sábado, 25 de fevereiro de 2012


Relatório do tribunal aponta dados diferentes dos comitês locais acerca das obras nas arenas; mobilidade tem menos de 4% de desembolso

Por Marcelo Parreira Brasília

O Tribunal de Contas da União divulgou na sexta-feira mais um relatório sobre os preparativos do Brasil para a Copa do Mundo de 2014. Um dos dados que mais chama a atenção no documento se refere à discrepância de informações entre o TCU e os comitês locais em relação aos percentuais de execução das obras nos estádios até o final de janeiro.

PERCENTUAIS DE EXECUÇÃO DAS OBRAS
Estádio Segundo o
Comitê Local
Segundo o TCU
Fonte Nova 51% 37,5%
Arena PE 32% 21,2%
Mineirão 45% 35,3%
Nacional 50% 42,5%
Maracanã 32% 25,4%
Natal 18,5% 11%
Cuiabá 38% 37,6%
Itaquera 25% 23%
Em alguns casos, a diferença supera os 10 pontos percentuais. Um exemplo é o estádio da Fonte Nova, em Salvador. Segundo o comitê baiano, até 31 de janeiro, a construção da arena já estava 51% realizada. O relatório do TCU, que não apresenta a data de encerramento do seu levantamento, aponta um percentual de execução na obra de 37,5%. Já no caso da Arena de Pernambuco, em Recife, o tribunal informa que a obra está 21,2% realizada, contra o dado de 32% informado pelo comitê pernambucano.

As diferenças também surgem no Mineirão (35,3% para o TCU contra 45% para o comitê local), Estádio Nacional de Brasília (42,5% contra 50%), Maracanã (25,4% contra 32%) e na Arena das Dunas de Natal (11% contra 18,5%). Em outros casos, a discrepância diminui, como em Cuiabá (37,6% contra 38%) e no estádio do Corinthians em Itaquera, São Paulo (23% contra 25%)
.
Obras do Maracanã em fevereiro, 35% (Foto: Consórcio Maracanã Rio 2014/Divulgação)Para TCU, Maracanã terminou janeiro 25,4% concluído (Foto: Consórcio Maracanã Rio 2014/Divulgação)

Para o TCU, apenas a obra do estádio do Castelão, em Fortaleza, já passou da metade (50,9%) - o comitê local dizia que até 31 de janeiro a obra já estava 56% concluída. Não foi possível comparar os dados relativos à Arena da Amazônia, em Manaus, porque o relatório do TCU não traz informações sobre o andamento da obra. Já o Beira-Rio, cujo percentual informado pelos responsáveis é de 28%, é citado como uma obra parada pelo tribunal. A Arena da Baixada, em Curitiba, é vista com um percentual de execução de apenas 5,5% pelos técnicos do TCU, mas os responsáveis pela obra afirmam que, por se tratar de uma reforma, a obra já está 60% concluída.

O relatório não traz comentários acerca do andamento das obras, e cita apenas acórdãos do tribunal relativos à fiscalização das obras que possuem financiamento pelo BNDES. Também não há maiores detalhes sobre a construção e reforma das arenas.

Menos de 4% de desembolso


O documento traz também atualizações sobre as obras nos aeroportos - com informações sobre as concessões feitas em Brasília, Guarulhos e Campinas -, de mobilidade urbana e nos portos. Estes últimos apresentam um quadro preocupante. Seis das sete obras previstas deveriam ser iniciadas até este mês, mas apenas o porto de Recife já foi propriamente iniciado. Em alguns casos, como no porto de Santos, o edital para a execução da obra ainda está sendo elaborado, e no Rio de Janeiro, o edital de licitação foi suspenso

Já em relação às obras de mobilidade urbana, o relatório traz dados sobre os financiamentos pela Caixa Econômica Federal. Das 47 operações de crédito contratadas, apenas 7 já tiveram desembolso. Em valores, menos de 4% do valor previsto - pouco mais de R$ 5,3 bilhões - já foram liberados.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2012/02/tcu-e-cidades-sede-divergem-sobre-preparacao-de-estadios-para-2014.html

Nenhum comentário: