agosto. Diante dos resultados expressivos (13 finais em 14 torneios disputados; 10 títulos; quatro derrotas; e 26 vitórias consecutivas na quadra dura), parecia que o joelho já não era mais problema para o Miúra. Não é bem assim.

Rafael Nadal, ATP de Pequim - AP (Foto: AP)Nadal já não joga mais com a proteção no joelho
esquerdo, frequente até Wimbledon (Foto: AP)
 
- O joelho não está 100%. Mas a impressão é muito boa porque, mesmo quando sinto dor durante vários dias, ela não limita meus movimentos. Isso é o mais importante. Estou jogando sem limitações. Estou livre quando jogo. Mesmo quando tenho dor, sou capaz de controlá-la. No passado eu não era capaz disso, então não conseguia jogar. Mas gostaria de melhorar um pouco - disse o espanhol, que continua na China após o vice-campeonato do ATP 500 de Pequim para a disputa do Masters 1.000 de Xangai.

Nadal estreia nesta quarta-feira em Xangai. Ele enfrenta o ucraniano Alexandr Dolgopolov. O dia tem também as estreias do sérvio Novak Djokovic, contra o espanhol Marcel Granollers, e de Federer, contra o italiano Andreas Seppi. O SporTV2 transmite o evento ao vivo, a partir das 3h (horário de Brasília).

Nenhum comentário: