GP da Inglaterra é marcado por diversos estouros de pneus, e FIA marca reunião emergencial com equipes e Pirelli para solucionar problema
Primeiro, foi o pneu traseiro esquerdo de Lewis Hamilton que estourou e se desintegrou completamente. Depois, foi a vez de Felipe Massa, que chegou a rodar e sair da pista. Passadas algumas voltas, o mesmo aconteceu com Jean-Eric Vergne e, já no fim da corrida, com Sergio Pérez. Por sorte, ninguém chegou a bater ou se acidentar de maneira mais grave no GP da Inglaterra deste domingo, vencido por Nico Rosberg. Mesmo assim, os pilotos se mostraram extremamente preocupados com a série de incidentes. Sentindo a segurança ameaçada, eles criticaram a situação e pediram mudanças rápidas.
- O que aconteceu é muito perigoso. Se acontecesse em outro lugar, eu poderia ter me acidentado gravemente e isso não é aceitável. Penso que nossa segurança é a coisa mais importante. Depois do que aconteceu, fiquei com medo de ir para cima e acontecer de novo, mas continuei pressionando e deixei nas mãos de Deus. Não é um sentimento muito bom, mas não existia outra opção – declarou Felipe Massa, que ainda conseguiu chegar em sexto, após cair para último em razão do pneu furado no início da prova.
Felipe Massa foi uma das vítimas dos furos de pneus em Silverstone (Foto: Reuters)
Uma reunião emergencial entre a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), a fornecedora oficial Pirelli e as equipes foi marcada para a próxima quarta-feira, em Nurburgring, palco da próxima etapa. Nela deverá ser alterado o sistema de aprovação atual para permitir mudanças nos compostos durante a temporada. Não será mais necessária a unanimidade, apenas a maioria absoluta. Recentemente, o lobby contra de Ferrari, Lotus e Force India impediam alterações nos compostos.
Por causa do ocorrido neste domingo a Pirelli deverá, enfim, conseguir implementar os novos tipos de pneus reforçados que tenta emplacar desde o GP do Canadá. O composto é reforçado com Kevlar, material usado em coletes a prova de bala.
Também prejudicado por um pneu furado, Lewis Hamilton falou que um incidente como esses é inaceitável.
- A segurança é a questão principal, o que aconteceu é inaceitável. Tivemos aquele teste para desenvolver e melhorar o uso dos pneus para que este tipo de incidente não acontecesse, mas nada aconteceu. Alguém poderia ter batido. Eu estava pensando que é só quando alguém se machucar que algo vai ser feito a respeito – reclamou Hamilton, que era líder quando teve o problema.
Pneu de Hamilton furou quando piloto liderava corrida (Foto: Getty Images)
O piloto Sergio Pérez, da McLaren, fez coro com Hamilton para reclamar da questão de segurança.- Isto é realmente inaceitável. Nós estávamos arriscando nossa vida e não devemos esperar que algo sério aconteça com todos nós. É uma vergonha que algo assim aconteça a 250km/h, por isso a Pirelli precisa trabalhar duro agora – desabafou Pérez.
Detalhe de como ficou o pneu de Felipe Massa no GP da Inglaterra (Foto: AFP)
O diretor de esportes a motor da fabricante italiana, Paul Hembery, afirmou que o que se viu hoje foi completamente inesperado. Entretanto, se negou a sugerir a natureza do problema até que uma análise completa seja realizada.
- É óbvio que esta foi uma situação inesperada. Vimos algo novo, um tipo diferente de problema. Já começamos a executar nossas análises e quando entendermos o que aconteceu, poderemos ir direto ao núcleo do problema. Nós levamos este tipo de coisa à sério. Quando soubermos o que aconteceu de fato, nós nos pronunciaremos – afirmou Hembery.
Ele, porém, fez questão de afastar a possibilidade de que o novo processo de colagem dos pneus teria sido responsável pelos problemas. A fornecedora adotou o procedimento para evitar as delaminações ocorridas no início do ano, já que não conseguia implementar os novos compostos reforçados com klevar.
- Nós podemos excluir que o novo processo de colagem, que introduzimos nesta corrida, é a causa para as falhas que vimos hoje. Pode haver algum aspecto relativo a este circuito que afetou especificamente a versão mais recente dos nossos pneus 2013. Mas nesse momento, não queremos ficar especulando antes de reunir todas as evidências necessárias para descobrir o que aconteceu e tomar as providências necessárias.
Engenheiros da Pirelli analisam os pneus duros, no GP da Inglaterra (Foto: Getty Images)
FONNTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário