domingo, 1 de julho de 2012

Portuguesa encurrala o Santos, mas clássico no Canindé termina zerado

Lusa perde várias chances durante a partida, principalmente no primeiro tempo. Apático, Peixe segue sem conseguir vencer no Brasileirão


A CRÔNICA
por Marcelo Hazan

A torcida da Portuguesa se encheu de esperança ao ver o ótimo futebol apresentado pelo time na etapa inicial do confronto. A do Santos, certamente, ficou mais preocupada do que já está com tudo o que viu no Canindé. Ao final do empate sem gols neste domingo, pela sétima rodada do Brasileirão, quem teve mais motivos para lamentar foi a Lusa. Abusando do direito de perder gols, o time rubro-verde não conseguiu a segunda vitória consecutiva (sábado retrasado bateu o São Paulo, por 1 a 0), chegando aos oito pontos, enquanto o Peixe soma cinco na classificação e escapou de uma derrota que pioraria ainda mais o seu momento - a equipe da Vila Belmiro continua sem ganhar na competição e permanece na zona de rebaixamento.

Se lamenta o empate pelo volume de oportunidades claras, a Portuguesa tem o alento de uma boa performance e da certeza de ter acertado na contratação de Dida. O veterano goleiro foi importante praticando boas defesas e passando segurança à defesa
.
Já o Santos vê a média de seu ataque ruir, mesmo com Neymar: são apenas quatro gols marcados nas últimas oito partidas. O craque santista, aliás, não brilhou mais uma vez, ainda que tenha feito ótima jogada no último lance da partida, livrando-se de três marcadores e deixando Borges livre para marcar. Como a fase do setor ofensivo do Peixe não é mesmo boa, o artilheiro do Brasileirão de 2011 isolou apenas com Dida a sua frente. 


Na próxima rodada, a Portuguesa vai a Belo Horizonte enfrentar o Atlético-MG, no Estádio Independência, domingo, às 18h30m (de Brasília). No mesmo dia, mas às 16h (de Brasília), o Santos recebe o Grêmio, na Vila Belmiro.

- Mostramos que a Portuguesa pode ir bem neste campeonato. Agora, é dar continuidade ao bom trabalho - comemorou Dida.

Lusa massacra, mas não marca
Dida provavelmente nem suou a camisa nos 45 minutos iniciais do confronto direto com Neymar. De seu gol, o experiente campeão mundial de 38 anos apenas assistiu ao jogo como espectador de luxo. Praticamente não trabalhou. Só foi exigido numa falta cobrada por Ganso, mas o chute saiu colocado e fraco. O goleiro defendeu em dois tempos.

Do outro lado, porém, Rafael teve de se desdobrar para evitar que o massacre da Lusa virasse uma goleada ainda na etapa inicial, dado o número de oportunidades claras desperdiçadas: foram cinco chances reais de gol, contra nenhuma do Peixe. No total, 12 finalizações da Lusa, contra quatro do time da Baixada.

dida portuguesa santos (Foto: Vagner Campos / Agência Estado)Dida praticamente não foi exigido no primeiro tempo (Foto: Vagner Campos / Agência Estado)
 
Apático e sem qualquer esboço de bom futebol, o Alvinegro, como de costume, ficou dependente dos lances de Neymar. Um bonito chapéu de costas, outro bom lançamento para Douglas e uma falta dura sofrida logo no início da partida davam a impressão de que o jogador faria o que quisesse com a defesa adversária. Ficou só na promessa.

A Lusa, por sua vez, abusou do direito de perder gols. Guilherme, um dos melhores da Portuguesa, Diego Viana e Ananias se revezaram no bombardeio a Rafael. Guilherme tentou de várias maneiras: bomba de fora da área, finalização dentro da pequena área no travessão e cruzamento perigoso nos pés do volante Adriano, que quase fez gol contra, mandando na trave. Houve ainda uma cabeçada de Rogério, que subiu livre e mandou por cima. Era questão de ajuste fino.

Enquanto isso, o Santos seguia insistindo nas bolas para Neymar, que até conseguia vez ou outra levar a melhor sobre os adversários. Bem marcado, porém, o atacante chegou a soltar o braço direito no rosto de Ivan, em lance que lhe rendeu cartão amarelo.

- Pegou sim, mas foi sem querer. Eu fui proteger a bola, ele acabou abaixando e pegou. Mas jamais bateria na cara de alguém - justificou o craque, na saída para o vestiário.

Peixe melhora pouco, e Lusa 'tira o pé'
Percebendo a fragilidade santista pelas duas laterais, Muricy Ramalho voltou para o segundo tempo com duas alterações: Juan entrou no lugar de Léo, e Elano ganhou a vaga do jovem Douglas (Henrique foi deslocado para a lateral direita).

O efeito prático na defesa foi imediato: o Peixe parou de sofrer com as jogadas pelas linhas de fundo (foram nove da Lusa contra nenhuma do Santos na etapa inicial). Mas, se defensivamente o Alvinegro se acertou, no ataque continuava improdutivo.

Sentindo o cansaço pela volta ao time após trabalho de reequilíbrio muscular, por conta de uma artroscopia no joelho direito, Ganso deu lugar a Gerson Magrão aos 15 minutos do segundo tempo.
Somente aos 25 minutos, o até então espectador Dida teve trabalho de verdade e precisou sujar o uniforme. Antes de cobrar falta pela esquerda, Elano ouviu a torcida do Santos gritar seu nome. O meia retribuiu o gesto aplaudindo de volta e cruzou na medida para Edu Dracena. No segundo pau, o capitão escorou para o meio da área e Durval chegou cabeceando à queima-roupa. O bom e velho goleiro apareceu, operando um milagre e espalmando a bola.
A partida caiu de ritmo, as chances claras desapareceram e nem mesmo a alteração de Geninho, tirando Ananias para a entrada de Rodriguinho, surtiu efeito.

Emoção somente aos 47 minutos, quando Neymar disparou de antes do meio-campo, superando a marcação de três e atraindo a de um quarto, e deixou Borges livre para marcar, diante do goleiro Dida. Mas o atacante perdeu chance incrível, isolando a bola por cima. Não seria mesmo justo para a Lusa levar esse gol. Afinal, foi melhor durante a maior parte do jogo.

FONTE:
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4193150885514913552#editor/target=post;postID=3368624287534062910

Nenhum comentário: