segunda-feira, 2 de setembro de 2013

'Gigante', Maria Portela é decisiva na disputa por equipes: 'Sei que posso'

Sem medalha no individual, gaúcha se reinventa, vence duas medalhistas da competição e salva o Brasil na estreia e nas semis da disputa por equipes

Por Rio de Janeiro

A tão esperada medalha não veio para Maria Portela na competição individual. Na disputa dos médios (70kg), a gaúcha acabou no 7° lugar, perdendo na repescagem a chance de brigar ao menos pelo bronze. Mas a baixinha não desistiu. Com uma gana impressionante e mesmo com o olho esquerdo roxo, a gaúcha voltou ao tatame neste domingo e foi fundamental para a prata conquistada pelo Brasil na disputa por equipes do feminino. Por duas oportunidades, quando a seleção perdia e podia ser derrotada, a judoca venceu duas medalhistas da competição individual e manteve as meninas vivas na disputa.

Na estreia, contra a Alemanha, Portela bateu por ippon a medalha de prata Laura Vargas Koch. Antes, Ketleyn havia perdido para Martyna Trajdos por ippon. Depois, nas semifinais, a gaúcha venceu a medalha de bronze no individual Seongyeon Kim, da Coreia do Sul. No pódio, ela afirmou que tem condições de repetir o desempenho sozinha.

- Eu acho que as coisas acontecem quando tem que acontecer. Hoje ganhei da vice-campeã, da medalha de bronze também. Sei que posso. Mas não era para ser ainda. Vou continuar trabalhando, treinando, com esse espírito e vontade de vencer sempre, e tenho certeza que a minha hora vai chegar. Não foi aqui, mas ela vai chegar.

Mundial de Judô Rio de janeiro Equipes (Foto: Marcio Rodrigues / MPIX / Fotocom) 
Maria Portela vibra com vitória do Brasil no torneio por equipes (Foto: Marcio Rodrigues / MPIX / Fotocom)
 
A cada vitória, Portela batia no peito, vibrava. Comemoração muito parecida com o seu estilo ao lutar, aguerrido e vibrante. Ela garante que a adrenalina é a culpada, e que faz isso também para motivar as parceiras de seleção.

- Sempre vou colocar meu gigante para fora. Sou pequena, mas elas sentem a pressão ali. Vou com tudo para cima. Procuro estudá-las, trabalhar bastante, e jogo tudo para cima delas. E sei que elas não aguentam - finalizou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/judo/noticia/2013/09/gigante-maria-portela-e-decisiva-na-disputa-por-equipes-sei-que-posso.html

Nenhum comentário: