terça-feira, 22 de outubro de 2013

Murilo acelera a recuperação e luta para voltar a ser o melhor do mundo

Cinco meses após cirurgia no ombro direito, ponteiro surpreende na volta aos treinos e mira retorno às quadras para mês do nascimento de 1º filho

Por São Paulo

Era tudo o que Murilo mais queria, mas, junto à liberação, veio o medo. Quando ouviu de seu médico que poderia voltar a subir à rede para atacar, o ponteiro do Sesi-SP festejou mais um passo na recuperação de uma cirurgia no ombro direito, mas também temeu. E se não fosse a hora? E se seus músculos, quase sem ação há meses, não suportassem o impacto com a bola? A preocupação, porém, caiu por terra logo no primeiro salto. Ao soltar o braço no treino, mesmo sem ritmo, Murilo sentiu alívio. Hoje, semanas depois, a evolução é nítida. A dor pontual não se compara à que o atrapalhava em quadra desde 2011. Com a expectativa de voltar aos jogos já em dezembro, tem o ânimo de quem está recomeçando. E o sonho de, quem sabe, ser o mesmo jogador que carregava o título de melhor do mundo em seu auge.

Murilo tem tido dias intensos. No complexo do Sesi-SP na Vila Leopoldina, se divide entre treinos, academia e fisioterapia. Fora a preparação para ser pai pela primeira vez – Arthur, seu filho com Jaqueline, nascerá também em dezembro. O ponteiro não reclama. Pelo contrário. Empolgado com a evolução de sua recuperação, o jogador por vezes precisa ser freado pelo técnico Marcos Pacheco, preocupado com um possível excesso. Murilo admite que a expectativa do retorno tem acelerado seus passos.

murilo volei mosaico (Foto: João Gabriel Rodrigues)
- Ainda não estou como eu gostaria, mas a evolução está muito boa. Já estou até atacando. Era uma coisa que eu estava bastante ansioso e receoso também. Queria ver como o corpo iria reagir. Mas estou indo muito bem.  A minha vontade é muito grande. Não de ser o melhor do mundo de novo, mas de voltar ao nível que eu joguei nos últimos quatro anos. A lesão realmente me atrapalhou muito nos últimos anos, principalmente nos treinamentos. Eu conseguia jogar, a adrenalina ajudava, mas infelizmente não conseguia treinar. E isso me atrapalhou bastante. E agora espero recuperar esse ritmo de treino. É treinando bem que conseguimos jogar bem. A confiança vem toda do treinamento, do trabalho.  As coisas vão voltar dentro do jogo - diz.

A falta de ritmo cobra o peso nos treinos. Murilo tem encarado uma dura sequência de exercícios. Depois de uma série onde saca, recepciona e ataca oito vezes seguidas, o ponteiro mostra o cansaço junto à linha de fundo da quadra. Com as mãos nos joelhos e a expressão de desgaste, o jogador recupera o fôlego para começar de novo.  A dor também incomoda. Mas, com a lembrança de quem sofreu muito mais nos anos anteriores, Murilo minimiza o incômodo.

murilo volei   (Foto: João Gabriel Rodrigues) 
Murilo leva a mão ao ombro direito depois de série
de exercícios (Foto: João Gabriel Rodrigues)
 
- É uma dor mais da cirurgia. Não é mais do tendão que estava machucado. É uma dor que vai me acompanhar durante um bom tempo. O médico já falou que, sei lá, por nove ou 12 meses, é provável que eu ainda sinta esse desconforto. Porque foi mexido na estrutura. O tendão já não está mais no lugar que deveria ser. Ele está na cabeça do úmero, é uma coisa que o corpo ainda está se acostumando. Tenho de me adaptar a isso. Um pouquinho de dor, se for perguntar, todo mundo tem, suporta durante o jogo, durante a folga. Em casa, joelho e coluna, tudo isso incomoda. Já estamos acostumados. Mas eu quero voltar a jogar, com um pouco de dor ou não. Quero desempenhar o meu melhor.

A dor é explicável. Na cirurgia, parte do tendão do ombro direito de Murilo foi retirada. Inflamado, causava dores a cada movimento de ataque do jogador. Assim, a ponta do tendão foi fixada no úmero, alterando a formação natural da região. Fabiano Knoll, fisioterapeuta de Murilo, explica que as dores são normais, mas que não preocupam.

- Se eu pudesse usar um termo, seria surpreendente (a recuperação). Ele fez a cirurgia no dia 3 de maio, está muito bem. Acredito que está um mês, um mês e meio adiantado. Tem um pouco de desconforto, mas dentro do programado. Acreditamos que em dezembro já esteja à disposição. São vários fatores, dedicação, cirurgia, a recuperação inicial e o empenho do atleta, de fazer as coisas que ele estava limitado. Ele colocou na cabeça essa meta de voltar a ser o melhor do mundo.

info lesão SLAP (Foto: arte esporte) 
A lesão de Murilo (foto: arte esporte)
 
Murilo vence o cansaço com disposição. Para voltar logo à quadra, tem aparecido na Vila Leopoldina até mesmo nas folgas. O próprio jogador reconhece que, às vezes, exagera na vontade. Mas, inquieto, só pensa em ganhar alguns dias.

- As coisas vão acontecendo e você quer mais. Dizem: “Você pode dar cinco ataques”. E por que não dez? E isso é o trabalho deles, tem de ter uma quebra, um dia de descanso na semana. Pacheco e toda a equipe médica estão trabalhando nisso. Quarta foi a minha folga. Deu meu almoço, estava em casa no sofá e não aguentei, vim malhar um pouco. Talvez eu ganhe alguns dias. E é isso. É uma motivação para mim. Só tenho de tomar cuidado para não exagerar. Minha vontade já era poder treinar com os caras, mas ainda não posso. Estou caminhando para isso e daqui a pouco vou estar de volta.

murilo volei   (Foto: João Gabriel Rodrigues) 
Murilo conversa com Serginho durante treino do
Sesi-SP (Foto: João Gabriel Rodrigues)
 
O esforço do ponteiro tem impressionado a comissão técnica. Marcos Pacheco chegou ao Sesi-SP nesta temporada, no lugar de Giovane. Quando se apresentou ao clube, Murilo ainda não havia renovado seu contrato com a equipe. Ao acompanhar o início da recuperação do jogador, o técnico se surpreendeu.

- Surpreende muito. Teríamos ele para janeiro, fevereiro. E hoje trabalhamos com uma data menor. Ele está fazendo todos os exercícios, mas com uma intensidade menor. Eu acredito que, no início de dezembro já esteja em condição de participar do jogo, talvez de uma forma não tão intensa no ataque, no bloqueio. Mas acredito que já esteja em condições. Ele tem de recuperar a força, a intensidade. Tem exercício até que ele fica preocupado, todos nós ficamos. Uma bola com velocidade maior, que venha mais atrás. Tem de ter bom senso e muito cuidado nessa hora – disse o treinador.

A vontade de adiantar etapas na recuperação também encontra razão na chegada de Arthur. Na cabeça de Murilo, seria um fim de ano perfeito: unir o nascimento de seu primeiro filho ao retorno às quadras. E, se os dois eventos coincidirem com a mesma data, o ponteiro dará um jeito de se dividir ao meio.

- Eu nem olhei a tabela. A partir do dia 17 ele já pode chegar. Agora que você falou, vou ter que olhar a tabela, não dá para marcar no dia do jogo. Mas se estiver jogando, vou dar um jeito. Nem que tenha que assistir de manhã e jogar à noite, ou marcar outro dia, não vai ter problema nenhum. Lógico que o nascimento do meu filho é único, é o primeiro. Jogo, temos quase toda semana. Mas esse momento é especial. Voltar a jogar é muito importante para mim. Mas, se coincidir, vou pedir para o Pacheco para assistir o parto – brincou o ponteiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/10/murilo-acelera-recuperacao-e-luta-para-voltar-ser-o-melhor-do-mundo.html

Nenhum comentário: