quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Presidente do STJD prevê denúncias contra Corinthians e Vasco até 5ª

Em entrevista ao 'Arena', Flavio Zveiter diz que procuradoria deve apresentar queixas contra os clubes pela brigas no estádio Mané Garrincha

Por São Paulo

O intervalo de Vasco e Corinthians, no último domingo, foi marcado pela briga entre torcedores no Mané Garrincha, em Brasília, pela 16ª rodada do Brasileirão. Membros de torcidas organizadas do Timão aproveitaram o fato de o estádio não contar com divisórias e invadiram o setor destinado aos vascaínos, gerando um conflito. Em entrevista por telefone ao ''Arena SporTV'', o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Flávio Zveiter, afirmou que os clubes devem denunciados até a próxima quinta-feira, correndo o risco de perda de mandos de campo e multa. (assista ao vídeo)

- Eu tomei conhecimento que a procuradoria vai apresentar uma denúncia para ambos os clubes até quinta-feira. A partir da chegada dessa denúncia ao tribunal, os clubes serão notificados e o julgamento vai se dar com a maior prioridade possível - disse.

Atualmente, a legislação brasileira proíbe a perda de pontos no campeonato por conflitos entre torcedores. Em caso de torcedores envolvidos em brigas e invasões nos estádios, as punições cabíveis são multa e, dependendo do caso, a perda do mando de campo.

- O que o STJD pode fazer num caso como esse é denunciar o clube pela atitude dos seus torcedores. O estatuto prevê que a equipe pode sofrer uma multa de R$ 100 a R$ 100 mil e, dependendo da gravidade do caso, perder de mando de campo e isso também para equipes visitantes. Em caso de extrema gravidade, a equipe pode ter que jogar com portões fechados - disse.

Leandro Silva de Oliveira torcida corinthians briga estádio mané garrincha (Foto: Ed Ferreira / Agência Estado) 
Briga no estádio Mané Garrincha pode gerar punição aos clubes. (Foto: Ed Ferreira / Agência Estado)
 
Após a realização das denúncias os clubes poderão apresentar seus argumentos para evitar possíveis punições.

- O clube que tem o torcedor ou uma torcida envolvida com qualquer tipo de tumulto ou invasão de campo, pode sofrer com essas penas - confirmou.

Do outro lado, para os torcedores baderneiros, são previstas punições pelo estatuto do torcedor como descrito no no artigo 41. Veja abaixo.

estatuto do torcedor - artigo 41
  • Promover tumulto, praticar ou incitar a violência, ou invadir local restrito aos competidores em eventos esportivos: Pena  de reclusão de um a dois anos e multa.

    Segundo parágrafo: O juiz deverá converter a pena de reclusão em pena impeditiva de compadecimento às proximidades do estádio, bem como a qualquer local em que se realize evento esportivo, pelo prazo de três anos, de acordo com a gravidade da conduta.
Na partida de domingo passado, a Polícia Militar teve trabalho para mandar os corintianos de volta ao local onde estavam posicionados no estádio - havia poucos agentes no local. O Ministério Público também se comprometeu a analisar as imagens e pedir punição aos torcedores envolvidos na confusão.

Torcedor protege criança durante briga no estádio Mané Garrincha (Foto: Reprodução/SporTV)
 
FONTE:

Nenhum comentário: