Cruzeiro massacra Avaí e volta a vencer após quatro derrotas seguidas
Cruzeiro retomou o caminho das vitórias no Brasileiro
Depois de quatro derrotas consecutivas, o Cruzeiro, enfim, voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. E conseguiu isso com uma atuação impecável. Neste sábado, a equipe mineira, jogando no Parque do Sabiá, em Uberlândia, venceu o Avaí por 5 a 0, pela 16ª rodada do torneio nacional.

Contando com os retornos de Fábricio, Roger, Éverton, Thiago Ribeiro e a reestreia de Wellington Paulista, a equipe de Joel Santana foi arrasadora no primeiro tempo, o suficiente para garantir a tão necessitada vitória.

Fabrício abriu o placar aos 27 minutos do primeiro tempo após receber uma assistência de Roger. Aos 35, Anselmo Ramón ampliou. Pouco antes do intervalo, Wellington Paulista sofreu um pênalti que causou a expulsão de Welton Felipe, do Avaí. Na cobrança, Montillo fez e praticamente liquidou o jogo.

Um minuto depois, o Cruzeiro recebeu outra penalidade. Porém, desta vez, Montillo parou no goleiro Felipe, que evitou uma goleada no primeiro tempo.

Na etapa final, os donos da casa "cozinharam" a partida. Mas mesmo assim, conseguiram fazer mais dois gols, aos 36 minutos, com Thiago Ribeiro, e aos 38 Ortigoza fechou o placar após receber um passe de Montillo.

Com este resultado, o Cruzeiro sobe para a décima colocação do Campeonato Brasileiro, com 21 pontos. Já o Avaí segue na zona de rebaixamento, na 19ª posição, com 13 pontos.

O jogo
Com Anselmo Ramon e Wellington Paulista no ataque - Thiago Ribeiro voltou de lesão como opção no banco de reservas -, abastecidos pelos meias Roger e Montillo, o Cruzeiro partiu para cima nos primeiros lances. Aos dois minutos, Montillo deixou Anselmo Ramon em boas condições pela direita, mas o centroavante acertou o lado de fora da rede após driblar o goleiro Felipe.

Parecia o prenúncio de uma grande pressão, mas as falhas defensivas permitiram que o time visitante crescesse. O lateral esquerdo Diego Renan tinha sérias dificuldades para conter os avanços dos catarinenses pela direita e, em um desses lances, aos quatro minutos, Rafael Coelho finalizou de voleio e acertou a trave. No rebote, Batista levou perigo em chute rasteiro.

O Cruzeiro parou de criar e o Avaí foi mais presente no campo de ataque durante boa parte da primeira etapa. Mas o time comandado por Alexandre Gallo não foi eficiente e permitiu que a "porteira" fosse aberta quando Fabrício apareceu como elemento surpresa pela direita, recebeu de Roger e tocou na saída do goleiro, aos 27 minutos.

Com a marcação corrigida e mais leve após abrir a contagem, o time anfitrião sobrou. Com 31, Anselmo Ramon apareceu livre pela esquerda e exigiu duas defesas seguidas de Felipe. Quatro minutos mais tarde, ele não perdoou: após cruzamento de Vitor pela direita, completou de carrinho e fez 2 a 0.

Perdido, o Avaí mal conseguia sair jogando. Aos 42 minutos, Welton Felipe furou à frente de Wellington Paulista e derrubou o atacante para evitar o gol. Pênalti convertido por Montillo e expulsão do defensor. Logo na sequência, o erro foi de Romano. Vitor roubou a bola e foi derrubado. Nova penalidade que Montillo, desta vez batendo no canto esquerdo do arqueiro, não converteu - Felipe espalmou.

O Avaí voltou do intervalo com duas mudanças: Maurício Alves e Diogo Orlando ganharam as vagas de Rafael Coelho e Fabiano. Se não serviu para pressionar em busca de uma reação, pelo menos o ritmo do Cruzeiro foi diminuído. Com 23 minutos, Joel Santana tentou acabar com o marasmo de sua equipe promovendo a entrada de Thiago Ribeiro na vaga do aplaudido Roger. Depois, Wellington Paulista deu lugar a Ortigoza.

Gallo fez mais uma modificação no Avaí, com Thiago Sales no lugar de Acleisson, mas não surtiu efeito. Pouco depois da entrada de Leandro Guerreiro na vaga de Fabrício, que já tinha amarelo e foi preservado, o Cruzeiro transformou a vitória em goleada com gols dos atacantes que saíram do banco.

Aos 36, Leandro Guerreiro roubou a bola no meio e tocou para Montillo, que serviu Thiago Ribeiro pela esquerda. Ele bateu cruzado e fez o quarto. Com 38, Ortigoza marcou um golaço após deixar o zagueiro no chão e bater colocado com o pé esquerdo, encobrindo Felipe e dando números finais ao jogo.

FICHA TÉCNICA:CRUZEIRO 5 x 0 AVAÍ

Local: Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG)
Data: 13 de agosto de 2011 (sábado)
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortês (RJ)
Assistentes: Dilbert Pedrosa Moisés (RJ) e Rodrigo Pereira Jóia (RJ)
Cartões Amarelos: Fabrício (Cruzeiro); Dirceu e Fabiano (Avaí)
Cartão Vermelho: Welton Felipe (Avaí)
Gols:
CRUZEIRO: Fabrício, aos 27, Anselmo Ramon, aos 35, e Montillo (de pênalti), aos 44 minutos do primeiro tempo; Thiago Ribeiro, aos 36, e Ortigoza, aos 38 do segundo tempo.

CRUZEIRO: Fábio; Vitor, Léo, Naldo e Diego Renan; Marquinhos Paraná, Fabrício (Leandro Guerreiro), Roger (Thiago Ribeiro) e Montillo; Wellington Paulista (Ortigoza) e Anselmo Ramon
Técnico: Joel Santana

AVAÍ: Felipe; Welton Felipe, Bruno e Dirceu; Daniel, Acleisson (Thiago Sales), Batista, Fabiano (Diogo Orlando), Cleverson e Romano; Rafael Coelho (Maurício Alves)
Técnico: Alexandre Gallo 



FONTE:
http://esportes.br.msn.com/futebol/cruzeiro-massacra-ava%C3%AD-e-volta-a-vencer-ap%C3%B3s-quatro-derrotas-seguidas