quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cara nova: Maracanã encerra obras de retirada da antiga cobertura


Nova estrutura, sustentada por cabos de aço, terá durabilidade de 50 anos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Maracanã: retirada a última placa da antiga cobertura (Foto: Divulgação / EMOP)Guindastes retiram última placa de concreto da
cobertura do Maracanã (Foto: Divulgação / EMOP)

Uma mudança radical já está feita no Maracanã: a Empresa de Obras Públicas (Emop) removeu na última quarta-feira a última placa de concreto da antiga cobertura do estádio. Pelo projeto para a Copa do Mundo de 2014, o palco da final do torneio vai ganhar uma nova estrutura em membrana tensionada, sustentada por cabos de aço, com durabilidade de 50 anos.
De acordo com a Empresa de Obras Públicas, a nova cobertura terá 50 mil metros quadrados e vai coletar água de chuva para ser reutilizada. Um sistema de drenagem, que será instalado no local, vai direcionar a água para uma cisterna, para utilização principalmente na irrigação do gramado. No campo, o sistema de drenagem no campo vai recolher o excedente e direcionar para a reutilização.
O Emop explicou que as obras do Maracanã seguem as regras para construções sustentáveis e ambientalmente eficientes. Além do reaproveitamento da água da chuva, o estádio também vai utilizar a energia solar para o aquecimento das duchas e torneiras dos banheiros do "Maior do Mundo".
Durante as obras, o estádio conta com um depósito de entulhos em uma máquina que separa o concreto das estruturas de ferro, transformando o mesmo em brita, que são reutilizadas nas obras. A trituração do material demolido no local das obras elimina o tempo gasto com o transporte de entulho até os lixões na cidade e contribui para o trânsito no entorno do Maracanã, que não fica comprometido em horários de pico.

Obras no Maracanã - retirada da cobertura (Foto: Divulgação)As obras no  Maracanã  devem ser encerradas apenas em fevereiro de 2013 (Foto: Divulgação)

Obras no Maracanã - retirada da cobertura (Foto: Divulgação)O Maracanã sem cobertura: palco da final da Copa do Mundo de 2014 já tem nova cara (Foto: Divulgação)

FONTE^

Nenhum comentário: