segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Brasil dá ritmo a Giba, bate Alemanha e avança em 2º do grupo no vôlei


Bernardinho consegue colocar reservas em quadra, seleção vence com facilidade, e sorteio coloca Argentina no caminho brasileiro nas quartas

Por Bianca Rothier Direto de Londres, Inglaterra

Com seu time já classificado para as quartas de final, Bernardinho quase teve seus planos atrapalhados por dois sets complicados contra a Alemanha. Mas, como o técnico havia desenhado, foi possível dar mais ritmo de jogo a Giba, que ainda tenta recuperá-lo. Deu também para colocar outros reservas para jogar, como Wallace, Rodrigão e Thiago Alves. E foi justamente com esses quatro jogadores em quadra que o Brasil teve mais tranquilidade nesta segunda-feira, no terceiro set. Apesar de repetir alguns momentos de desatenção durante a partida, a seleção masculina venceu com facilidade por 3 sets a 0 (25/21, 25/22 e 25/19) e terminou a primeira fase das Olimpíadas de Londres na segunda posição do Grupo B.

Após o sorteio realizado para definir as quartas de final, o Brasil terá pela frente a Argentina, terceira colocada do Grupo A. O jogo acontece na próxima quarta-feira, às 10h (de Brasília). O SporTV transmite, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real. A Polônia, segunda do A, enfrenta a Rússia, terceira do Grupo B.

Comemoração do Brasil x Alemanha, Vôlei (Foto: Agência AFP)Brasil vence Alemanha com tranquilidade e ainda dá ritmo de jogo para Giba (Foto: Agência AFP)

- Os cinco primeiros pontos da Alemanha nós que demos para eles. Quando você tem qualidade técnica e troca bola com um time menos qualificado, tem vantagem sobre ele. Se  arrisca como ele arrisca, a margem de erro é muito maior. Então, temos que criar essa consciência. Paciência é o segredo. A Argentina é mestre em fazer isso, mas vamos fazer prová-los do próprio veneno - destacou Bernardinho.

Quarta da chave brasileira, a Alemanha enfrentará na próxima fase a Bulgária, primeira do Grupo A, enquanto os Estados Unidos, líderes do Grupo B, vão encarar a Itália.

O jogo

Não foi o primeiro set dos sonhos para o Brasil, mas também não chegou a ser um pesadelo. Mais uma vez, a seleção demorou a entrar no jogo e, cometendo erros, deixou a partida ficar difícil. Mesmo assim, a equipe de Bernardinho permaneceu quase todo o tempo na frente e abriu três pontos de vantagem quando Schops atacou na rede após um grande rali.

A Alemanha até tentou se aproximar algumas vezes, mas o Brasil sempre conseguia se distanciar. Em ataque de Murilo, a vantagem brasileira foi a quatro pontos, e a seleção chegou ao set point (24/20). Coube a Sidão, em uma bola de meio, fechar o set em 25/21.

O segundo set foi ainda mais complicado. Dessa vez foram os alemães que ficaram na frente do placar durante quase toda a parcial, comandados por uma boa atuação de Andrae. Foi justamente em um ace dele que a Alemanha abriu 20/17. Com Giba em quadra desde que a seleção europeia vencia por 14/13, o Brasil reagiu na reta final do set, depois das entradas de Ricardinho e Wallace. Os brasileiros perdiam por 22/20, mas marcaram cinco pontos seguidos e venceram a parcial por 25/22 quando Schops atacou na antena.

Bruno Rezende, Lucas, Marcus Bohme, Brasil x Alemanha, Vôlei (Foto: Agência Reuters)Bruninho faz levantamento para Lucão na vitória do Brasil sobre a Alemanha (Foto: Agência Reuters)

Depois de abrir 2 sets a 0, Bernardinho aproveitou para fazer testes, e o Brasil voltou para o terceiro set com Giba, Rodrigão, Thiago Alves e Wallace em quadra. E os reservas responderam muito bem. Sem muitos problemas, a seleção foi abrindo distância e chegou a ficar nove pontos de vantagem em um bloqueio de Giba: 20/11. Com o fim do jogo próximo, os brasileiros até relaxaram um pouco, mas Wallace atacou para o time chegar ao set point, e Lucão, maior pontuador do time nesta segunda, com dez pontos, marcou o ponto da vitória.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/08/brasil-da-ritmo-giba-bate-alemanha-e-avanca-em-2-do-grupo-no-volei.html

Nenhum comentário: