segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Decisão do CAS sobre doping de Jobson é adiada em uma semana


Jogador, que pode até ser banido do esporte, saberá veredito da entidade internacional no dia 12 de setembro

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro

  jobson chorando bahia x fluminense (Foto: Agência Estado) Jobson recebe o veredicto do CAS para caso de
doping na próxima segunda (Foto: Agência Estado)

Jobson terá que esperar mais alguns dias para saber o seu futuro no esporte. A decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS) sobre o seu caso de doping seria divulgada nesta segunda-feira, mas foi adiada para o dia 12 de setembro.
O atacante foi flagrado no ano passado em dois jogos e inicialmente punido com dois anos de suspensão. Contudo, uma decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) diminuiu a pena para apenas seis meses. Descontente com a decisão, a agência mundial antidoping (Wada) pediu que o atacante pegasse a pena de dois anos e o jogador foi julgado pelo CAS no dia 21 de junho.
Sem clube desde que deixou o Bahia, Jobson ainda tem vínculo com o Botafogo, mas não faz parte do planejamento para esta temporada. O jogador pode negociar com outro clube, mas só o deve fazer após saber a decisão do CAS. Barueri e Vila Nova já demonstraram interesse em negociar com o atleta.

Entenda o caso
Jobson foi flagrado no exame antidoping na reta final do Campeonato Brasileiro de 2009, em partidas contra o Coritiba e o Palmeiras, quando defendia o Botafogo. O laudo apontou uso de cocaína; diante do juiz, o atacante admitiu ter usado crack. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva julgou o caso e condenou o jogador a cumprir dois anos de suspensão. No entanto, após recurso, a pena foi reduzida a seis meses e cumprida no primeiro semestre de 2010.
O processo terminaria aí, se a Wada (Agência Mundial Antidoping) não tivesse entrado com um recurso: a instituição considerou a punição muito leve e pediu a pena base para casos de doping, que é de dois anos de suspensão.
O atacante foi julgado pela CAS, na Suíça, no dia 21 de junho. Como já cumpriu seis meses de suspensão, Jobson pode ficar fora dos gramados por mais um ano e meio, caso seja condenado à pena máxima. No entanto, a Corte também pode aplicar uma pena intermediária, de um ano de suspensão, por exemplo.
Existe ainda a possibilidade de que Jobson seja banido do esporte. Se a CAS interpretar as partidas contra Coritiba e Palmeiras como dois casos de doping independentes, configura-se a reincidência e o atacante pode ser banido - como ocorreu com a nadadora Rebecca Gusmão, flagrada no antidoping em duas ocasiões em uma única competição.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/09/decisao-do-cas-sobre-doping-de-jobson-e-adiada-em-uma-semana.html

Nenhum comentário: