domingo, 17 de junho de 2012

Ponte Preta ganha primeira e mantém Corinthians na lanterna do Brasileiro

Gol de André Luiz, ainda no primeiro tempo, dá vitória aos campineiros. O Timão, em cinco rodadas até aqui, soma apenas um ponto na tabela


A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

A Ponte Preta conquistou neste domingo sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. E a vítima foi justamente o Corinthians, eliminado pelo time do técnico Gilson Kleina nas quartas de final do último Paulistão. O gol de André Luiz no primeiro tempo assegurou o triunfo no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O time da capital atuou com os reservas.

Com essa vitória, a Macaca chegou a seis pontos, se afastou da zona de rebaixamento e saltou para área intermediária na tabela. Já o Corinthians, totalmente focado na Libertadores da América, amarga a lanterna da competição nacional, com apenas um ponto em cinco rodadas.
Pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians volta a campo no próximo domingo, às 16h, contra o Palmeiras, no estádio do Pacaembu. Antes disso, porém, no mesmo local, o Timão recebe o Santos, na quarta-feira, pela segunda partida da semifinal da Libertadores da América. O time de Tite venceu o primeiro jogo por 1 a 0.

Já eliminada da Copa do Brasil, a Ponte Preta descansa durante a semana e viaja ao Rio de Janeiro no fim de semana. No domingo, às 18h30, encara o Botafogo. O duelo está marcado para o Engenhão.

Douglas, Ponte Preta x Corinthians (Foto: Celio Messias / Agência Estado)Douglas, do Corinthians, recebe a marcação de dois adversários (Foto: Celio Messias / Agência Estado)
 
Macaca domina Timão

Adversários nas quartas de final do Campeonato Paulista, Ponte Preta e Corinthians se reencontraram em situação bem diferente. Pelo menos no Brasileirão. Com três empates e uma derrota nas quatro primeiras rodadas, a Macaca recebeu um Timão fragilizado na competição, com um empate e três derrotas.
Com a cabeça nas semifinais da Libertadores da América, o Corinthians tem usado time reserva no nacional. Mas não tem se encontrado. Melhor para a Ponte Preta, que ousou mais no primeiro tempo e foi para cima do rival da capital. Chegou com perigo em pelo menos quatro oportunidades. E como recompensa, abriu o placar.

Demorou, é verdade, para a superioridade da Macaca na etapa inicial ser transformada em gol, mas, aos 41 minutos, Cicinho fez boa jogada pela direita e cruzou. Roger desviou, e André Luiz completou de cabeça, sem chance para Julio Cesar, que voltava a ser titular após 55 dias.

- O jogo está difícil, mas a vantagem está de bom tamanho. Agora é voltar concentrado para mantê-la. Hoje é dia de vencer – declarou o atacante Roger.

Bem abaixo do que todos esperam do atual campeão brasileiro, o Corinthians não conseguia criar chances. Tentou apenas em duas oportunidades. Uma com Willian, e outra com Elton. Desentrosado, o Timão dependia de alguns lampejos do meia Douglas, mas estava complicado para o armador se encontrar em campo.

- Está difícil, está difícil – resumiu o meia, na saída para o intervalo.

Vantagem mantida
Mesmo depois de um primeiro tempo ruim e em desvantagem no placar, o Corinthians voltou para a etapa final com a mesma formação. Mas Tite não resistiu por muito tempo. Antes mesmo de dez minutos, o comandante efetuou a primeira alteração no Timão: Romarinho entrou no lugar de Willian.

Porém, nada mudou. A Ponte Preta seguia melhor em campo, apesar de o Corinthians mostrar mais ímpeto ofensivo. O time de Campinas só não ampliou aos 13 minutos, porque Roger, sozinho na grande área e sem marcação, pegou mal na bola e mandou por cima do gol de Julio Cesar.

Sem conseguir chegar com perigo ao gol da Macaca, Tite colocou o time ainda mais à frente. Sacou Ramírez e mandou a campo o atacante Adilson. Para quem já estava na lanterna da competição, arriscar não era loucura. Era obrigação. Mas a Ponte, além de marcar bem, contava com a falta de organização do adversário.

A última alteração de Tite na partida também foi no ataque. Aos 24 minutos, o treinador do Corinthians colocou Liedson no lugar de Elton. Com três atacantes em campo faltava ao Timão qualidade na armação. Douglas, apagado e pouco inspirado, só tentava com bolas alçadas na área.

Empurrada por sua torcida, a Ponte Preta não se intimidou com o início de pressão do adversário e respondeu com contra-ataque. Faltou, no entanto, melhor pontaria. De qualquer maneira, a equipe do técnico Gilson Kleina conseguiu manter a vantagem e conquistar sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2012/17-06-2012/ponte-preta-corinthians.html



Nenhum comentário: