Fim de semana tem acidente impressionante na Indy, azar de Castroneves, pódios brasileiros, homenagem a Loeb e campanha contra câncer de mama
A rodada deste fim de semana no mundo da velocidade foi de apreensão na
América do Norte. Principalmente por conta do terrível acidente sofrido
por Dario Franchitti na última volta da prova de domingo da Fórmula
Indy em Houston. Um choque com dinâmica muito semelhante ao que matou
Dan Wheldon em 2011. Felizmente, o tetracampeão sofreu apenas lesões
leves. Com duas corridas, a visita da Indy ao circuito de rua também
marcou a troca de liderança no campeonato, que saiu das mãos de Hélio
Castroneves e passou ao neozelandês Scott Dixon. Menos mal para os
brasileiros que Tony Kanaan saiu do circuito com ótimas notícias para a
próxima temporada.
Enquanto as pistas da Nascar e da Indy eram invadidas por carros com a
cor rosa, em alusão à campanha mundial de combate ao câncer de mama, os
brasileiros mostraram seu valor com pódios e vitórias. Rafael Suzuki e
Luiz Razia fizeram dobradinha no GT Open em Monza; Nicolas Costa subiu
ao pódio duas vezes na Pro Mazda em Houston; e dois dos pilotos que
defenderam a bandeira brasileira na etapa de Sarno do Mundial de Kart
ficaram entre os dez primeiros. Longe do asfalto, o mundo do rali teve
um fim de semana de festa. Na França, o piloto local Sebastién Ogier
faturou seu primeiro título no WRC, na mesma etapa em que seu xará Loeb,
maior competidor da modalidade em todos os tempos, se despediu do
Mundial de Rali. Com uma capotagem e tanto, diga-se de passagem. No
WRC2, Robert Kubica brilhou mais uma vez e mostrou que sua habilidade
nas trilhas está cada vez mais apurada.
Franchitti bate forte na Indy
O maior susto do fim de semana foi, sem dúvida, o assustador acidente sofrido por Dario Franchitti no GP de Houston de Fórmula Indy deste domingo. Na última volta da prova 2 (a etapa foi em sistema de rodada dupla), o tricampeão das 500 milhas de Indianápolis e tetracampeão da categoria bateu na traseira do japonês Takuma Sato, que mudou repentinamente sua trajetória. O carro número 10 literalmente voou, se chocando contra o alambrado, que foi destruído. O escocês sofreu uma concussão cerebral, fraturou duas vértebras e o tornozelo direito. Ele foi atendido na pista, colocado na ambulância de maca e levado ao hospital mais próximo.
Nesta segunda, Dario foi submetido a uma cirurgia no tornozelo
quebrado. O escocês de 40 anos seguirá no hospital nos próximos dias
para se recuperar, mas não será necessário fazer uma nova operação. Em
data ainda não definida, ele será transferido do Memorial Hermann Texas
Medical Center para Indianápolis, onde passará por exames de
reavaliação. Na batida, 13 espectadores foram atingidos por pedaços dos
carros envolvidos no acidente e sofreram ferimentos leves. Dois foram
hospitalizados, e receberam a visita dos pilotos Tony Kanaan e Scott Dixon.
Scott Dixon vira o jogo
A sorte realmente acompanhou os pilotos da Ganassi em Houston. Enquanto Dario saiu sem grandes lesões do pavoroso acidente na volta final da corrida de domingo, Scott Dixon deu um passo importantíssimo para conquistar seu terceiro título na categoria. No sábado, o neozelandês liderou a prova com tranqüilidade após superar Takuma Sato, e venceu sem ser ameaçado pela suíça Simona de Silvestro e pelo britânico Justin Wilson, que completaram o pódio. No domingo, o vencedor foi Will Power, companheiro de Hélio Castroneves, deixando Dixon em segundo. O canadense James Hinchcliffe ficou com o terceiro lugar.
Dixon havia chegado a esta etapa 49 pontos atrás de Hélio Castroneves,
mas fechou o fim de semana na liderança da tabela, 25 pontos à frente. A
maré positiva do piloto do carro 9, que terminou em segundo lugar na
prova 2, no domingo, deu uma nova cara à reta final do campeonato, que
termina no próximo dia 19 de outubro, no oval de Fontana.
Helinho tem fim de semana de azar
Escoltado pela sorte ao longo de praticamente toda a temporada, Hélio Castroneves teve um fim de semana para ser esquecido em Houston. Nas duas provas da rodada, o piloto da Penske teve problemas na caixa de câmbio de seu carro. Na segunda corrida, o problema foi ainda mais cruel, já que Helinho liderava a prova. Mesmo com a tentativa da equipe de ajustar o problema, o seu retorno à pista só ocorreu 37 voltas depois. Com a 18ª posição no sábado e a 23ª no domingo, o brasileiro perdeu a liderança do campeonato e agora precisa vencer a corrida que encerra o campeonato, torcendo para Dixon não passar da sétima posição.
Kanaan é anunciado na Ganassi
Mesmo tendo problemas de freios na prova 1 e sofrendo um acidente na prova 2, Tony Kanaan saiu de Houston com bons motivos para comemorar. Isso porque a indefinição de seu futuro na Fórmula Indy chegou ao fim. Vencedor das 500 Milhas de Indianápolis deste ano, em maio, o piloto brasileiro assinou com a Ganassi, equipe mais vitoriosa da categoria na última década. O baiano de 38 anos, que correu as três últimas temporadas pela KV, será companheiro dos pilotos Dario Franchitti, Scott Dixon e Charlie Kimball na próxima temporada. Campeão de 2004, Kanaan chegou a negociar com times da Nascar e Stock Car antes de assinar com a nova equipe para 2014.
A despedida do mito Loeb
O Rali da França, disputado neste fim de semana na região da Alsácia, selou o fim de uma era para o WRC. A antepenúltima etapa da temporada 2013 ficará marcada como a derradeira participação de Sebastièn Loeb em uma etapa do Mundial. O francês, nove vezes campeão do mundo, passará a se dedicar integralmente às competições em pistas de asfalto em 2014. Para homenagear o piloto, considerado por muitos o maior de todos os tempos na modalidade, a equipe Citroën preparou uma pintura especial no modelo DS3, estampando os recordes conquistados pelo competidor de 39 anos ao longo de sua carreira.
O carro foi decorado com referências aos seus nove títulos
consecutivos, além dos 116 pódios, 896 especiais vencidas e 78 vitórias
em 167 corridas. Um incrível aproveitamento de 46,7%. Na carenagem ainda
havia alusões aos 1.619 pontos conquistados no WRC. Mas a prova que
marcava a despedida de Sebastièn Loeb do Mundial de Rali terminou de
forma bem diferente do que o francês esperava. Brigando pela vitória na
etapa disputada em seu país, a lenda do WRC capotou seu Citroën em um trecho de alta velocidade
e teve que abandonar durante a 15ª especial. Loeb, lamentou o episódio,
dizendo que só a vitória interessava, uma vez que ele não estava
disputando o campeonato.
Título de Ogier no WRC
Sem Loeb nas trilhas, o caminho ficou aberto para seu compatriota e xará Sebastièn Ogier, que conquistou por antecipação seu primeiro título no Mundial de Rali. O francês, que tem como navegador Julien Ingrassia, compete há oito temporadas no WRC, e sempre esteve à sombra do multicampeão, de quem foi companheiro de equipe por muito tempo. Isso motivou sua saída do time de fábrica da Citroën, mudando-se para a VW, que retornou à elite do rali neste ano. Uma marca alemã não faturava um título mundial desde a Audi, em 1984.
Kubica vence outra no WRC 2
O polonês Robert Kubica mostrou que está mesmo adaptado ao mundo off road. O competidor, que deixou a Fórmula 1 após sofrer um grave acidente em uma prova de rali no início de 2011, venceu mais uma etapa do WRC2, espécie de segunda divisão do Mundial. Com o triunfo na França, Kubica ficou muito próximo do título, que o credenciaria para uma temporada completa na categoria principal. O polonês também é cotado para disputar algumas etapas do WTCC em 2014, como companheiro e Sebastiàn Loeb e Yvan Muller.
Pódios para Nicolas Costa nos EUA
Correndo na preliminar da Fórmula Indy em Houston, Nicolas Costa mais uma vez brilhou em sua curta careira no automobilismo norte-americano. O carioca foi ao pódio nas duas provas da rodada deste fim de semana da Pro Mazda, sendo o terceiro colocado no sábado e o segundo colocado no domingo. Nicolas participou apenas de oito corridas das 16 que compunham o campeonato, devido ao redirecionamento de sua carreira, que estava voltada às pistas da Europa até o ano passado. Mesmo assim, impressionou a todos com sua rápida adaptação ao novo equipamento.
Rafael Suzuki e Luiz Razia fazem dobradinha no GT Open
Os brasileiros Luiz Razia e Rafael Suzuki brilharam na rodada dupla do GT Open em Monza, na Itália. Na corrida de sábado, eles levaram os carros McLaren GT3 aos dois primeiros lugares na classe GTS no circuito italiano, com vitória para a dupla Rafael Suzuki / Giorgio Pantano. O resultado deixou o brasileiro e o italiano em boas condições de disputar o título, faltado três rodadas para o final. Razia e seu parceiro Chris van der Drift, da Holanda, ficaram em situação mais difícil, principalmente devido a um furo de pneu na prova de domingo, quando Suzuki e Pantano terminaram em sétimo lugar.
Brasileiros se destacam no Mundial de Kart
Os pilotos brasileiros deram trabalho aos rivais na rodada de Sarno (ITA) do Mundial de Kart, que conta com 82 participantes de todo o planeta. O paulista Giuliano Raucci foi o principal destaque, vencendo uma das baterias denominadas pré-final, o que lhe garantiu o direito de largara em segundo na prova decisiva. Tocado ainda na primeira curva, Giuliano caiu para 11º, e estava em quinto quando sofreu novo toque e desceu para a sétima posição.
Gabriel Sereia, do Mato Grosso, também de destacou nos treinos, mas
largou em 24º, fazendo uma corrida agressiva para terminar em nono
lugar. O paranaense Felipe Drugovich e o mineiro Sérgio Sette Câmara não
se classificaram para a bateria final. Quem venceu esta etapa foi o
italiano Lorenzo Pulcini, numa dobradinha italiana com Alessio Lorandi. O
russo Robert Shwartzmann fechou o pódio. A decisão do Mundial de Kart,
categoria KF Júnior, será no dia 20 de novembro, no Bahrein.
Outubro Rosa na Nascar e na Indy
As duas principais categorias norte-americanas entraram no clima do “Outubro Rosa”, uma campanha mundial para combate e conscientização sobre o câncer de mama. Na Nascar, a americana Danica Patrick trocou o tom predominantemente verde de seu carro, adotando o rosa também em seu macacão. No entanto, ela não teve sorte e acabou perdendo muitas voltas após uma rodada no oval do Kansas. No ano passado, Danica já fez parte da campanha, que teve a participação de pilotos de todo o mundo.
Já na Indy, coube ao canadense James Hinchcliffe a missão de levar o rosa às pistas. E o novo tom deu sorte, já que ele subiu ao pódio na segunda corrida da rodada dupla de Houston. Outras ações em diferentes categorias estão planejadas para as próximas semanas.
Parabéns para Sabrina Paiuta
A motociclista Sabrina Paiuta, única brasileira a competir no European Junior Cup, um torneio que faz as preliminares do Mundial de Superbike, ganhou um presente personalizado ao comemorar seus 19 anos. Na pista francesa de Magny Cours, a competidora paulista foi presenteada com um bolo de aniversário e soprou velinhas ao lado de sua moto, devidamente decorada para a ocasião.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/noticia/2013/10/giro-do-motor-outubro-rosa-susto-na-indy-e-despedida-de-lenda-do-rali.html
Etapa de Houston da Fórmula Indy foi marcada pelo acidente de Dario Franchitti (Foto: Reprodução)
Franchitti bate forte na Indy
O maior susto do fim de semana foi, sem dúvida, o assustador acidente sofrido por Dario Franchitti no GP de Houston de Fórmula Indy deste domingo. Na última volta da prova 2 (a etapa foi em sistema de rodada dupla), o tricampeão das 500 milhas de Indianápolis e tetracampeão da categoria bateu na traseira do japonês Takuma Sato, que mudou repentinamente sua trajetória. O carro número 10 literalmente voou, se chocando contra o alambrado, que foi destruído. O escocês sofreu uma concussão cerebral, fraturou duas vértebras e o tornozelo direito. Ele foi atendido na pista, colocado na ambulância de maca e levado ao hospital mais próximo.
Dario Franchitti recebe atendimento após o forte acidente em Houston pela Fórmula Indy (Foto: AP)
Scott Dixon vira o jogo
A sorte realmente acompanhou os pilotos da Ganassi em Houston. Enquanto Dario saiu sem grandes lesões do pavoroso acidente na volta final da corrida de domingo, Scott Dixon deu um passo importantíssimo para conquistar seu terceiro título na categoria. No sábado, o neozelandês liderou a prova com tranqüilidade após superar Takuma Sato, e venceu sem ser ameaçado pela suíça Simona de Silvestro e pelo britânico Justin Wilson, que completaram o pódio. No domingo, o vencedor foi Will Power, companheiro de Hélio Castroneves, deixando Dixon em segundo. O canadense James Hinchcliffe ficou com o terceiro lugar.
Bicampeão, Scott Dixon comemora mais uma vitória na Fórmula Indy (Foto: AP)
Helinho tem fim de semana de azar
Escoltado pela sorte ao longo de praticamente toda a temporada, Hélio Castroneves teve um fim de semana para ser esquecido em Houston. Nas duas provas da rodada, o piloto da Penske teve problemas na caixa de câmbio de seu carro. Na segunda corrida, o problema foi ainda mais cruel, já que Helinho liderava a prova. Mesmo com a tentativa da equipe de ajustar o problema, o seu retorno à pista só ocorreu 37 voltas depois. Com a 18ª posição no sábado e a 23ª no domingo, o brasileiro perdeu a liderança do campeonato e agora precisa vencer a corrida que encerra o campeonato, torcendo para Dixon não passar da sétima posição.
Helio Castroneves recebe atendimento dos mecânicos da Penske (Foto: Chris Owens/IndyCar)
Tony Kanaan ao lado de Chip Ganassi durante o anúncio da contratação (Foto: Divulgação)
Mesmo tendo problemas de freios na prova 1 e sofrendo um acidente na prova 2, Tony Kanaan saiu de Houston com bons motivos para comemorar. Isso porque a indefinição de seu futuro na Fórmula Indy chegou ao fim. Vencedor das 500 Milhas de Indianápolis deste ano, em maio, o piloto brasileiro assinou com a Ganassi, equipe mais vitoriosa da categoria na última década. O baiano de 38 anos, que correu as três últimas temporadas pela KV, será companheiro dos pilotos Dario Franchitti, Scott Dixon e Charlie Kimball na próxima temporada. Campeão de 2004, Kanaan chegou a negociar com times da Nascar e Stock Car antes de assinar com a nova equipe para 2014.
O Rali da França, disputado neste fim de semana na região da Alsácia, selou o fim de uma era para o WRC. A antepenúltima etapa da temporada 2013 ficará marcada como a derradeira participação de Sebastièn Loeb em uma etapa do Mundial. O francês, nove vezes campeão do mundo, passará a se dedicar integralmente às competições em pistas de asfalto em 2014. Para homenagear o piloto, considerado por muitos o maior de todos os tempos na modalidade, a equipe Citroën preparou uma pintura especial no modelo DS3, estampando os recordes conquistados pelo competidor de 39 anos ao longo de sua carreira.
Loeb ganhou homenagem da equipe em sua despedida do Mundial de Rali (Foto: Agência Getty Images)
Francês decepcionou o público local ao capotar na Alsácia (Foto: Divulgação WRC)
Sem Loeb nas trilhas, o caminho ficou aberto para seu compatriota e xará Sebastièn Ogier, que conquistou por antecipação seu primeiro título no Mundial de Rali. O francês, que tem como navegador Julien Ingrassia, compete há oito temporadas no WRC, e sempre esteve à sombra do multicampeão, de quem foi companheiro de equipe por muito tempo. Isso motivou sua saída do time de fábrica da Citroën, mudando-se para a VW, que retornou à elite do rali neste ano. Uma marca alemã não faturava um título mundial desde a Audi, em 1984.
Sebastien Ogier se sagrou campeão do Mundial de Rali pela primeira vez (Foto: Divulgação)
Kubica vence outra no WRC 2
O polonês Robert Kubica mostrou que está mesmo adaptado ao mundo off road. O competidor, que deixou a Fórmula 1 após sofrer um grave acidente em uma prova de rali no início de 2011, venceu mais uma etapa do WRC2, espécie de segunda divisão do Mundial. Com o triunfo na França, Kubica ficou muito próximo do título, que o credenciaria para uma temporada completa na categoria principal. O polonês também é cotado para disputar algumas etapas do WTCC em 2014, como companheiro e Sebastiàn Loeb e Yvan Muller.
Com seu navegador, Kubica comemora a vitória na etapa da França do WRC2 (Foto: Divulgação WRC)
Correndo na preliminar da Fórmula Indy em Houston, Nicolas Costa mais uma vez brilhou em sua curta careira no automobilismo norte-americano. O carioca foi ao pódio nas duas provas da rodada deste fim de semana da Pro Mazda, sendo o terceiro colocado no sábado e o segundo colocado no domingo. Nicolas participou apenas de oito corridas das 16 que compunham o campeonato, devido ao redirecionamento de sua carreira, que estava voltada às pistas da Europa até o ano passado. Mesmo assim, impressionou a todos com sua rápida adaptação ao novo equipamento.
Luiz Razia e Rafael Suzuki com seus companheirosno pódio de Monza (Foto: Speedy Foto / divulgação)
Os brasileiros Luiz Razia e Rafael Suzuki brilharam na rodada dupla do GT Open em Monza, na Itália. Na corrida de sábado, eles levaram os carros McLaren GT3 aos dois primeiros lugares na classe GTS no circuito italiano, com vitória para a dupla Rafael Suzuki / Giorgio Pantano. O resultado deixou o brasileiro e o italiano em boas condições de disputar o título, faltado três rodadas para o final. Razia e seu parceiro Chris van der Drift, da Holanda, ficaram em situação mais difícil, principalmente devido a um furo de pneu na prova de domingo, quando Suzuki e Pantano terminaram em sétimo lugar.
Com 31 inscritos, o GT Open teve vitória brasileira com o carro 65 em Monza (Foto: Speedy Foto / divulgação)
Os pilotos brasileiros deram trabalho aos rivais na rodada de Sarno (ITA) do Mundial de Kart, que conta com 82 participantes de todo o planeta. O paulista Giuliano Raucci foi o principal destaque, vencendo uma das baterias denominadas pré-final, o que lhe garantiu o direito de largara em segundo na prova decisiva. Tocado ainda na primeira curva, Giuliano caiu para 11º, e estava em quinto quando sofreu novo toque e desceu para a sétima posição.
Giuliano Raucci puxa sua fila na largada do Mundial de kart em Sarno, Itália (Foto: Divulgação KSP)
Danica Patrick, da Nascar, aderiu mais uma vez ao Outubro Rosa (Foto: Agência Getty Images)
As duas principais categorias norte-americanas entraram no clima do “Outubro Rosa”, uma campanha mundial para combate e conscientização sobre o câncer de mama. Na Nascar, a americana Danica Patrick trocou o tom predominantemente verde de seu carro, adotando o rosa também em seu macacão. No entanto, ela não teve sorte e acabou perdendo muitas voltas após uma rodada no oval do Kansas. No ano passado, Danica já fez parte da campanha, que teve a participação de pilotos de todo o mundo.
Já na Indy, coube ao canadense James Hinchcliffe a missão de levar o rosa às pistas. E o novo tom deu sorte, já que ele subiu ao pódio na segunda corrida da rodada dupla de Houston. Outras ações em diferentes categorias estão planejadas para as próximas semanas.
James Hichcliffe, da Indy, correu em Houston propagando o Outubro Rosa (Foto: Agência Getty Images)
A motociclista Sabrina Paiuta, única brasileira a competir no European Junior Cup, um torneio que faz as preliminares do Mundial de Superbike, ganhou um presente personalizado ao comemorar seus 19 anos. Na pista francesa de Magny Cours, a competidora paulista foi presenteada com um bolo de aniversário e soprou velinhas ao lado de sua moto, devidamente decorada para a ocasião.
Festa pelo aniversário de Sabrina Paiuta no European Junior Cup na França (Foto: Reprodução Instagram)
.FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/noticia/2013/10/giro-do-motor-outubro-rosa-susto-na-indy-e-despedida-de-lenda-do-rali.html
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