sexta-feira, 6 de abril de 2012

Feijão não consegue se impor, e Colômbia sai na frente na Davis

Número 2 do Brasil é superado por Santiago Giraldo, 55 do mundo, no primeiro jogo em São José do Rio Preto (SP). Bellucci faz segunda partida

Por Alexandre Cossenza Direto de São José do Rio Preto (SP)
 
O plano era impor os saques e o jogo ofensivo, mas João Souza não conseguiu implantá-lo por tempo suficiente para triunfar.O número 2 do Brasil, mais conhecido como Feijão, sacou bem esporadicamente, mas não evitou os ralis com o consistente colombiano Santiago Giraldo (55 do mundo). O visitante fez 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/4, e triunfou no primeiro jogo do duelo entre Brasil e Colômbia, em São José do Rio Preto (SP), válido pelo Zonal das Américas - espécie de segunda divisão da Copa Davis.

tênis Feijão  (Foto: Alexandre Cossenza / Globoesporte.com)Feijão não conseguiu se impor diante do colombiano Giraldo (Foto: Alexandre Cossenza / Globoesporte.com)
Perdendo a melhor de cinco por 1 a 0, o Brasil espera que seu melhor tenista, Thomaz Bellucci (45), consiga o empate ainda nesta sexta-feira. O paulista entra em quadra contra Alejandro Falla (56) logo em seguida. A partida terá transmissão ao vivo do SporTV.

Se Feijão entrou em quadra nervoso, a tensão não ficou óbvia. Logo no primeiro game, Giraldo jogou três esquerdas na rede e cedeu um break point, que o brasileiro desperdiçou errando uma direita. O colombiano logo encontrou seu tênis consistente e, no sexto game, conquistou suas primeiras chances de quebra. Feijão salvou dois break points seguidos, mas, depois, jogou uma direita na rede e outra para fora. Giraldo quebrou e, em seguida, fez 5/2. O brasileiro ainda teria oportunidades para igualar o placar, mas errou uma direita boba quando teve um break point. Giraldo, então, encaixou três bons saques, salvando outro break point e fechando a parcial em 6/3.

O segundo set começou mal para Feijão. Com seguidos erros e uma subida à rede que terminou com um voleio errado, o brasileiro perdeu o saque no primeiro game. O tenista da casa chamou a torcida, que demorou a acordar, mas fez barulho quando Feijão salvou dois break points no quinto game e contou com seguidos erros de Giraldo para finalmente devolver a quebra no sexto e empatar em 3/3.
Luzes apagam, Feijão idem
O número 2 do Brasil estava bem no jogo, mas bobeou no nono game. Depois de perder dois game points, Feijão viu os holofotes do Harmonia Tênis Clube piscarem. O jogo prosseguiu com metade das luzes, e Giraldo jogou dois belos pontos para conseguir nova quebra. O colombiano sacou logo depois para o set e não bobeou. Por 6/4, abriu 2 a 0.

Colombiano também leva sorte

O início do terceiro set foi cruel com o brasileiro. Giraldo ganhou ponto com uma bola que tocou na fita e outro com uma bola que quicou na linha e mudou de ângulo. Sem vencer um ponto sequer, Feijão perdeu o serviço e novamente teve de correr atrás. A vantagem colombiana no placar era grande, e a torcida murchou. Até que a sorte mudou. Sacando em 4/3, Giraldo cometeu um erro e viu uma bola de Feijão tocar na fita e morrer pertinho, dando o ponto ao brasileiro. O paulista teve três break points (0/40) e, no segundo deles, comemorou um erro do adversário, que lhe cedeu a quebra. O público se levantou, Feijão gesticulou para a plateia, e o momento parecia mudar novamente.

Com 4/4, Feijão abriu 40/15, mas não conseguiu fechar. Giraldo fazia boas devoluções e ameaçava. Com uma curtinha ruim, o brasileiro viu o rival alcançar a bola, fazer a passada e chegar a mais um break point. Feijão, então, mandou uma direita para fora e perdeu o saque. O colombiano não daria mais chances. No décimo game, Giraldo sacou e confirmou o primeiro ponto da Colômbia em São José do Rio Preto.

FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/eventos/copa-davis/noticia/2012/04/feijao-nao-consegue-se-impor-e-colombia-sai-na-frente-na-davis.html

Nenhum comentário: