segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Djokovic aplica 'pneu' e massacra português para chegar às oitavas

Sérvio sofre uma quebra, mas perde apenas quatro games na vitória sobre João Sousa. Hewitt pode chegar às quartas de um Slam após quatro anos

Por Nova York

Novak Djokovic e João Souza nunca tinham se enfrentado, e era melhor para o português que não houvesse uma primeira vez. No duelo inédito no circuito, o número 1 do mundo arrasou o 95º do ranking, neste domingo, pela terceira rodada do US Open, em Flushing Meadows, Nova York. Com uma superioridade imensa em quadra, o sérvio venceu em sets diretos e com direito a "pneu" no primeiro set: 6/0, 6/2 e 6/2. Agora Nole terá pela frente o espanhol Marcel Granollers, que eliminou Tim Smyczkek, o último representante americano no torneio de simples, por 3 sets a 2 (6/4, 4/6, 0/6, 6/3 e 7/5).

novak djokovic us open (Foto: AFP) 
Djokovic perdeu apenas quatro games na partida contra João Sousa (Foto: AFP)
 
Djokovic teve tanto controle da partida que sequer teve que enfrentar break points de João Sousa. O português logo foi fuzilado no primeiro set, perdendo a parcial de zero. Mas ele teve a oportunidade de garantir o game de honra. No sexto game, depois de conseguir um ace e chegar ao game point, errou duas vezes (uma delas "espirrando" a raquete) e acabou perdendo a parcial.
Passado o massacre, João Sousa conquistou seu primeiro game no jogo logo no primeiro de serviço no segundo set. Não foi fácil, já que esse game levou 10 minutos para acabar e contou com lances emocionantes. Em dois pontos muito aplaudidos pelo público, o português contra-atacou com maestria uma deixadinha de Djokovic; e depois correu atrás de um belo lob do sérvio, devolveu, mas dessa vez viu o adversário pontuar no voleio.

Na sequência da partida, João Sousa só confirmaria uma vez mais o serviço, mas a partida teria algumas surpresas. O roteiro do primeiro set quase se repetiu. Com 5/0 atrás, o português acabou ganhando um game depois de uma falha do sérvio. Djokovic então relaxou um pouco, e o 95º do ranking chegou a ter um duplo break point na sequência. Nole arriscou uma deixadinha e teve o saque quebrado. Depois da graça feita, o número 1 do mundo resolveu jogar sério e pontuou quatro vezes consecutivas para sacramentar a vitória.

MOSAICO - US OPEN sétimo dia (Foto: Agência Reuters)
Hewitt avança e busca fim de jejum

Campeão do US Open em 2001, Lleyton Hewitt está voando em Nova York. Depois de passar pelo argentino Juan Martín del Potro, atual 6º do ranking, o ex-número 1 do mundo superou neste domingo o russo Evgeny Donskoy. Com a vitória por 6/3, 7/6(5), 3/6 e 6/1, o australiano conseguiu um feito que não alcança desde o ano passado, quando chegara pela última vez às oitavas de final de um Grand Slam (Aberto da Austrália de 2012). Agora o tenista de 32 anos vai tentar se classificar para as quartas de final de um dos quatro torneios mais importantes do circuito, o que não acontece desde Wimbledon de 2009.

Queda de Radwanska e dia negro para os americanos
Número 4 do mundo, Agnieszka Radwanska foi eliminada nas oitavas de final. Atual campeã de duplas mistas (ao lado do brasileiro Bruno Soares) do US Open, a russa Ekaterina Makarova levou a melhor sobre a polonesa por duplo 6/4. Agora a principal candidade a fazer uma eventual semifinal com Serena Williams é a chinesa Na Li, próxima adversária da russa.

No masculino, as oitavas de final não terão a presença de tenistas americanos. É a primeira vez que isso acontece na história do US Open, disputado desde 1881. John Isner, Jack Sock e Tim Smyczek foram os tenistas que chegaram mais longe, eliminados na terceira rodada respectivamente para Philipp Kohlschreiber, Janko Tipsarevic e Marcel Granollers.

Marcelo Melo vence de virada nas duplas mistas
O torneio de duplas masculinas não teve a participação de brasileiros neste domingo. Melhores duplistas da atualidade, os irmãos americanos Bob e Mike Bryan venceram novamente em Nova York. Dessa vez as vítimas foram os canadenses Daniel Nestor e Vasek Pospisil, que foram eliminados pelas parciais de 6(1)/7, 7/5 e 6/2.

Marcelo Melo foi o único brasileiro a entrar em quadra, mas em duelo válido pelas oitavas de final das duplas mistas. Ele e a americana Liezel Hubel venceram de virada a tenista da casa Raquel Kops-Jones e o filipino Treat Huey, pelas parciais de 4/6, 7/6(4) e 10/5. No caminho da parceria agora estão a americana Abigail Spears e o mexicano Santiago Gonzalez.

O SporTV2 transmite ao vivo todos os dias do US Open, a partir das 12h (horário de Brasília).

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2013/09/djokovic-aplica-pneu-e-atropela-portugues-para-chegar-oitavas.html
 

Nenhum comentário: