terça-feira, 21 de agosto de 2012

Em 40 dias, Verdão 'esquece' título e perde quase um time por desfalques


Após Copa do Brasil, lesões atrapalham Verdão, que pode ficar sem nove jogadores contra o Botafogo. Banco de reservas ficaria incompleto

Por Diego Ribeiro São Paulo

Scolari Felipão Murtoza treino Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Felipão sofre para armar time após Copa do Brasil
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

A conquista da Copa do Brasil teve um preço alto para o Palmeiras, que não consegue engrenar desde que levantou a taça no dia 11 de julho, após o empate com o Coritiba, no Couto Pereira. Sem conseguir repetir uma equipe por dois jogos seguidos, o técnico Luiz Felipe Scolari sofre com as lesões musculares de seus jogadores e, 40 dias depois do título, tem dificuldades até para montar um banco de reservas. Os desfalques prejudicaram no Campeonato Brasileiro, e o Verdão luta para fugir da zona de rebaixamento - desde a conquista, o time alviverde ganhou apenas quatro de 11 partidas, uma delas pela Sul-Americana, perdeu cinco e empatou duas.

Para o jogo desta quarta-feira contra o Botafogo, no Engenhão, pela Copa Sul-Americana, Felipão pode ter apenas 16 nomes à disposição – sendo três goleiros. Se Valdivia e Thiago Heleno ficarem fora da partida, o técnico terá um problema enorme para armar a equipe.

Serão apenas três jogadores de linha à disposição no banco de reservas. Já são sete desfalques, cinco deles por lesões musculares. E o Palmeiras nem pode inscrever o reforço Correa, contratado na semana passada, pois a Conmebol só permite trocas na lista da Sul-Americana na próxima fase. São 25 inscritos no torneio.

Os desfalques por problemas musculares são Maikon Leite, Daniel Carvalho, Márcio Araújo, Artur e Luan. Marcos Assunção, com uma tendinite no joelho direito, vai passar por uma artroscopia e desfalcar o Verdão por pelo menos 30 dias. E ainda há o caso do lateral-esquerdo Fernandinho, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e fica de molho por pelo menos seis meses.

Há 40 dias, tudo era diferente. No dia da finalíssima contra o Coritiba, quase todo mundo estava pronto para jogar. Os únicos desfalques por lesão eram Wesley e o zagueiro Román. Barcos, com uma apendicite, também não jogou. Valdivia estava suspenso. Mas logo depois do título, as primeiras baixas apareceram: Marcos Assunção sentiu dores no joelho direito, Thiago Heleno reclamou de um problema na coxa esquerda e Luan teve um estiramento na coxa direita.
Desfalques do Palmeiras para a Copa Sul-Americana (Valdivia e Thiago Heleno são dúvidas)
Jogador Lesão Fora do time há... Previsão de volta
Marcos Assunção Tendinite no joelho direito ...7 dias 30 dias
Fernandinho Ligamento cruzado do joelho esquerdo ...4 dias 6 a 8 meses
Luan Estiramento na coxa direita ...40 dias 15 dias
Maikon Leite Contratura na coxa direita ...20 dias 15 dias
Daniel Carvalho Dores na coxa esquerda ...10 dias 15 dias
Márcio Araújo Dores musculares ...4 dias Sem previsão
Artur Dores musculares ...4 dias Sem previsão

Assunção e Thiago chegaram a voltar à equipe, mas o volante reclamou de dores no mesmo joelho. Já o zagueiro apresentou um problema na virilha na derrota por 2 a 1 para o Atlético-GO, neste domingo, e passou a ser dúvida para enfrentar o Botafogo.

Tomando como exemplo a escalação utilizada contra o Atlético, Felipão pode escalar um time nesses moldes: Bruno, Román, Maurício Ramos e Leandro Amaro; João Vitor, Henrique, Patrik, Mazinho e Juninho; Obina e Barcos. O banco teria apenas três jogadores de linha, Wellington, Luiz Gustavo e Betinho, mais dois goleiros, Raphael Alemão e Fábio. O volante João Denoni, figura frequente no banco de reservas, não está inscrito na Sul-Americana.

– Dentro do que temos à disposição, estamos fazendo o que dá para exigir tanto taticamente quanto individualmente – disse o técnico.

Quando esteve sob pressão durante a Copa do Brasil, também com desfalques, o técnico inovou e fez mudança decisiva para a conquista: deslocou Henrique da zaga para o meio-campo. Agora, terá de quebrar ainda mais a cabeça para achar soluções e garantir a classificação à próxima fase da Sul-Americana.

Clique aqui e assista a vídeos do Palmeiras

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2012/08/em-40-dias-verdao-esquece-titulo-e-ganha-quase-um-time-de-desfalques.html

Nenhum comentário: