Nova estrutura, sustentada por cabos de aço, terá durabilidade de 50 anos
Guindastes retiram última placa de concreto da
cobertura do Maracanã (Foto: Divulgação / EMOP)
cobertura do Maracanã (Foto: Divulgação / EMOP)
De acordo com a Empresa de Obras Públicas, a nova cobertura terá 50 mil metros quadrados e vai coletar água de chuva para ser reutilizada. Um sistema de drenagem, que será instalado no local, vai direcionar a água para uma cisterna, para utilização principalmente na irrigação do gramado. No campo, o sistema de drenagem no campo vai recolher o excedente e direcionar para a reutilização.
O Emop explicou que as obras do Maracanã seguem as regras para construções sustentáveis e ambientalmente eficientes. Além do reaproveitamento da água da chuva, o estádio também vai utilizar a energia solar para o aquecimento das duchas e torneiras dos banheiros do "Maior do Mundo".
Durante as obras, o estádio conta com um depósito de entulhos em uma máquina que separa o concreto das estruturas de ferro, transformando o mesmo em brita, que são reutilizadas nas obras. A trituração do material demolido no local das obras elimina o tempo gasto com o transporte de entulho até os lixões na cidade e contribui para o trânsito no entorno do Maracanã, que não fica comprometido em horários de pico.
As obras no Maracanã devem ser encerradas apenas em fevereiro de 2013 (Foto: Divulgação)
O Maracanã sem cobertura: palco da final da Copa do Mundo de 2014 já tem nova cara (Foto: Divulgação)
FONTE^
Nenhum comentário:
Postar um comentário