quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Rio vence duelo contra São Paulo na decisão da Primeira Divisão do vôlei


Rafaela Freitas, do Fluminense, se destaca na distribuição do jogo

Por GLOBOESPORTE.COM Cuiabá, MT


CEL pódio vôlei feminino nas Olimpíadas Escolares (Foto: Andre Mourao/AGIF/COB)Pódio do vôlei feminino nas Olimpíadas Escolares,
em Cuiabá (MT) (Foto: Andre Mourao/AGIF/COB)

O Centro Educacional da Lagoa (CEL-RJ) venceu o Colégio Campos Salles (SP) por 3 sets a 0, com parciais de 25/10, 25/23 e 25/18, e conquistou o título do torneio feminino de vôlei da Primeira Divisão das Olimpíadas Escolares, para atletas de 15 a 17 anos, em Cuiabá. Com o resultado, a equipe carioca voltou a subir no lugar mais alto do pódio. Em Curitiba, no ano passado, as cariocas perderam a decisão para Santa Catarina.

- O resultado da final não mostra o que foi o campeonato. Vencemos na estreia e perdemos para o Paraná na segunda partida. No jogo seguinte, o jogo contra o Rio Grande do Sul era de vida ou morte. Dali que a gente entrou na competição - comentou a levantadora de 17 anos.

Rafaela distribuiu bem o jogo e foi um dos destaques do CEL, uma verdadeira seleção carioca formada em grande parte por atletas do Fluminense, com reforços de jogadoras de Vasco e Flamengo. O time carioca venceu o primeiro set com facilidade (25/10), mas encontrou um grande adversário no segundo set.

Com o reforço da niteroiense Ana Carolina Westermann, contratada em janeiro de 2012 pelo Sesi-SP, as paulistas abriram logo três pontos de vantagem (5 a 2). A capitã e levantadora Mariana Prazeres trouxe a central Ingrid Rizatti e a ponta Maressa Guimarães de volta para o jogo e o time liderou o jogo até o fim do segundo tempo técnico (16 a 14). No entanto, após um belo rally, o Rio venceu a parcial, com um toque de segunda da central Luisa Bonete.

- O time entrou disperso em quadra. Parecia nervoso, desesperado. Nos pontos decisivos manter a calma faz a diferença - considerou Ana Carolina, de 17 anos, que disputa o torneio estudantil pela segunda vez. Depois do segundo lugar defendendo o CEL, em 2011, ela voltou a ficar com a prata.

Meninas do CEL do Rio de Janeiro são campeãs no vôlei feminino das Olimpíadas Escolares (Foto: Heuler Andrey/AGIF/COB)Meninas do CEL (RJ) são campeãs no vôlei feminino das Olimpíadas Escolares (Foto: Heuler Andrey/AGIF/COB)

As cariocas aproveitaram o nervosismo do adversário e marcaram os oito primeiros pontos do terceiro set. Após o segundo tempo técnico, a vantagem era de dez pontos (16 a 6). As paulistas não se entregaram, diminuíram a diferença para apenas dois pontos (19 a 17), mas não tiveram forças para levar o jogo para o quarto set.

Duas campeãs das Olimpíadas Escolares, Marcella Antunes e Laís Vasques, acabaram de voltar de Lima, no Peru, onde defenderam a seleção brasileira no Campeonato Sul-Americano infanto-juvenil. Na ocasião, a equipe conquistou o vice-campeonato.

Nosso time era melhor, mas as peruanas tinham seis mil pessoas torcendo por elas o tempo todo e sentimos a pressão. Infelizmente, não conseguimos trazer a taça"
Marcella Antunes

- Nosso time era melhor, mas as peruanas tinham seis mil pessoas torcendo por elas o tempo todo e sentimos a pressão. Infelizmente, não conseguimos trazer a taça - disse a oposta Marcella.

Destaque ainda para a dupla Paula Hoffmann e Luisa Domingues, que conquistaram duas medalhas de ouro na competição. Elas também foram ouro no vôlei de praia. A dupla joga junta desde 2010 e conquistou o título do Mundial Sub-15, em Porto Rico, no ano passado.

Na preliminar, as catarinenses do Colégio Conexão, de Joaçaba (SC), venceram as gaúchas do Colégio Matin Luther por 3 sets a 1, parciais de 26/24, 30/28, 22/25 e 25/22, e conquistaram a medalha de bronze. Os jogos foram disputados no ginásio do Quilombo, em Cuiabá (MT).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/esporte-estudantil/noticia/2012/12/rio-vence-duelo-contra-sao-paulo-na-decisao-da-primeira-divisao-do-volei.html

Nenhum comentário: