terça-feira, 21 de agosto de 2012

Amaral, laterais e desfalques do rival: motivos para o Bota jogar no 3-5-2


Volante está fora da lista da Copa Sul-Americana e Oswaldo dará liberdade a Lucas e Lima em busca dos gols contra o Palmeiras para a classificação

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Além dos desfalques por lesão de até quatro jogadores (Márcio Azevedo, Fellype Gabriel, Vítor Júnior e Elkeson, que ainda é dúvida), o técnico Oswaldo de Oliveira não poderá contar com Amaral, contratado depois do fechamento da lista para a Copa Sul-Americana. Sem ter um jogador do mesmo estilo, ele optou por algo inédito em sua passagem pelo clube: um sistema de jogo com três zagueiros no treinamento desta terça-feira, que provavelmente será utilizado no confronto com o Palmeiras, quarta-feira, no Engenhão, no jogo de volta da primeira fase da competição.

Com a presença dos três zagueiros, Oswaldo fez mais mudanças. Seu time passou a atuar no sistema 3-5-2, com Lodeiro e Rafael Marques formando a dupla de ataque na ausência de Elkeson, com dores musculares. O Botafogo precisa fazer três gols de diferença para se classificar diretamente ou vencer por 2 a 0 para levar a decisão da vaga para as cobranças de pênaltis.

jogadores no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Brinner, Antônio Carlos e Fábio Ferreira formam o trio de zagueiros (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)


Com os três zagueiros, Oswaldo vai jogar com o time extremamente aberto no ataque. Lucas e Lima atuarão como verdadeiros pontas, tornando-se as principais armas ofensivas. Renato, recuperado de dores lombares, atuará à frente dos zagueiros como único volante, com Seedorf e Andrezinho bem próximos dos atacantes.

O time pode ficar ainda mais ofensivo caso Elkeson se recupere e seja escalado. Ele entraria na vaga de Brinner, com Lodeiro recuando para o meio e o sistema sendo modificado para o 4-4-2, ou do próprio uruguaio. Nas duas situações, formaria a dupla de ataque com Rafael Marques.
Não vou usar subterfúgios para responder. Não posso dar armas para o adversário que está nos observando atentamente. Poderia falar algo agora e depois parecer uma mentira. E um homem de 60 anos não pode ficar mentindo. Prefiro passar a pergunta"
Oswaldo de Oliveira

- Não vou usar subterfúgios para responder. Não posso dar armas para o adversário que está nos observando atentamente. Poderia falar algo agora e depois parecer uma mentira. E um homem de 60 anos não pode ficar mentindo. Prefiro passar a pergunta - respondeu Oswaldo de Oliveira.
Assim como reconhece que está sendo observado, o técnico também está de olho no Palmeiras. Uma série de jogadores do rival corre o risco de não jogar. Existe a expectativa, inclusive, de o banco ficar incompleto nesta quarta-feira. A situação serve como parâmetro para a escalação do Botafogo.

- Em princípio, é uma situação para o decorrer do jogo, que ainda vou amadurecer. Faltam ainda mais de 24 horas e há algumas confirmações que precisamos ter.Vou seguir observando e a questão dos desfalques do Palmeiras será levada em consideração. Devemos considerar todos os valores para modificar a situação e conseguirmos a classificação - explicou Oswaldo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/08/amaral-laterais-e-desfalques-do-rival-motivos-para-o-bota-jogar-no-3-5-2.html

Nenhum comentário: