segunda-feira, 1 de julho de 2013

Djokovic freia reação de Tommy Haas e avança às quartas em Wimbledon

Sérvio faz 3 sets a 0, parciais de 6/1, 6/4 e 7/6(4), e conquista
primeira vitória sobre o alemão na grama e a sexta no circuito

Por SporTV.com Londres
 

Na partida mais esperada do dia em Wimbledon, Novak Djokovic mostrou por que está no topo do tênis mundial. Em um fim de tarde de segunda-feira ensolarado na capital britânica, o sérvio superou por 3 sets a 0 - parciais de 6/1, 6/4 e 7/6 - o alemão Tommy Haas, número 13 do ranking mundial. Após deslanchar no início da partida, Djoko lutou para frear a reação do rival.

Consistente, o sérvio não cedeu nenhum set e chegou às quartas de final em um Grand Slam pela 17ª vez seguida. O próximo adversário do líder do ranking é o tcheco Tomas Berdych, que derrotou o australiano Bernard Tomic por 3 a 1.

Agressivo, Djokovic começou a partida quebrando o serviço de Haas, que cometeu uma sequência de erros não-forçados - foram oito, enquanto Novak teve apenas três. Inspirado, o sérvio aplicou quatro aces contra dois do alemão e usou um leque de jogadas, como boas paralelas e oito winners, surpreendendo o rival. Após ver o número um do mundo abrir 4 a 0 no primeiro set, Haas ainda esboçou uma reação, confirmou o seu serviço, mas acabou sucumbindo à pressão e viu Djokovic vencer a parcial por 6 a 1, com tranquilidade.

Novak Djokovic tênis contra Tommy Haas em Wimbledon (Foto: AFP)Djokovic vibra muito com a vitória sobre Haas, que lhe rendeu a vaga nas quartas de Wimbledon (Foto: AFP)
 
Se o público assistiu a um passeio do sérvio no início da partida, o mesmo não se repetiu no segundo set, marcado pelo equilíbrio. Haas se recuperou em quadra e, pela primeira vez, quebrou o serviço do adversário, assumindo a frente no placar: 3 a 2. Dkokovic devolveu a quebra no oitavo game, após quatro breakpoints. O alemão resistiu, fez jogo duro e colocou o rival para correr, conseguindo chegar à igualdade após um intenso e disputado rali. Apesar do esforço, o número 1 do mundo foi implacável e virou o jogo 5 a 4. Na sequência, o sérvio acertou uma boa cruzada no contra-ataque para fechar a parcial em 6 a 4.

Confortável em quadra, o sérvio pôde arriscar nos saques e conseguiu pontuar em 85% das oportunidades no primeiro serviço, cometendo apenas um erro não-forçado e aplicando nove winners, contra quatro do alemão. Djokovic não teve dificuldades para abrir 5 a 2 no terceiro set, aproveitando-se dos erros de recepção do adversário, que acertou apenas 20%. Sem se deixar abater, Haas confirmou o seu serviço e partiu para o tudo ou nada. O esforço valeu a pena. Após disputados ralis, Djoko acabou jogando a bola para fora e viu o adversário devolver a quebra: 5 a 4. Quando tudo parecia perdido, o alemão deu a volta por cima, fez 5 a 5 e jogou a pressão para o outro lado.

Novak Djokovic tênis contra Tommy Haas em Wimbledon (Foto: Reuters)Djokovic em ação no duelo contra Tommy Haas,
nesta segunda, em Wimbledon (Foto: Reuters)
 
Depois de ver o adversário acertar uma esquerda de backhand (com apenas uma das mãos) a 166km/h, o sérvio forçou o saque e venceu o game em um momento delicado da partida. O duelo seguiu equilibrado, Haas confirmou o serviço e levou a decisão para o tie-break. Após abrir 6 a 2 na disputa, Djoko finalizou o confronto com um forehand na paralela, carimbando o passaporte para a próxima fase. Esta foi a sua primeira vitória na grama sobre o alemão, que o eliminou nas quartas de final de Wimbledon em 2009.

Confira os resultados das oitavas de final:


Novak Djokovic (SER) 3 x 0 Tommy Haas (ALE) - 6/1, 6/4, 7/6(4)
Bernard Tomic (AUS) 1 x 3 Tomas Berdych (TCH) - 7/6(4), 6/7(5), 6/4 e 6/4
David Ferrer (ESP) 3 x 1 Ivan Dodig (CRO) - 6/7(3), 7/6(6), 6/1 e 6/1
Andreas Seppi (ITA) 0 x 3 Juan Martín del Potro (ARG) - 6/4, 7/6(2) e 6/3
Lukasz Kubot (POL) 3 x 2 Adrian Mannarino (FRA)  - 4/6, 6/3, 3/6, 6/3 e 6/4
Jerzy Janowicz (POL) 3 x 2 Jurgen Melzer (AUT) - 3/6, 7/6(1), 6/4, 4/6 e 6/4
Fernando Verdasco (ESP) 3 x 0 Kenny De Schepper (FRA) - 6/4, 6/4 e 6/4
Mikhail Youzhny (RUS) 0 x 3 Andy Murray (GBR) - 6/4, 7/6(5) e 6/1


Veja os confrontos das quartas de final:

Novak Djokovic (SER) x Tomas Berdych (TCH)
David Ferrer (ESP) x Juan Martín del Potro (ARG)
Lukasz Kubot (POL) x Jerzy Janowicz (POL)
Fernando Verdasco (ESP) x Andy Murray (GBR)


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2013/07/djokovic-freia-reacao-de-tommy-haas-e-avanca-quartas-em-wimbledon.html

Nenhum comentário: