domingo, 26 de maio de 2013

Abel elogia o Atlético-PR e festeja vitória na estreia: 'Flu teve atitude'

Treinador lembra importância do resultado positivo alcançado pelos reservas, lamenta lesão de Anderson e explica mudança no intervalo

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro



O roteiro lembrou os jogos do ano passado: pressão do adversário, sustos na defesa, contra-ataque rápido e vitória do Fluminense. Assim foi a estreia do atual campeão brasileiro na edição 2013 da competição nacional. Após o triunfo por 2 a 1 sobre o Atlético-PR (veja os melhores momentos no vídeo ao lado) na noite deste domingo, no estádio Moacyrzão, em Macaé, o técnico Abel Braga festejou o resultado alcançado por seu time reserva. Entre elogios ao adversário, o comandante definiu o fator-chave para a vitória: atitude.

- O Fluminense teve atitude de sobra. A movimentação do Atlético-PR é forte e constante. Acho até que eles se arriscam demais. Minha equipe teve intensidade e soube jogar a partida. Marcou quando teve de marcar, saiu no contra-ataque na hora certa. Eles fizeram o que conversamos antes do jogo. Mostramos no vídeo como jogava a defesa deles e como penetrar sem ficar impedido. O problema é que erramos muitos passes. Poderia ter sido melhor, uma vitória mais tranquila. Ao mesmo tempo não podíamos desguarnecer a marcação. O Atlético-PR é uma equipe madura, tem jogadores que se conhecem, que fazem a tabela bem, que vão de encontro à bola. Eles treinaram muito para esse Brasileiro e vão fazer um grande campeonato. Podem anotar isso - resumiu Abel Braga.

Anderson se machuca e treinador lamenta

Além do bom resultado, Abel também comemorou o retorno de Wellington Silva, que jogou depois de três meses, e o gol de Samuel. A principal lamentação foi a nova lesão de Anderson, substituído no intervalo após sentir dores na coxa esquerda.

- Foi um jogo difícil, como nós esperávamos. O adversário tem muitos jogadores rápidos do meio para a frente. Mesmo sem a nossa equipe ter o entrosamento ideal, foi bom. Faltou só acertar mais o último passe nas costas da defesa. Pensa só que o Anderson se machucou. Sem ele, o Elivélton teve que sair muito pela esquerda para marcar o Marcelo e tirou a liberdade do Monzón. É um zagueiro que joga para os dois lados e com ele teríamos uma opção a mais para a próxima quarta-feira. Ao mesmo tempo fiquei contente porque o Wellington Silva suportou o jogo todo. Atuou com dor, mas deu uma contribuição muito boa para o time. Outra coisa positiva foi o gol do Samuel. Ele estava precisando. Estava inquieto, ansioso e agora readquiriu a confiança. Fez um grande jogo - afirmou.

Depois de um primeiro tempo apagado, o Fluminense voltou melhor para a etapa final e conseguiu sair com a vitória. No intervalo, o atacante Rafael Sobis chegou a dizer que o time tinha achado um gol. Mesmo sem concordar com a afirmação de seu atacante, Abel explicou a chacoalhada que deu na equipe e que acabou sendo fundamental para garantir os três pontos na estreia.


Poderíamos até ter liquidado o jogo antes (...) Mas valeu. Não podemos exigir demais. Tivemos que mudar o que tínhamos treinado após a lesão do Anderson. Para começo foi bom, mas agora termos de virar a página e pensar em quarta-feira"
Abel Braga

- Não concordou com a colocação. "Achamos" o gol em uma jogada trabalhada e conversada antes da partida. Mostrei aquilo no vídeo para eles. O próprio Sobis teve duas outras oportunidades nas quais deveria ter corrido para as costas dos zagueiros para receber na frente e não o fez. No segundo tempo juntei mais o meio-campo. No início, quando eles tinham a bola, o Deivid se lançava e formava uma linha de três meias com Everton e Felipe. Eram três atrás dos três atacantes. E só um volante. Quando juntamos mais o meio, obrigamos eles a errarem os passes, e conseguimos usar mais os contra-ataques. Poderíamos até ter liquidado o jogo antes. Depois segurei um pouco com o Willian, que entrou bem. Mas valeu. Não podemos exigir demais. Tivemos que mudar o que tínhamos treinado após a lesão do Anderson. Para começo foi bom, mas agora termos de virar a página e pensar em quarta-feira - encerrou.

A delegação tricolor se reapresenta na manhã desta segunda-feira, nas Laranjeiras, e embarca à tarde para Assunção. O Fluminense volta a campo na próxima quarta para enfrentar o Olimpia, às 22h (de Brasília), no Estádio Defensores del Chaco, pela segunda partida das quartas de final da Libertadores. Após o empate por 0 a 0 em São Januário, o vencedor do confronto garante vaga nas semifinais. Novo 0 a 0 leva a decisão para os pênaltis e qualquer empate com gols classifica o Tricolor.

Clique aqui e veja mais vídeos do Fluminense

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/05/abel-elogia-o-atletico-pr-e-festeja-vitoria-na-estreia-flu-teve-atitude.html

Nenhum comentário: