Fórmula 1 volta ao circuito que inspirou a mudança nos compostos para a temporada 2011. Líder Vettel tem 58 pontos de vantagem sobre Hamilton
Com seu asfalto abrasivo, o Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, foi palco de uma das corridas mais emocionantes da temporada 2010 da Fórmula 1. O calor apareceu no domingo do GP do Canadá, exigiu muito dos pneus, que se desgastaram rapidamente e provocou uma sequência frenética de pit stops. A imprevisibilidade daquela prova, que terminou com vitória de Lewis Hamilton, motivou a adoção de compostos menos resistentes para este ano, para tentar reproduzir a mesma siituação daquela corrida. E, ao menos até agora em 2011, parece estar dando certo. A corrida está marcada para o início da tarde de domingo, às 14h (de Brasília).
Para aumentar o molho da corrida, será a primeira vez que a asa traseira móvel (DRS, Drag Reduction System, na sigla em inglês) poderá ser usada pelos pilotos em dois trechos de um circuito em uma corrida em 2011 (nos treinos a utilização continua liberada). A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) estabeleceu as duas retas de Montreal - que são separadas apenas por uma chicane. São os trechos de maior velocidade do Circuito Gilles Villeneuve (a Rede Globo transmite ao vivo o treino classificatório no sábado e a prova no domingo).
- Tivemos apenas o software disponível na Turquia, mas achei que usar lá era muito cedo na temporada e quis ter certeza de que não haviam erros nele. Mas o acionamento precisa ser em retas consecutivas. A primeira oportunidade real que sentimos foi no circuito de Montreal e depois, em Valência - disse Whiting no fim de semana do GP da Espanha.
Zonas de ultrapassagem: Pela primeira vez após o advento das asas traseiras móveis, a FIA resolveu estabelecer dois locais para o acionamento do equipamento no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal: nas duas retas do traçado, que são separadas por uma chicane. A novidade deve proporcionar uma corrida espetacular neste fim de semana.
Lewis Hamilton: Vencedor de duas das últimas três edições do GP do Canadá, o inglês chega a Montreal em um momento complicado na temporada. Muito atrás de Vettel no campeonato, ele se envolveu em várias polêmicas em Mônaco, foi punido e teve de se retratar após declarações desastradas. Ele precisa evitar os problemas e tentar andar bem na corrida canadense.
Após os treinos com temperatura baixa em Montreal, o calor chegou com força no dia da corrida. Com isso, o GP do Canadá de 2010 ganhou uma nova variável: o enorme desgaste dos pneus, que tumultuou as estratégias das equipes. Mas nem isto foi obstáculo para o pole Lewis Hamilton, que superou Fernando Alonso após um emocionante duelo, e venceu a segunda corrida seguida na temporada 2010.
Jenson Button, companheiro de Hamilton, completou a dobradinha da McLaren com a segunda posição. Mas o atual campeão mundial também teve de superar Alonso na parte final da corrida, com uma bela ultrapassagem após um erro do espanhol da Ferrari, que completou o GP em terceiro. Os carros da RBR, que dominavam o campeonato, foram os que mais sofreram com os pneus e ficaram fora do pódio. Sebastian Vettel foi o quarto, seguido por Mark Webber, o quinto.
Felipe Massa caiu para último após um acidente na largada com o italiano Vitantonio Liuzzi e terminou apenas na 15ª posição, uma atrás de Rubens Barrichello, da Williams. Massa acabou punido com o acrésimo de 20 segundos por exceder a velocidade máxima no pit lane, mas não perdeu posições e ainda se estranhou com Michael Schumacher no fim da prova.
Lewis Hamilton estoura champanhe no pódio do GP do Canadá da temporada passada (Foto: Getty Images)
- Tivemos apenas o software disponível na Turquia, mas achei que usar lá era muito cedo na temporada e quis ter certeza de que não haviam erros nele. Mas o acionamento precisa ser em retas consecutivas. A primeira oportunidade real que sentimos foi no circuito de Montreal e depois, em Valência - disse Whiting no fim de semana do GP da Espanha.
Jenson Button, companheiro de Hamilton, completou a dobradinha da McLaren com a segunda posição. Mas o atual campeão mundial também teve de superar Alonso na parte final da corrida, com uma bela ultrapassagem após um erro do espanhol da Ferrari, que completou o GP em terceiro. Os carros da RBR, que dominavam o campeonato, foram os que mais sofreram com os pneus e ficaram fora do pódio. Sebastian Vettel foi o quarto, seguido por Mark Webber, o quinto.
Felipe Massa caiu para último após um acidente na largada com o italiano Vitantonio Liuzzi e terminou apenas na 15ª posição, uma atrás de Rubens Barrichello, da Williams. Massa acabou punido com o acrésimo de 20 segundos por exceder a velocidade máxima no pit lane, mas não perdeu posições e ainda se estranhou com Michael Schumacher no fim da prova.
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário