segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Pacotão da F-1: Massa renascido, Alonso azarado e Vettel na cabeça


GP do Japão teve ainda a nova trapalhada do 'maluco da primeira volta' e festa da torcida para Kobayashi; confira os destaques positivos e negativos

Por GLOBOESPORTE.COM Suzuka, Japão

Não faltaram boas histórias no GP do Japão. Enquanto era madrugada no Brasil, os pilotos estavam bem acordados do outro lado do planeta. A prova que teve sabor de redenção para Felipe Massa, quebrando um jejum de pódios que já durava dois anos, viu também a sorte virando as costas para Fernando Alonso e as festas de Sebastian Vettel e Kamui Kobayashi. O inédito terceiro lugar do japonês encantou a torcida no circuito de Suzuka, mas as fãs da RBR também estavam animadas - tinha até gente com réplica dos carros na cabeça. E quem representou o estilo desastrado de Satoru Nakajima no Japão não foi o compatriota Koba, e sim Romain Grosjean, que até ganhou de Mark Webber a alcunha de "o maluco da primeira volta"
.
header momento chave (Foto: Arte esporte)
Foi justamente ali, na primeira volta, que o campeonato embolou. A saída de Alonso, que abandonou a prova após bater em Kimi Raikkonen abriu caminho para Vettel, que venceu de ponta a ponta e agora está a apenas quatro pontos do espanhol da Ferrari (veja os melhores momentos da prova no vídeo acima). Com cinco etapas pela frente, ainda há muito para acontecer na F-1. Mas antes vale conferir o que deu certo e o que deu errado no Japão:


Bastou um minuto de corrida no circuito de Suzuka para o campeonato embolar de vez. Logo na largada, Alonso se envolveu numa disputa com Kimi Raikkonen e tocou o aerofólio dianteiro do finlandês. Resultado: pneu furado, Ferrari fora da pista, poeira levantando para todo lado, fim de prova para o líder da temporada. Sebastian Vettel, que não tinha nada a ver com aquela história, aproveitou a saída de cena do rival e venceu de ponta a ponta. Agora a diferença do vice-líder para Alonso na tabela é de apenas quatro pontos, e a disputa pelo título está totalmente aberta. Se o espanhol já tinha reclamado da falta de sorte no sábado, imagina no domingo, quando sua participação na prova durou poucos - e frustrantes - segundos.
header trofeu ligeirinho (Foto: Arte esporte)
No Japão, só deu Sebastian Vettel, o melhor em todas as frentes no fim de semana. No sábado, cravou mais uma pole para sua carreira. No domingo, venceu a corrida de ponta a ponta e ainda conseguiu a melhor volta da prova. É o que a Fórmula 1 chama de "Grand Chelem", evento raro em que um piloto domina as ações na etapa. A festa do pódio teve ainda outro "Ligeirinho": Kamui Kobayashi, da Sauber, que fez a festa dos torcedores locais. Com direito a um mar de bandeirinhas nas arquibancadas, Koba garantiu o primeiro pódio de sua carreira e repetiu o feito de Takuma Sato no GP dos EUA em 2004.


header sai da frente (Foto: Arte esporte)
Para quem convive diariamente com rumores, especulações e ameaças de perder o posto na Ferrari, Felipe Massa teve um domingo de alívio e afirmação. O brasileiro largou em décimo lugar e foi ganhando posições para cruzar a linha de chegada em segundo. Logo na largada, ele aproveitou o incidente entre Alonso e Raikkonen para ganhar posições. Escapou também da enroscada entre Webber e Gorsjean, saltando para o quarto lugar. Na primeira leva de paradas nos boxes, deixou para trás Button e Kobayashi. E assim foi até quebrar um jejum verde-amarelo de pódios que já durava dois anos, desde que o próprio Massa foi terceiro no GP da Coreia em 2010. Com mais uma carta na manga para buscar a renovação de contrato, Massa admitiu: "Eu estava precisando de um resultado assim".

header trofeu nakajima (Foto: Arte esporte)
Em Spa-Francorchamps, no início de setembro, Romain Grosjean já tinha feito um strike na largada, que lhe rendeu uma corrida de suspensão. No sábado, Kamui Kobayashi, japonês como o piloto que dá nome a este "troféu", já tinha alertado: "Estou um pouco preocupado por ter Grosjean perto de mim. Sou um bom amigo, mas, você sabe, tem que se garantir". Não deu outra. Veio o domingo, e o francês da Lotus aprontou de novo. Bateu em Mark Webber, que não poupou o rival e o rotulou como "o maluco da primeira volta". O título cai bem para um piloto que se envolveu em incidentes em seis das 15 corridas disputadas até agora

header roda presa (Foto: Arte esporte)
O acerto com a Mercedes não fez bem a Lewis Hamilton na pista. O inglês da McLaren, que será substituído por Sergio Pérez em 2013, fez uma corrida discreta no Japão. Por sorte, foi beneficiado por batidas e conseguiu cruzar em quinto lugar, evitando um estrago ainda pior.Mas a disputa pelo título ficou complicada, com 42 pontos de diferença para o líder Alonso e 38 para o vice-líder Vettel. Como se não bastasse, Hamilton ainda se envolveu numa polêmica gratuita com Jenson Button. Lamentou publicamente o fato de o companheiro de equipe ter parado de segui-lo no Twitter. Vinte minutos depois, desculpou-se por não ter percebido que Button nunca foi seu seguidor: "Erro meu! Preciso entrar mais no Twitter".

Fãs da RBR GP do Japão Fórmula 1 (Foto: Getty Images)Fãs da RBR fizeram de tudo para aparecer durante o GP: dos carrinhos na cabeça às unhas pintadas em homenagem à equipe, as torcedoras riram por último com a vitória de Vettel (Foto: Getty Images)

A Fórmula 1 volta no dia 14 de outubro para o GP da Coreia do Sul, 16ª etapa da temporada. O treino classificatório e a corrida no circuito de Yeongam terão transmissão ao vivo da TV Globo, e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.

Nenhum comentário: