Gaúcha ganha sua terceira medalha em mundiais, a quarta do país no Rio; Maria Portela, que tinha chance de brigar pelo pódio, perde na repescagem
Essa é a terceira medalha de Mayra em Mundiais. A judoca de Porto Alegre já havia conquistado a prata em Tóquio 2010, e o bronze em Paris 2011. No currículo, também carrega um ouro, uma prata e dois bronzes em mundiais da categoria júnior, além do terceiro lugar nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado. Foi a quarta medalha do Brasil neste Mundial, todas conquistadas por mulheres. Antes, Rafaela Silva (ouro), Érika Miranda (prata) e Sarah Menezes (bronze) já tinham subido ao pódio.
- Dor, não tem como não sentir nesse esporte. A gente convive com isso. Mas é a superação. A gente treina assim. Tem de esquecer. Esquece e vai para cima. Tem de lutar, não adianta. Quando perdi, fiquei nervosa, abatida, mas tinha muita gente me motivando, e deu certo. A gente amarrou a mão, fez o que deu para fazer, e na hora, com muita adrenalina, o que conta é a cabeça, que tem que estar preparada para a competição. Passou um filme na minha cabeça. Aconteceu tanta coisa, e pensei: não saio daqui sem uma medalha. Esse bronze vai valer ouro, e foi isso que fiz.
Mayra Aguiar comemora a medalha de bronze no Mundial do Rio de Janeiro (Foto: Agência Reuters)
Maria Portela também lutou por um lugar na disputa pelo bronze, mas ficou pelo caminho. Na repescagem do peso médio (70kg), a gaúcha não conseguiu superar a francesa Lucie Decosse, campeã olímpica em Londres e tricampeã mundial, e se despediu da competição com o sétimo lugar. A medalha de ouro ficou com a colombiana Yuri Alvear ao derrotar a alemã Laura Vargas Koch na decisão.
saiba mais
O Mundial do Rio continua neste sábado com mais quatro brasileiros na
disputa. No peso meio-pesado (100kg), Renan Nunes e o campeão mundial em
2007 Luciano Correa entram no tatame. Já no pesado, o país tem dois
líderes do ranking internacional. Maria Suelen Altheman representa o
Brasil no feminino (+78kg), e Rafael Silva, no masculino (+100kg).O SporTV transmite as lutas ao vivo, com exclusividade, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.
O caminho até o pódio
Mayra Aguiar derrota ucraniana para disputar o bronze (Foto: Marcio Rodrigues / MPIX / Fotocom)
Na segunda luta, contra a holandesa Marhinde Verkerk, Mayra começou bem, mas diminuiu o ritmo na reta final da luta, aparentando cansaço. Com duas punições, contra uma da holandesa, a brasileira vinha perdendo o duelo e acabou se abrindo demais, deixando uma brecha para ser finalizada pela rival, desistindo da luta.
Na repescagem, Mayra encontrou uma rival dura, que buscava surpreender logo no início. A brasileira, porém, acalmou a luta, e as adversárias passaram a se estudar. Mas, com pouco mais de três minutos, a líder do ranking levou Viktoriia Turks ao chão. Depois de imobilizar a ucraniana, Mayra selou sua vaga para a disputa do bronze (clique para assistir à íntegra da luta).
Na decisão do bronze, Mayra foi agressiva desde o início. Sem dar chances à rival canadense, a brasileira sempre procurou o ataque. Roberge logo somou três punições, contra uma da gaúcha. Caso a canadense fosse advertida mais uma vez, seria desclassificada, e a medalha estaria garantida. Mayra, porém, não quis contar com a sorte. Levou à rival ao chão e garantiu o pódio com um ippon.
Portela fica longe do pódio
Com o apoio da torcida gaúcha no Maracanãzinho, Maria Portela encarou a sul-coreana Ye-Sul Hwang por uma vaga na semifinal. A brasileira teve dificuldades, já que a rival era bem mais alta. Portela levou uma punição e ainda sofreu um yuko, tendo que se contentar com a repescagem.
Em seu caminho na luta pelo bronze, ninguém menos que a francesa Lucie Decosse, judoca campeã olímpica e tricampeã mundial que se aposenta neste Mundial do Rio, aos 32 anos. O combate durou quase nove minutos. Depois dos cinco minutos regulares, as duas atletas somavam duas punições cada uma. No golden score, muito equilíbrio, mas o cansaço falou mais alto. Após mais quatro minutos de combate e mais uma punição para cada lado, a francesa aproveitou um momento de descuido da brasileira e conseguiu um belo ippon. Portela termina sua participação no Mundial com o 7° lugar.
Maria Portela saiu do tatame com um inchaço no olho (Foto: Thierry Gozzer)
Eduardo Santos cai na estreia
Classificação meio-pesado feminino (78kg)
1° Kyong Sol (PRK)
2° Marhinde Verkerk (HOL)
3° Mayra Aguiar (BRA)
3° Audrey Tcheumeo (FRA)
Classificação médio feminino (70kg)
1° Yuri Alvear (COL)
2° Laura Vargas Koch (ALE)
3° Seongyeon Kim (COR)
3° Kim Polling (HOL)
Classificação médio masculino (90kg)
1° Asley Gonzalez (CUB)
2° Varlam Liparteliani (GEO)
3° Kirill Desinov (RUS)
3° Ilias Iliadis (GRE)
FONTE
http://globoesporte.globo.com/judo/noticia/2013/08/mayra-se-impoe-vence-canadense-por-ippon-e-e-bronze-no-mundial-do-rio.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário