domingo, 17 de junho de 2012

Tommy Haas surpreende, evita hexa de Federer e volta a triunfar em Halle

Alemão de 34 anos não conquistava um título no circuito desde 2009

Por GLOBOESPORTE.COM Halle, Alemanha

Os cinco títulos no ATP 250 de Halle e as nove vitórias seguidas sobre o rival deste domingo colocavam Roger Federer como favorito absoluto a mais um título na grama do torneio alemão. Tommy Haas, contudo, ignorou as probabilidades, surpreendeu o número 3 do mundo e, empurrado pelos fãs locais, triunfou. Por 7/6(5) e 6/4, o veterano alemão de 34 anos derrubou Federer e conquistou seu segundo título em Halle.

Tommy Haas tênis Halle final troféu (Foto: Reuters)Tommy Haas, três anos depois, volta a levantar o troféu do ATP 250 de Halle (Foto: Reuters)
 
Haas não levantava um troféu desde 2009, quando foi campeão no mesmo torneio. O ex-número 2 do mundo, que começou o torneio como 87º do ranking e só entrou na chave graças a um convite da organização, agora tem 13 títulos na carreira. Curiosamente, Haas não perde uma decisão desde 2002. A vitória deste domingo foi sua oitava consecutiva em uma final.

Federer, por sua vez, perdeu mais uma chance de conquistar o hexa em Halle. Campeão em 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008, o suíço alcançou a final também em 2010, mas foi derrotado pelo australiano Lleyton Hewitt. Em seu retrospecto contra Haas, agora tem dez triunfos e três reveses.

Suíço larga na frente
Federer começou a partida arrasando. Quebrou o saque de Haas no primeiro game e teve chances de quebra no terceiro e no quinto. O alemão, que escapou dos últimos break points, foi recompensado no sexto game, graças a seguidos erros do suíço. Quando Federer jogou uma direita fácil na rede, cedeu a quebra e viu o placar ficar igual em 3/3.

O tenista da casa ganhou confiança e passou a confirmar seus saques sem problema. No décimo game, sacando em 4/5, Federer novamente errou seguidas vezes. Haas teve dois set points, mas cometeu duas falhas não forçadas e não aproveitou. A decisão só veio no tie-break, e o suíço, que vivia momento instável, pagou o preço. Por 7/5, o tenista da casa fechou a parcial.
Quando o segundo set começou, Haas levava vantagem na maioria das trocas de bola e confirmava o serviço com mais facilidade. Federer escapou de games complicados um par de vezes, mas sucumbiu no nono game, quando cometeu alguns erros e viu o alemão vencer um belo rali com uma passada de esquerda.

O ponto rendeu a quebra decisiva a Haas, que sacou para a partida na sequência. O último game ainda teve um escorregão de Federer, que ficou deitado na grama no fundo de quadra. Pouco depois, o tenista da casa fechou o jogo e fez a festa da torcida.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/tommy-haas-surpreende-evita-hexa-de-federer-e-volta-triunfar-em-halle.html

Nenhum comentário: