segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Armandão: André Lima é o craque da 21ª rodada com 'hat-trick' no Olímpico

Centroavante foi o nome do jogo na goleada do Grêmio por 4 a 0 sobre o Atlético-PR. Rafael Sobis também se destacou na virada do Fluminense


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A 21ª rodada do Campeonato Brasileiro tem um dono, e este se chama André Lima. Não é exagero. Com três gols e participação direta em mais um na goleada do Grêmio por 4 a 0 sobre o Atlético-PR, o centroavante, com uma nota 9, arrebatou o prêmio de craque da rodada com base nas avaliações do Troféu Armando Nogueira. Aliás, os homens de frente se destacaram neste fim de semana, e não à toa dominaram a seleção. O xará de André Lima, André Dias, do América-MG, também deixou a sua marca duas vezes contra o Vasco, na goleada do Coelho por 4 a 1. O atacante inclusive já vestiu a camisa cruz-maltina.
No sábado, Rafael Sobis saiu do banco para incendiar o Fluminense, que perdia para o Atlético-GO por 2 a 0. Com dois gols seus, o Tricolor das Laranjeiras conseguiu uma virada incrível sobre o Dragão, por 3 a 2. Daniel Carvalho, do Atlético-MG, mostrou que pode ser útil ao técnico Cuca, que a princípio o descartou ao assumir o cargo e depois decidiu reintegrá-lo. Na companhia do meia na seleção da rodada, está o volante Pierre, escanteado no Palmeiras no início da temporada. Ele também se destacou na vitória atleticana sobre o Avaí.
Vale lembrar que a seleção do campeonato - que nesta rodada foi integrada por jogadores de Grêmio, Atlético-MG, Bahia, América-MG, Coritiba, São Paulo e Fluminense - é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM.
chamada carrossel - seleção da 21ª rodada brasileirão (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
GOLEIRO
Com quatro defesas difíceis, Vanderlei, do Coritiba, fechou o gol diante do líder Corinthians, no Couto Pereira, garantindo o triunfo coxa-branca por 1 a 0 e a vaga na seleção da 21ª rodada com nota 8. Apesar de ter feito mais defesas difíceis que o companheiro de posição (cinco), o colorado Muriel ficou com 7,5 e perdeu o lugar no selecionado pelo empate por 1 a 1 com o Ceará, no Presidente Vargas. Nos acréscimos de Palmeiras e Cruzeiro, o árbitro marcou pênalti a favor do Verdão. Marcos Assunção foi para a cobrança, mas a bola parou nas pernas do arqueiro Rafael, que evitou a derrota celeste fora de casa e ganhou nota 7. Vale ressaltar a defesa esperacular de Renan Rocha, do Atlético-PR, na goleada sofreida pelo Grêmio, justamente em uma finalização de André Lima.

LATERAL-DIREITO

Velocidade, movimentação e vocação ofensiva foi o que mostrou Marcos Rocha, do América-MG, na goleada do Coelho - lanterna da competição - sobre o Vasco, em Sete Lagoas-MG. O lateral deu uma assitência, marcou um gol e se transformou no titular da lateral direita com nota 8 - esta é a segunda vez que o lateral aparece na seleção da rodada. Autor do gol que decidiu a vitória do Coxa sobre o Corinthians, Jonas também mereceu nota 8. O versátil Mário Fernandes, do Grêmio, efetivado na posição por Celso Roth, e Jancarlos, do Bahia, ambos com nota 6, além de Rafael Cruz, do Atlético-GO, mesmo perdendo para o Flu, também se destacaram.

ZAGUEIROS
Um mais discreto e seguro, e o outro mais voraz, com faro de gol. Rhodolfo, do São Paulo, e Titi, do Bahia, receberam nota 7 e formam a retaguarda da seleção da 21ª rodada. O beque do Tricolor paulista mostrou a segurança de costume no Orlando Scarpelli, diante do Figueirense, enquanto o colega, do Tricolor baiano, ainda se aventurou no ataque e deixou a sua marca contra o Flamengo. Micão, do América-MG, com nota 7, o garoto Saimon, de apenas 20 anos, do Grêmio, e o experiente Leonardo Silva, do Atlético-MG, ambos com 6,5, merecem ser citados.

LATERAL-ESQUERDO

Ele tem nome de artilheiro de gols bonitos, mas é lateral. Dodô, do Bahia, marcou um belo gol sobre o Flamengo, infernizou a defesa rubro-negra e recebeu nota 7,5. A mudança da calorosa Rio de Janeiro para a gélida Porto Alegre parece ter feito bem a Julio Cesar. Eleito o melhor lateral-esquerdo do Brasileirão de 2009, foi contratado pelo Fluminense. No clube carioca, apesar de fazer parte do elenco campeão brasileiro no ano pasado, jamais justificou o investimento. Contestado, viu no Grêmio a chance de recuperar o seu futebol. Transferiu-se para o Tricolor gaúcho e assumiu a condição de titular da posição. Contra o Atlético-PR, sofreu o pênalti que originou o quarto gol  e merecidamente recebeu nota 7. Marquinho, do Fluminense, Ramon, do Corinthians, e Kleber, do Internacional, todos com nota 6, também se destacaram.

VOLANTES

Depois de amargar um longo período esquecido no Palmeiras, ora por uma lesão complicada na planta do pé, ora por opção técnica, Pierre resolveu respirar novos ares. A transferência para o Atlético-MG seria a possibilidade de retomar a carreira e reencontrar o seu melhor futebol. Diante do Avaí, Pierre protegeu a zaga atleticana com segurança e levou nota 7. Também com nota 7, o experiente Fabinho, do Bahia, dificultou as ações dos meias do Flamengo. Não menos eficiente esteve o jovem Fernando, do Grêmio, campeão mundial sub-20 com a seleção brasileira, com nota 6,5. Moradei, do Corinthians, também ganhou 6,5, mesmo com o revés em Curitiba.

MEIAS


Quando Cuca assumiu o comando do ameaçado Atlético-MG, Daniel Carvalho, a princípio, estava fora dos planos do técnico. No entanto, uma conversa franca e um voto de confiança era o que faltava para o meia gaúcho, revelado pelo Internacional, mostrar o seu verdadeiro futebol, por um bom tempo adormecido. A sua melhor atuação na temporada, contra o Avaí, lhe rendeu um 7,5. Com a mesma nota, o argentino Damián Escudero entrou no time. De pouca fala, e por isso é apelidado carinhosamente pelos companheiros de time como 'mudinho', o meia está ganhando espaço com Celso Roth no Grêmio e, contra o Atlético-PR, não só marcou um gol como participou de três dos quatro gols do Tricolor. Com nota 7, Marquinhos e Douglas, também da equipe gaúcha,  os experientes Tcheco, do Coritiba, Ricardinho, do Bahia, além de Montillo, do Cruzeiro, também apareceram bem.

ATACANTES

Foram três gols e participação efetiva em mais um. André Lima levou a inflamada torcida gremista a provocar quatro avalanches na arquibancada do estádio Olímpico. Após um 2010 sofrido, com uma lesão complicada no joelho, o centroavante teve a sua melhor atuação no ano, neste domingo, e merecidamente ganhou nota 9. Outro André, o Dias, do América-MG, marcou dois gols sobre o Vasco, participou de mais um e justificou a nota 8,5. Na abertura da rodada, no sábado, o Fluminense era surpreendido pelo Atlético Goianiense até os 10 minutos do segundo tempo, quando Rafael Sobis entrou no lugar de Ciro. Sobis balançou a rede duas vezes, renovou o ânimo do time e recebeu nota 8. O Fluminense chegou a vitória - de virada - graças ao xará, Rafael Moura, que ficou com nota 7 e poderia ter entado na seleção, se não tivesse isolado uma cobrança de penalidade. Souza, do Bahia, também ganhou nota 7, assim como Kempes, do América-MG, e Osvaldo, do Ceará.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/09/armandao-andre-lima-e-o-craque-da-21-rodada-com-hat-trick-no-olimpico.html

Nenhum comentário: