terça-feira, 1 de novembro de 2011

Agora famoso em casa, 'Helmut' Cacau quer enfrentar Brasil em 2014

Naturalizado e idolatrado pela torcida do Stuttgart, atacante analisa nova geração da seleção alemã, lembra começo no país e sonha com outra Copa


Por Rafael Maranhão Direto de Stuttgart, Alemanha

Cacau comemora gol do Stuttgart (Foto: Divulgação/Site Oficial do Stuttgart)Ídolo do Stuttgart, Cacau está há 11 anos na
Alemanha (Foto: Divulgação/Site do Stuttgart)

No dia seguinte dos jogos em casa, o Stuttgart abre as portas do Centro de Treinamento para a torcida acompanhar a leve atividade do time. Quando a partida acontece num sábado, vira um programa imperdível para uma manhã de domingo. Entre os mais de 50 torcedores, a maioria são jovens e famílias com crianças, que gritam o nome do jogador preferido quando ele senta num banco em frente ao campo principal para uma longa entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

- Cacau! Cacau!
Claudemir Jeronimo Barreto sorri e acena para os fãs. O apelido era como ele mesmo se chamava quando pequeno, em Santo André, por não conseguir dizer o próprio nome. No Brasil, Cacau trabalhou como servente de pedreiro e vendeu água em engarrafamentos para ajudar a família enquanto tentava sem sucesso um lugar para jogar. Há 11 anos, foi para a Alemanha atuar na Quinta Divisão em busca da última chance de ganhar a vida com o futebol.
Superou o frio, aprendeu o idioma, adaptou-se à cultura e virou ídolo. Há dois anos, recebeu a cidadania alemã e tornou-se exemplo de um imigrante que se integrou e venceu. Chegou à seleção local e foi o brasileiro melhor colocado na África do Sul. Na Copa do Mundo, conquistou não apenas a medalha de terceiro lugar, guardada com carinho em casa, mas também o reconhecimento no país de onde veio. Ganhou até novo nome: Helmut.
- Eu senti a diferença assim que cheguei ao Brasil depois do Mundial para passar férias. As pessoas já me olhavam, reconheciam. Mudou bastante mesmo - diz Cacau.
Mas mudança para valer, o atacante de 30 anos espera encontrar em 2014, jogando a Copa na terra natal. De preferência, enfrentando a seleção brasileira. Ele mesmo diz que os menos de 5 minutos em campo contra o Brasil num amistoso, em agosto, não valeram. Cacau quer sentir a emoção de ver as camisas amarelas do outro lado num jogo importante, que valha muito. E aposta na própria equipe, empolgado com a nova geração alemã, de Mesut Özil, Sami Khedira e um jovem de 19 anos que ele diz que será o melhor do time.

Ainda se lembra do primeiro dia na Alemanha? Como foi quando você chegou?
Lembro, claro. Estava fazendo 35 graus, era julho, estava muito quente em Munique. Lembro que quando vi aquela estrada lisa, parecendo que você estava num metrô, eu disse: "cadê os buracos?". Foi bom chegar no verão, é mais fácil quando você vem do Brasil. O problema é que eu não entendia quando o pessoal falava do frio. No início, era tudo festa. Aí, em outubro, começou a esfriar um pouco e eu "nossa!". Depois veio novembro e ficou pior ainda. Dezembro ainda mais. Muito, muito frio mesmo. Meu pé congelou quando eu estava jogando e criou uma bolha na parte de trás. Pedi ao treinador para sair porque não aguentava correr, já não sentia mais os pés. Esse foi meu primeiro inverno, chegando para treinar em cima da neve e jogando com bola cor laranja.

Você começou a jogar logo que chegou?
Não, fiz teste em duas equipes. No Grasshopper, da Suíça, eu não passei. Aqui na Alemanha, no Türk Gücü München, da Quinta Divisão, também não acertei de cara. Mas depois comecei a treinar e disseram que iriam assinar comigo. Voltei para o Brasil para cuidar do visto, mas aí falaram que o time estavam sem dinheiro. Quem me ajudou e assumiu toda a responsabilidade na época foi um brasileiro, o Osmar, que foi quem me trouxe para cá e com quem eu morava quando cheguei. Ele ainda vive em Munique e tem uma banda chamada Sambatuque. Quando eles iam tocar, eu acompanhava. Ajudava a carregar, montar e desmontar os instrumentos. Comecei a jogar bem e chamei a atenção do Nuremberg. Foi lá que eu apareci para o futebol alemão.

cacau alemanha uruguai (Foto: agência Getty Images)Cacau em ação pela seleção alemã na última Copa do Mundo, na África do Sul (Foto: Getty Images)

Como é a vida de ídolo em Stuttgart? E a relação com o ex-time?
Nas ruas, quando encontro algum torcedor do Nuremberg, eles são sempre simpáticos, lembram a minha passagem por lá. Mas, dentro do estádio, quando enfrento eles, sempre pegam no meu pé. Quando eu saí de lá e vim para o Stuttgart, o treinador e os dirigentes disseram que eu não queria renovar o contrato porque queria mais dinheiro. Como eles são os responsáveis pelo time, ficou a imagem de que eles é quem tinham razão. Então o torcedor ficar com raiva, claro. Mas em Stuttgart foi onde minha vida realmente mudou e me estabeleci, dentro e fora de campo. Aqui eu já estava casado, aqui nasceram meus filhos, Lídia e Levir, e aqui eu fui campeão alemão. O começo foi difícil, mas eu amadureci bastante, aprendi com os fracassos e as dificuldades não só com o sucesso.

O futebol alemão mudou muito desde que você chegou. Hoje, a seleção da Alemanha tem um outro estilo e uma outra cultura. Ninguém pode mais falar de futebol-força com talentos como Özil, Khedira, Müller, etc. O que aconteceu?
Foi uma mudança de filosofia, que começou com a chegada do Klinsmann e do Joachim Löw para comandar a seleção e teve continuidade. O Löw já está há sete anos na seleção e trouxe uma nova filosofia de jogar futebol. Hoje, no treino da Alemanha, você dá um passe e a bola vai na altura da canela ou do joelho, ele para e reclama. Quer bola no chão, quer toque de bola, não gosta de diagonal, não gosta de bola longa. O jogador tem que procurar solução com a bola no chão. Ele sempreu bateu na mesma tecla. No começo não dava tão certo, mas depois mudou. Tanto que hoje ninguém nem mais critica ele. A seleção está chegando a um grande nível, combinando esse novo estilo com a velha mentalidade de nunca desistir, de sempre correr atrás. É uma mescla de técnica e força excelente, que vem sendo feita desde as divisões de base, com o Matthias Sammer.

Quem é o melhor jogador dessa nova geração?
São vários jogadores de talento. O Khedira eu conheço bem, ele começou aqui no Stuttgart. O pai dele está sempre aqui nos treinos. O Özil é excelente, mas se o Mario Götze continuar nesse nível e não tiver contusão grave, será um jogador diferenciado. Vai estar acima. O Özil hoje ainda está num nível a mais, tem dois, três anos a mais de carreira e se desenvolveu muito no Real Madrid. Mas os dois podem jogar juntos, têm estilos diferentes.

O Brasil sofreu no amistoso contra a Alemanha, em agosto. E Özil e Khedira nem jogaram.
A Alemanha está mais entrosada, o time vem jogando junto desde a Copa e vinha muito bem nas Eliminatórias. Tudo isso ajudou. Esse é um time que tem tudo para chegar num nível ainda melhor na Copa do Mundo.

Como foi enfrentar a Seleção Brasileira exatamente no estádio do Stuttgart?

Foi muito rápido, joguei só uns 5 minutos. Claro que eu tinha vonta de atuar por mais tempo, mas a oportunidade de estar ali e jogar foi boa. Quando ia chegando mais perto da partida, eu ia amadurecendo a ideia e ficava pensando: "como será?". Mas foi um sentimento bom, não foi ruim como imaginei. Quer dizer, ruim no sentido de jogar contra a Seleção Brasileira. Penso que num jogo de mais importância, numa Copa, será algo mais forte. Na hora em que toca o hino dá aquele arrepio, mas, em campo, você não pensa muito nisso.

Na Alemanha você é famoso, mas e no Brasil, já te reconhecem?
Antes da Copa do Mundo, acho que eu só era famoso em Mogi das Cruzes, onde fui criado (risos). Mas depois da Copa mudou muito. Falaram muito em mim, a Alemanha foi bem e todo mundo pôde me conhecer. Depois da Copa, fui passar férias na Bahia e quando cheguei ao hotel todo mundo sabia quem era o Cacau. No fim do ano, na parada do campeonato, fui para o Brasil de novo. Estava na praia e vi uma pessoa vindo na minha direção. Pensei: "eu conheço esse cara". Era o Marques, ex-jogador do Corinthians e do Atlético-MG. Ele perguntou: "Você é o Cacau, né?". E eu: "Você é o Marques, né?" (risos). Ele disse que foi o filho dele quem me reconheceu. A molecada hoje conhece todo mundo por causa desses jogos de videogame. Em Mogi das Cruzes, eles sabem os nomes dos jogadores do meu time inteiro. Dizem que jogam com o Stuttgart para eu fazer gol. Eu não sou muito de videogames. Já joguei, mas acho que o Cacau verdadeiro é melhor.

Qual o seu time no Brasil?
Eu joguei nas divisões de base do Palmeiras numa época boa, o time só tinha craques, eu via o Roberto Carlos, depois teve o Djalminha. Mas, apesar disso, eu sempre fui corintiano. Hoje eu quase não acompanho. Nem vejo TV brasileira na minha casa. Assisto mais às TVs daqui porque acho importante você saber mais sobre o país onde vive.

Você também faz parte de um programa da Federação Alemã com imigrantes. Qual é a sua função?
Eu sou uma espécie de embaixador para integração, como exemplo de um imigrante que se adaptou, aprendeu o idioma, teve facilidade para se integrar e que pode mostrar aos outros o que é importante. Eu procuro dizer às pessoas para tentarem aprender a língua, para entrarem na cultura do país e não viverem só no próprio mundo, se não você fica totalmente excluído. Não adianta querer que todo mundo se igual a você. As pessoas na Alemanha conhecem a minha história, já fizeram muitas reportagens sobre mim, elas sabem que eu vim de baixo e não esqueço das minhas origens. Eu procuro passar isso principalmente para os jovens que estão sem expectativa, para que não desistam. Por causa do tempo, às vezes é difícil participar. Mas eu participei da entrega dos prêmios para os melhores projetos de integração.

Já sofreu racismo na Alemanha?
Nunca aconteceu. Creio que, por causa do passado e da história do país, o povo aqui tem tanto medo de que falem em racismo que acaba muitas vezes indo para o extremo oposto e aceita tudo. Não existe um equilíbrio, pois as pessoas têm medo de criticar algumas coisas. Não sei dizer se é igual em todas as regiões do país, mas, pelo que eu vivi, vejo que isso depende muito da própria pessoa também. No início, eu não entendia, levava as críticas para o lado pessoal. Mas depois vi que é o jeito deles, que eles cobram todo mundo do mesmo jeito. A Alemanha hoje é multicultural e tem que melhorar isso dos dois lados, com cada um fazendo a sua parte. O futebol ajuda porque dentro de campo não faz diferença quem está do seu lado. Você tem que jogar junto.

Você se adaptou tão bem que ganhou até um nome alemão, não?
O pessoal aqui me chama de Helmut (risos). Isso começou depois que eu recebi a cidadania alemã e um companheiro de equipe disse que eu devia ter um nome alemão também. Daí passou a me chamar de Helmut. Foi engraçado. Depois que saiu na imprensa, isso ficou ainda mais forte. No jogo contra o Brasil, quando eu estava no banco, a torcida inteira começou a gritar: "Helmut! Helmut!". Depois do jogo os brasileiros vieram me perguntar o que é que estavam gritando e deram risada.

Em 2014 você vai estar com 33 anos. Acha que dá para chegar até a Copa do Mundo no Brasil?
Sim, vou lutar muito para isso. Agora a prioridade é a Eurocopa do ano que vem. A concorrência é grande, brigo por um lugar no ataque com o Mario Gomez e o Miroslav Klose. Tenho que disputar o Euro. Jogando e tenho boa participação, as chances de seguir no grupo são muito boas e ir para o Brasil. Esse é o meu sonho.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2011/11/agora-famoso-em-casa-helmut-cacau-quer-enfrentar-brasil-em-2014.html

Nenhum comentário: