domingo, 20 de janeiro de 2013

Diante de Lula, Santos vê Neymar e Miralles decidirem contra o 'Bernô'

Peixe sofre com falta de entrosamento, mas conta com atuação decisiva do camisa 11 e do argentino, que saiu do banco e 'ofuscou' Montillo


 A CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM

Sob os olhares do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Santos sofreu com a falta de entrosamento diante do São Bernardo, mas contou com a inspiração de Neymar e a eficiência de Miralles para sair vitorioso em sua estreia pelo Campeonato Paulista. Com dois gols do camisa 11 e outro do argentino (em jogada produzida pelo compatriota Patito Rodriguez), o Peixe bateu o Bernô por 3 a 1, no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo - Naldinho marcou para o time da casa.

O jogo marcou a estreia oficial de parte dos sete reforços do Santos para a temporada 2013. Montillo, o principal (e mais caro), teve atuação discreta, marcada por um gol incrível perdido logo no começo da etapa final. A acabou ofuscado pelos compatriotas Patito e Miralles. Cícero, Guilherme Santos, Neto e Renê Júnior tiveram boas atuações, apesar da nítida falta de entrosamento.

O próximo jogo do Santos será na quarta-feira, contra o Botafogo de Ribeirão Preto, às 19h30, na Vila Belmiro - será a estreia de Montillo e dos demais reforços diante do torcedor da Baixada. Já o São Bernardo enfrenta o Guarani, no mesmo dia e horário, em Campinas.

cicero santos são bernardo (Foto: Lucas Baptista / Agência Estado)Cícero, um dos reforços do Santos, diante do São Bernardo (Foto: Lucas Baptista / Agência Estado)

Ainda sem liga, mas com Neymar
Com cinco caras novas em relação ao time que encerrou 2012, o Santos deixou claro, desde os primeiros minutos, que ainda será necessário algum tempo para que a equipe ganhe liga - apesar de ter à disposição uma gama de opções maior que a do ano passado. Algo, aliás, que o próprio técnico Muricy Ramalho já alertava que iria acontecer. Não à toa, embora dominasse as ações da partida, o Peixe encontrava dificuldades para penetrar na grande área de um São Bernardo que aproveitava para marcar bem o sistema santista de criação - foram quase vinte minutos de calmaria para o goleiro Wilson Júnior.

Muricy, contudo, também avisou que a velocidade e a técnica eram as palavras-chave desse "novo" Santos. E foi justamente com a mescla das duas características que o Alvinegro Praiano, aos 19 minutos, abriu o marcador. Bruno Peres - que surpreendeu ao reassumir a lateral-direita no treino da última sexta, rendendo Galhardo - iniciou a jogada ao disparar pelo meio-campo e abrir o lance para Neymar. O atacante, apesar da marcação, mostrou frieza: dominou e tocou no canto, com categoria, para inaugurar o marcador.

A falta de entrosamento santista, no entanto, dava brechas para que o São Bernardo criasse coragem. E logo no primeiro ataque o time do ABC mostrou eficiência. Dois minutos após o gol de Neymar, Bady fez boa jogada pela direita, tirou Durval da jogada e cruzou para Naldinho marcar.

A igualdade reestabeleceu o panorama que se desenhava para o jogo desde os primeiros minutos, com o Santos buscando espaços no bem armado sistema defensivo do São Bernardo. Neymar, como de praxe, era o homem de frente mais acionado, e acabou travando um duelo particular com Dudu. O zagueiro, porém, durou apenas 34 minutos em campo - após duas faltas no camisa 11, levou o vermelho.

Com um a menos, o São Bernardo - que mostrava dificuldades para se reaproximar da grande área santista, dada a boa atuação da dupla Renê Júnior e Arouca - resolveu recuar de vez as linhas de meio e ataque. E o Santos cresceu. Luciano Dias, técnico do Bernô, acabou sacrificando o experiente Fernando Baiano, dando a vaga do atacante ao volante Glaydson. O Peixe passou a pressionar mais, mas o time do ABC conseguiu se segurar.

Montillo perde chance
A etapa final começou como a inicial se encerrou: com o Santos marcando presença no campo ofensivo e o São Bernardo, com 10  em campo, preocupado em manter o empate sob controle. Assim como nos 45 minutos iniciais, Neymar era a principal referência, não só no ataque, mas também na armação - que o diga o passe primoso que deu para Montillo, logo aos seis minutos, deixando o argentino na cara do gol. O meia, no entanto, não soube aproveitar o presente do camisa 11: passou por Wilson Júnior, mas perdeu o ângulo e viu o arqueiro se recuperar.

Neymar infernizava o sistema defensivo do São Bernardo - e acabava caçado por isso, tendo sofrido as faltas que provocaram os cinco primeiros cartões amarelos (incluindo os dois do primeiro tempo, que culminaram na expulsão de Dudu) do Bernô na partida. A sorte, porém, parecia não estar ao lado do atacante. Na hora dos chutes, a bola ou desviava em algum marcador, ou parava na trave - como ocorreu aos 20 minutos, em cobrança de falta.

Sem entrosamento, o Santos sofria para furar a retranca adversária. E, aos poucos, o São Bernardo - que apostava na marcação forte a partir do meio-campo, com Bady, Naldinho e Glaydson - parecia querer se aventurar no ataque. Ironicamente, foi em uma dessas investidas do Bernô que o Alvinegro se aproveitou para reassumir a ponta do placar. De argentino para argentino, Patito lançou Miralles, que aproveitou falha de Samuel para mandar para a rede.

Outra vez atrás no marcador, o São Bernardo ameaçou sair para o ataque, mas já não parecia ter pique para surpreender o Santos como fez no primeiro tempo. Mais inteiro, o Peixe manteve o domínio da partida e ainda teve tempo de ampliar. Mais uma vez com Neymar, em pênalti sofrido por ele mesmo, dando números finais ao marcador.


FONTE:

Nenhum comentário: