sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Embaladas no Mundial, Talita e Taiana querem repetir sucesso em casa

Com cinco vitórias em oito etapas no Circuito Mundial, dupla formada no início do ano quer manter a boa forma na disputa da competição nacional

Por Recife

Talita e Taiana vôlei de praia (Foto: Tulio Moreira) 
Talita e Taiana mostram entrosamento no Circuito Mundial (Foto: Tulio Moreira)
 
À primeira vista, a campanha excepcional de Talita e Taiana no Circuito Mundial, com cinco vitórias em oito etapas, poderia sugerir que as duas são parceiras de longa data. Mas a dupla, formada no início do ano, ainda soa como novidade nas areias brasileiras. Embaladas pelo resultado expressivo conquistado fora do país, elas se preparam para disputar a temporada 2013/2014 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia confiantes de que o entrosamento recente veio para ficar.

- O meu objetivo é cumprir o ciclo olímpico até 2016 ao lado da Taiana. A gente amadureceu bastante depois da dificuldade inicial, e tivemos que aprender muito uma com a outra. Estamos mais próximas de entrar nessa sintonia ideal, mas ainda precisamos passar por muitas experiências. O Circuito Brasileiro é muito competitivo, onde todo mundo se conhece, então são realidades diferentes. A gente vai aproveitar o que já passou para continuar sempre evoluindo e ter chance de brigar por mais esse título - disse a alagoana Talita, de 31 anos.

Talita e Taiana estrearam a parceria na etapa de Fortaleza (CE) da temporada 2012/2013 do Circuito Brasileiro, em janeiro, e ficaram em quinto lugar. Na etapa seguinte, em João Pessoa (PB), subiram ao pódio pela primeira vez, na terceira posição. Mas o embalo só veio mesmo com a chegada do Circuito Mundial, que teve vitória da dupla brasileira já no primeiro Grand Slam, em maio, na China. De lá para cá, as duas subiram no lugar mais alto do pódio outras quatro vezes, e lideram com folga o ranking internacional.

- A gente se juntou no começo do ano, e aí já veio o Circuito Brasileiro. Não tivemos tempo de nos conhecer assim, logo de cara. Sabíamos que iríamos sofrer algumas derrotas no início, e essa dificuldade foi muito importante. As derrotas foram fundamentais para chegarmos ao entrosamento que temos hoje. Nós deixamos o orgulho de lado, conversamos sobre o que estava acontecendo, dissemos uma para a outra o que estava errado, e depois que absorvemos tudo, as vitórias começaram a aparecer, e em seguida os títulos do Circuito Mundial - avaliou a cearense Taiana, de 29 anos.

Taiana vôlei de praia (Foto: Tulio Moreira) 
Taiana aposta no sucesso da parceria no Circuito Brasileiro (Foto: Tulio Moreira)
 
Para Talita, a parceria com Taiana tem potencial para se consolidar até os Jogos Olímpicos de 2016. A jogadora, que disputou Londres 2012 ao lado de Maria Elisa, não se sente ameaçada pelo novo sistema de seleções implementado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), que prevê trocas constantes entre as duplas.

Vôlei de Praia Talita Recife (Foto: CBV) 
Talita bloqueia o ataque rival no Recife (Foto: CBV)
 
- Atualmente, falam muito que as parcerias podem ser alteradas a qualquer momento, mas eu não penso nisso. Meu foco está no nosso time, e eu acredito que a nossa dupla é muito boa. Em nenhum momento, eu me imagino em um lugar diferente do que estou agora. Na minha opinião, a Taiana é a melhor jogadora que existe no Brasil neste momento, e eu quero continuar disputando as competições ao lado dela - frisou Talita.

Com Maria Elisa, Talita conquistou o título do Circuito Brasileiro em 2009. Agora, ao lado de Taiana, tentará destronar as atuais campeãs, Ágatha e Bárbara Seixas. No primeiro desafio desta temporada, a duplas se saiu bem e derrotou Vivian e Andrezza por 2 sets a 0, com parciais de 21/12 e 21/11.

Confira aqui o calendário completo do torneio.


* O repórter viaja a convite da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV)

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2013/08/embaladas-no-mundial-talita-e-taiana-querem-repetir-sucesso-em-casa.html

Nenhum comentário: