segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Gols anulados, impedimentos e pênaltis: as polêmicas da rodada#14


Jogo entre Grêmio e Bahia é o que dá mais trabalho para o trio de arbitragem. Fluminense, Internacional e São Paulo reclamam de lances

Por SporTV.com Rio de Janeiro

A partida entre Grêmio e Bahia, no Olímpico, no último domingo, foi a que mais deu trabalho ao trio de arbitragem, em meio às polêmicas da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na vitória por 3 a 1 dos tricolores gaúchos, houve um gol ilegal de Kleber, pênalti que levantou dúvidas, e um gol mal anulado de Fahel por impedimento inexistente.

Na sequência, Fluminense, São Paulo e Internacional também reclamaram de lances com razão. Fred, do Tricolor Carioca, estava em posição legal ao receber belo passe de Deco, que deixou o companheiro de cara para o gol. Ademílson, do Tricolor Paulista, poderia ter balançado as redes duas vezes diante do Sport. O Colorado, por sua vez, contou com um gol contra que, anulado, poderia ter sido validado se a interpretação do assistente fosse outra.
Confira a seguir as polêmicas:

Palmeiras 0 x 1 Internacional – Gol anulado em cruzamento de Fórlan


O lance capital na Arena Barueri poderia ter aumentado o placar da vitória do Colorado sobre o Verdão. Aos 41 minutos do primeiro tempo, Fórlan levantou a bola em direção à área, e o zagueiro Leandro Amaro desviou para a própria rede. O assistente assinalou impedimento de Índio e anulou o gol, que foi contra. Para Gaciba, o jogador do Inter estava em posição irregular, mas há dúvidas se ele participou da jogada, ou não.

- No momento do lançamento, Índio, do Internacional, está em posição de impedimento e deverá ser punido se participar ativamente da jogada. Agora vem a interpretação do lance com os olhos da arbitragem - disse o comentarista.

Veja a análise completa dos lances no Blog do Gaciba
Coritiba 0 x 2 Fluminense - Fred não estava impedido
Aos 29 minutos do primeiro tempo, o atacante Wellington Nem balançou a rede do Coxa, mas teve o gol anulado pelo assistente Fabrício Vilarinho da Silva. Na opinião de Gaciba, a bola realmente bateu no braço do jogador no momento do domínio.

- A posição era legal, mas parece realmente que o jogador domina a bola com o braço, usa ele para amortecer. Para mim acertou o Fabrício. É no limite do braço - disse.

Já no segundo tempo, aos 5 minutos, um impedimento de Fred foi assinalado após belo passe pelo alto de Deco. Neste lance, porém, Gaciba viu o jogador tricolor em posição legal.
- Fred em posição legal. O defensor no meio da área dava condição a ele - afirmou o comentarista.

Aos 18 minutos do segundo tempo, o zagueiro Bonfim, do Coxa, caiu dentro da área tricolor agarrado a Leandro Euzébio. O time parananse pediu pênalti, mas Gaciba não viu falta no lance.
- Tem que dar bola ao chão, pelo fato de os jogadores estarem se agarrando. Há uma mão do jogador do Fluminense e o empurrão do jogador do Coritiba. É muito difícil perceber esse combate dentro da área e ver quem fez o primeiro arranhão.

Perto do fim do jogo, aos 46 minutos do segundo tempo, Marcos Júnior deixou Thiago Neves de cara para o gol do Coxa, mas o meia, que acertou o alvo, estava impedido, segundo o assistente. Um lance aparentemente acertado pela arbitragem, na visão de Gaciba.

- Está na frente da linha da bola. Minha sensação é o acerto do assistente até que a máquina prove o contrário - disse Gaciba.

Grêmio 3 x 1 Bahia - Gol anulado, pênalti duvidoso e impedimento de Kléber
O gol de Fahel, aos 20 minutos do segundo tempo, foi mal anulado, segundo o comentarista. Para o árbitro Cláudio Francisco Lima e Silva, o volante não estava impedido.

- Gol legal. A linha da pequena área é uma boa referência para perceber que no momento do chute o jogador Fahel encontra-se em posição legal - disse o comentarista.
Aos 31 minutos da mesma etapa, o Bahia reclamou do pênalti marcado para o Grêmio, sobre Kleber. O árbitro marcou penalidade máxima, e Elano converteu. Gaciba, porém, encontrou um impedimento de Kléber no lance.

- A falta existiu e foi dentro da área. O agarrão começa fora e continua dentro da área e deve ser punido no momento em que o defensor consegue seu intuito de derrubar o adversário. Mas Kleber realmente está em posição de impedimento no momento do lançamento e o fato de sofrer a penalidade é a constatação de sua participação efetiva na jogada.

O principal lance no Olímpico, contudo, ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo. Souza cobrou escanteio pelo lado esquedo do campo e Kleber desviou para o gol. Os jogadores do Tricolor Baiano reclamaram que o atacante estava impedido. Para Gaciba, ele estava. O árbitro não percebeu o toque do Gladiador.

- Kleber está em posição de impedimento e, obviamente, quando a bola bate em suas costas participa ativamente da jogada.

São Paulo 1 x 0 Sport - Gol mal anulado de Ademílson
Aos 28 minutos do segundo tempo, Ademílson tentou duas vezes, de cara para o gol de Magrão, até balançar a rede na segunda tentativa. O assistente Marcio Eustaquio Sousa Santiago, porém, marcou um impedimendo do atacante no início da jogada. Para o comentarista Maurício Noriega, o jogador estava em posição legal.

- Marcou impedimento que não havia. Há uma perna aberta do jogador do Sport no momento do lançamento - disse o analista.

Logo depois, aos 33 minutos da segunda etapa, o mesmo Ademílson marcou o gol da vitória do Tricolor Paulista. O time pernambucano reclamou de um impedimento de Cícero. Para Noriega, contudo, não houve irregularidade na jogada.

- A posição do Cícero era legal no momento do lançamento, não tem do que reclamar. Por duas vezes seguida o Sport errou essa linha de impedimento.

Acompanhe as análises do Troca de Passes

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/troca-de-passes/noticia/2012/08/gols-anulados-impedimentos-e-penaltis-polemicas-da-rodada14.html

Nenhum comentário: