segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Com '1/4 do tanque cheio', Cielo volta às piscinas e faz índice para Mundial


Nadador do Flamengo faz o melhor tempo das eliminatórias dos 50m livre em sua estreia no Troféu José Finkel 2012. Bruno Fratus é o quarto mais rápido

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo

Apenas 17 dias depois de garantir o bronze nos 50m livre dos Jogos Olímpicos de Londres, Cesar Cielo teve um bom reencontro com a piscina. Nesta segunda-feira, em São Paulo, o nadador, dono de três medalhas olímpicas, fez sua estreia no Troféu José Finkel 2012, disputado em piscina curta (25 metros), com o melhor tempo das eliminatórias de sua principal prova. De quebra, fez índice para o Mundial da Turquia, disputado em dezembro, mesmo com apenas “1/4 do tanque” cheio. A semifinal será disputada ainda nesta segunda, a partir das 17h30m, com transmissão ao vivo do SporTV2.

Nadando na raia 8 da 6ª série das eliminatórias dos 50m livre, Cielo chegou a ficar confuso na hora de conferir o placar. Acostumado a nadar nas raias 4 e 5, se atrapalhou com o número “8” ao lado do seu nome e pensou que tinha terminado em último lugar. Passado o susto, o recordista mundial ficou surpreso ao ver seu tempo: 21s29, exatamente o índice para o Mundial da Turquia.

Cesar Cielo  Jose Finkel natação (Foto: Getty Images)Cielo faz melhor nas eliminatórias dos 50m livre em sua estreia no José Finkel 2012 (Foto: Getty Images)

- Eu não estava esperando. Fiquei até confuso. Olhei no placar e não estava me achando. Pensei: “Será que cheguei entre os últimos?”. Mas foi um susto bom. Estou nadando bem relaxado. No aquecimento, até esqueci de fazer a contagem para a marcação do bloco. À tarde, devo colocar até mais longe. Estava brincando com o pessoal que, se fizesse 20s, ia fazer uma festa. Acho que vai dar para fazer isso – brincou o nadador do Flamengo.

Depois dos Jogos de Londres, que encerrou um ciclo olímpico desgastante, Cielo só queria saber de férias. Mas precisou adiar um pouco mais o descanso para disputar o Troféu José Finkel. Antes da estreia em São Paulo, o medalhista de bronze na Inglaterra chegou a dizer que teria de nadar “na reserva” na competição nacional. O resultado nas eliminatórias desta segunda, no entanto, provou que ainda tem um pouco mais de “combustível” guardado.
- Eu devo estar no 1/4 do tanque. Mas tenho que me manter descansado porque devo nadar umas 13 vezes essa semana – contou.

Daniel Orzechowski e Walter Lessa, ambos nadadores do Pinheiros, empataram na segunda colocação das eliminatórias, com o tempo de 21s90. Quarto colocado nos 50m livre em Londres, Bruno Fratus, também do clube paulista, repetiu a posição nesta segunda, em 21s94.

- Todo mundo que voltou das Olimpíadas está muito relaxado. Nervosimo zero. Não tem nem aquele friozinho na barriga. Mas não podemos nadar com desleixo, tem que nadar forte. É um campeonato brasileiro, seletiva para o Mundial. É um pouco cansativo ter que nadar a semifinal também, mas acho que querem dar chance para as pessoas conseguirem índice. Dá para conseguir o índice já hoje. Nadei 21s94 fácil. Dá para forçar mais um pouco – disse Fratus, que lamentou ter respirado três vezes durante a prova.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Trofeu-Jose-Finkel/noticia/2012/08/tres-semanas-apos-bronze-cielo-volta-piscinas-e-faz-indice-para-mundial.html

Nenhum comentário: