domingo, 20 de janeiro de 2013

Botafogo estreia contra o Duque apostando em um novo camisa 9


Ex-Sport, Henrique tenta preencher lacuna deixada pelo time de 2012. Bolívar é a outra cara nova na partida deste domingo, no Engenhão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Cinquenta dias depois, o Botafogo volta a campo neste domingo, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão, para enfrentar o Duque de Caxias na estreia das equipes no Campeonato Carioca de 2013. A aposta alvinegra é na manutenção da base, já que poucas peças importantes saíram e alguns reforços chegaram, como Bolívar e Henrique, que estão escalados. O segundo, que vestirá a camisa 9, terá a missão de ser a referência no ataque, preenchendo uma lacuna deixada pelo time de 2012, apesar dos 11 gols do improvisado Elkesson no Brasileiro.

O Botafogo viveu a carência de um centroavante no ano passado depois que Herrera foi negociado com os Emirados Árabes, e Loco, emprestado ao Figueirense. Rafael Marques, contratado para exercer essa função, não teve atuações satisfatórias e passou em branco, sem marcar um gol sequer.
Os jogadores terão a oportunidade de atuar em um gramado em excelente estado, totalmente recuperado da maratona de jogos da última temporada. Seedorf terá de esperar um pouco mais para jogar lá, pois continua em trabalho de preparação física. O Botafogo está no Grupo A da Taça Guanabara, enquanto do Duque está no B.

O árbitro será André Rodrigo Rocha, auxiliado por Rodrigo Pereira Jóia e Daniel Pereira. A partida terá transmissão para todo o país do SporTV (menos para o Rio de Janeiro) e do Premiere. O GLOBOESPORTE.COM detalha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos.

header as escalações 2

Botafogo: com a base mantida, o time não terá modificações bruscas para este início de ano, inclusive no esquema tático. Bolívar e Henrique são as principais novidades. Na lateral direita, Gilberto, de 19 anos, entra no lugar de Lucas, que não está liberado pela preparação física. A equipe deve atuar com: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Fellype Gabriel, Lodeiro e Andrezinho; Henrique.
Duque de Caxias: o técnico Josué Teixeira deve mandar a campo um time escalado com: Fernando, Jefinho, Sérgio Raphael, Paulão e Pedro Júnior; Renan Silva, André Gomes, Marcus Vinicius e Carlos Alberto; Otávio e Charles Chad.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Botafogo: Gabriel e Lucas Zen ainda se recuperam de lesão. Seedorf, que se reapresentou depois dos demais jogadores, ainda está em processo de recondicionamento físico e não joga. O mesmo acontece com Lucas, que ficou fora dos últimos treinamentos no campo. Dos contratados, apenas André Bahia ainda não foi regularizado. Eliminados do Sul-Americano sub-20, Dória, Jadson e Bruno Mendes só podem ser utilizados a partir da segunda rodada.

Duque de Caxias: apesar de não contar com desfalques por lesão ou suspensão, o Duque de Caxias não terá à disposição alguns jogadores que não foram regularizados na Ferj. Os nomes do lateral-esquerdo Rodrigo, do meia João Marcos e do atacante Rodrigo Dinamite ainda não apareceram no boletim informativo da Federação.


header fique de olho 2
Botafogo: em sua estreia em 2013, o Bota terá uma cara nova no comando de ataque. Ex-Sport, Henrique ganhou nos treinos a concorrência com Rafael Marques e será a referência na frente. O principal cartão de visitas do jogador de 21 anos foi ter sido artilheiro e Bola de Ouro do Mundial sub-20, disputado em 2011.


Duque de Caxias: com passagem por cinco clubes cariocas, Charles Chad está pronto para mais um Campeonato Carioca. Na pré-temporada, o atacante de 31 anos marcou cinco gols em quatro jogos-treinos, e deve ser a referência no ataque da equipe.


header o que eles disseram

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: É sempre uma tarefa difícil. O Duque tem montado equipes boas, não chega a ser uma surpresa. Observamos um dos jogos-treinos deles. Atuam compactos, com uma boa consciência de jogo. Vamos ver no domingo como vão se apresentar".


Josué Teixeira, técnico do Duque de Caxias: "Estamos crescendo como previsto. Desde que cheguei, planejamos a melhoria por partes, primeiro na parte física, depois na parte tática defensiva e, por último, a ofensiva. Quando você tem um time muito técnico, o que é o nosso caso, conseguimos trabalhar com calma. Temos jogadores de qualidade e estamos muito confiantes".
header números e curiosidades
* O Botafogo teve a seguinte campanha no último Campeonato Carioca: 20 jogos, 11 vitórias, sete empates e duas derrotas. Foram 44 gols marcados e 21 sofridos. Loco Abreu, com 11 gols, foi o artilheiro da equipe.
* Nos três últimos estaduais, o Botafogo teve ótimas campanhas em seus confrontos contra as equipes de menor expressão. Em 12 jogos no estadual 2010, o Bota obteve 11 vitórias e um empate, diante do Bangu (2 a 2) na última rodada da Taça Rio. Em 2012, foram oito vitórias e quatro empates. No ano passado, nove vitórias e quatro empates.

* A última derrota do Botafogo no Campeonato Carioca diante de uma equipe pequena foi na quarta rodada do estadual 2009, quando foi derrotado pelo Volta Redonda por 2 a 1 no Engenhão.

* Fundado em 1957, o Duque de Caxias Futebol Clube disputa pela sexta vez a elite do Carioca. Em 2005, o Tamoio deu nome ao atual time, que mudou suas cores para laranja, azul e branco. Em 2006, o Duque conseguiu a vaga para a disputa da Segunda Divisão depois de ser campeão da Seletiva de Acesso. No mesmo ano, disputou a Segundona e ficou em sexto lugar na classificação geral. Já em 2007, terminou em quinto lugar e garantiu vaga na elite do estado para o campeonato de 2008.
 

header último confronto v2 (Foto: arte esporte)
Botafogo e Duque de Caxias se enfrentaram em 24 de março de 2012, no Engenhão, e os donos da casa levaram a melhor: 2 a 0, gols de Fellype Gabriel e Jobson. A equipe do técnico Oswaldo de Oliveira atuou com: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira (Brinner) e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson, Felipe Menezes (Jobson) e Fellype Gabriel; Herrera (Jeferson Paulista). Já o Duque, comandado por Eduardo Allax, entrou em campo com: Fernando; Arílson, Paulão, Fábio Aguiar e Rodrigues (Ari); Neves, Juninho, Danilo Rios (Watthimem), Raphael Augusto e Jefinho; Gilcimar (Thiago Rezende).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2013/01/botafogo-estreia-contra-o-duque-apostando-em-um-novo-camisa-9.html

Nenhum comentário: