quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Sob raios, trovões e vaias, Bellucci vive tarde negra e tomba em SP


Brasileiro é eliminado pelo italiano Volandri, algoz de 2012, e desabafa: 'Não consegui fazer nada hoje. Tem dias que você tenta de tudo e nada dá certo'

Por Alexandre Cossenza São Paulo

O barulho de chuva sobre o teto do Ginásio do Ibirapuera começou durante o aquecimento, e os primeiros trovões, que ecoaram ao longo dos pontos iniciais, soavam como um sinal: a tarde seria negra para Thomaz Bellucci. Errando muito, o número 1 do Brasil e 35 do mundo se despediu de forma triste em São Paulo. Por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2, em 1h09m de jogo, foi eliminado do Aberto do Brasil nas oitavas de final pelo italiano Filippo Volandri, 88º do ranking, e deixou a quadra sob vaias.
- Nada deu certo hoje. Para mim, foi frustrante estar dentro da quadra. Eu estava lutando o tempo inteiro, procurando meu jogo, mas estava muito frustrado porque sei que consigo jogar muito melhor do que joguei hoje. Não sei, realmente (o que aconteceu). Eu não estava conseguindo imprimir um estilo de jogo que fizesse eu entrar na quadra e me soltar. Realmente, não consegui fazer nada hoje. Tem dias que você tenta de tudo e nada dá certo. Hoje foi assim. Infelizmente, não consegui jogar o meu melhor tênis - desabafou Bellucci após a derrota no Ibirapuera.
O europeu foi o mesmo que eliminou Bellucci nas semifinais do torneio em 2012. Na ocasião, o tenista da casa vinha de uma vitória sofrida na noite anterior e sentiu o cansaço já no primeiro set diante do italiano. Desta vez, o paulista teve cerca de 48h para repousar e preparar-se para encarar Volandri.
Apesar da eliminação na chave de simples, Bellucci continua na briga nas duplas. Ao lado de João Souza, o Feijão, derrotou a parceria cabeça de chave número 1 Marcelo Melo (BRA)/Daniele Bracciali (ITA) e avançou às quartas de final. Às 20h, Feijão encara Rafael Nadal para tentar se manter vivo no torneio individual. Você acompanha o duelo no SporTV e em Tempo Real com vídeos no GLOBOESPORTE.COM.

Thomaz Bellucci no tênis contra Filippo Volandri no Brasil Open (Foto: Gaspar Nóbrega  / Inovafoto)Bellucci erra muito e cai diante do italiano Filippo Volandri (Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto)

Desde os primeiros pontos, a partida deixou a desejar tecnicamente. O brasileiro, errando mais - muito mais - que Volandri, pagou o preço logo no terceiro game. Mesmo depois de quatro erros não forçados do italiano, Bellucci perdeu o serviço. O europeu apostou em uma tática mais conservadora, arriscando pouco, e foi recompensado outra vez no quinto game, com mais quatro falhas do brasileiro. Volandri abriu 5/1, e o tenista da casa até ameaçou uma reação ao conseguir uma quebra no oitavo game, mas outro momento ruim de Bellucci - agora no nono game - deu a terceira quebra e o set para o adversário.

Filippo Volandri no tênis contra Bellucci no Brasil Open (Foto: Gaspar Nóbrega  / Inovafoto)Filippo Volandri avança às quartas de final do Aberto do Brasil (Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto)

A torcida, apreensiva, tentava empurrar o paulista, mas Bellucci não empolgava. O público até aplaudiu intensamente um dos poucos winners no quarto game do segundo set, mas o brasileiro cometeu três erros na sequência e perdeu o saque. Como na parcial anterior, o número 1 do Brasil esboçou uma reação e quebrou Volandri ao acertar uma linda passada. A galera, que se animou, decepcionou-se novamente com outros erros e mais uma quebra, que deixou Volandri à frente por 5/2. O sofrimento não se estendeu muito. Com um slice para fora, Bellucci cedeu nova quebra e saiu de quadra vaiado.

Nas quartas de final, Volandri encara o azarão argentino Martin Alund. Depois de perder na última rodada do qualifying, o tenista de 27 anos e atual número 111 do mundo entrou na chave principal graças a uma desistência e estreou com vitória ao derrotar o brasileiro Ricardo Mello. Na noite desta quarta, de forma surpreendente, eliminou o francês Jeremy Chardy (25 do mundo), cabeça de chave 4, por 6/4, 4/6 e 7/6(5).

Almagro também avança

Tetracampeão do Aberto do Brasil e atual cabeça de chave número 2, o espanhol Nicolás Almagro estreou nesta quinta-feira e triunfou com certa dificuldade. O atual 11º do ranking precisou de três sets para superar o chileno Paul Capdeville (151): 6/4, 6/7(3) e 6/2. Almagro agora espera o vencedor do duelo argentino entra David Nalbandian e Guido Pella.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/aberto-de-tenis-do-brasil/noticia/2013/02/sob-raios-trovoes-e-vaias-bellucci-vive-tarde-negra-e-tomba-em-sp.html

Nenhum comentário: