sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Quarentão, Emanuel tem 2016 como meta principal: ‘Quero muito jogar’

Campeão olímpico e dono de uma trajetória repleta de títulos e conquistas, jogador paranaense quer acrescentar medalha do Rio 2016 no currículo

Por Recife

Aos 40 anos, Emanuel é dono de uma das trajetórias mais vitoriosas do esporte brasileiro. Ao lado de Ricardo, o curitibano conquistou medalhas olímpicas de ouro e bronze, em Atenas 2004 e Pequim 2008, respectivamente. Com Alison, foi prata em Londres 2012, após uma disputa acirradíssima contra os alemães Brink e Reckermann. O currículo do veterano ainda tem um tricampeonato mundial (1999, 2003 e 2011) e dois ouros pan-americanos, no Rio 2007 e em Guadalajara 2011. O jogador garante que tem fôlego para muito mais e está decidido a brigar por uma vaga para disputar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

- Confesso que penso em 2016. Eu quero muito estar nas Olimpíadas. Eu sou um homem que planeja muito, então acho que essa trajetória já começa desde agora, com a nova temporada do Circuito Brasileiro. Vou cumprindo meus objetivos muito calmamente. Primeiro, bato as minhas metas a curto prazo para então trilhar o caminho a longo prazo, que é jogar no Rio 2016 - disse o campeão olímpico.

vôlei de praia Emanuel (Foto: Tulio Moreira) 
Aos 40 anos, Emanuel tem como meta disputar os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016 (Foto: Túlio Moreira)


Para Emanuel, a prata em Londres 2012 não teve sabor de derrota. Pelo contrário. O jogador lembra com carinho do ciclo olímpico iniciado quatro anos antes, quando estabeleceu a parceria com Alison e acumulou conquistas importantes, como o título mundial de 2011, após derrotar a dupla formada pelo ex-companheiro Ricardo e por Márcio na final de Roma, e a medalha de ouro no Pan de Guadalajara, no mesmo ano. O paranaense acredita que o pódio do ano passado fechou com sucesso o último ciclo olímpico.

- Quando comecei a jogar com o Alison nosso objetivo sempre foi chegar bem em Londres. E nos três anos que jogamos juntos, nós acumulamos muitos resultados relevantes, incluindo a prata nas Olimpíadas. Então, se eu analisar tudo o que conquistamos, posso dizer que fiquei muito satisfeito com o saldo final. O projeto todo, do início ao fim, foi um grande sucesso. E você chegar a final olímpica, perder no último set, no último ponto, por 16 a 14, significa que realmente estava em condições de brigar pelo ouro. Por isso, minha satisfação é plena, principalmente por tudo o que eu construí com o Alison. Ele se projetou no cenário internacional e tem grandes chances de ser um campeão olímpico no futuro, então fiquei muito feliz - avaliou o jogador.

  •  
vôlei de praia Ricardo e Emanuel (Foto: Getty Images) 
Ricardo e Emanuel com e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004(Foto:Getty Images)
 
Na final olímpica de Londres 2012, Alison e Emanuel estiveram bem perto de vencer o terceiro set e subir no lugar mais alto do pódio. A dupla brasileira manteve viva a esperança da medalha de ouro até o último segundo, em uma das disputas mais emocionantes dos Jogos, mas acabou perdendo a parcial decisiva pelo apertado placar de 16 a 14. Logo após o resultado, Emanuel já ressaltava a satisfação com a campanha, comemorando o fato de 15 mil pessoas terem assistido à partida dos brasileiros contra os alemães Brink e Reckermann.

Novamente ao lado de Alison para disputar a temporada 2013/2014 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, Emanuel tenta chegar ao nono título da principal competição nacional da modalidade. O paranaense é o único atleta a ter participado de todas as edições. No Circuito Mundial, onde não vive uma boa fase, o campeão olímpico terá o “calouro” Evandro, de 23 anos, como parceiro na penúltima etapa do ano, que será disputada em Pequim, na China, em outubro.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2013/08/quarentao-emanuel-tem-2016-como-meta-principal-quero-muito-jogar.html

Nenhum comentário: