domingo, 1 de maio de 2011

Falcão e Renato: Gre-Nal sai do campo para as lojas

Técnicos viram garotos-propaganda dos clubes em campanhas de sócio e ganham linhas de produtos especiais

Falcão x Renato (Foto: Ricardo Rimoli) Dupla Gre-Nal explora imagens dos técnicos e Falcão e Renato travam duelo também em campanhas de marketing (Foto: Ricardo Rimoli)

Eduardo Moura
Publicada em 01/05/2011 às 08:06
Porto Alegre (RS)
A rotina tem sido a mesma: quando a dupla Gre-Nal atua dentro de seus domínios, junto aos seus torcedores, quem mais recebe aplausos, gritos e olhares são Renato Gaúcho e Paulo Roberto Falcão. Se o locutor dos estádios Olímpico e Beira-Rio quer acender a torcida antes da partida iniciar, basta que anuncie: "Técnico: Falcão! Ou técnico: Renato Gaúcho!". Os fenômenos de popularidade, no Rio Grande do Sul, estão na casamata.
Não há modo de passar batido. Ao ir a um treinamento do Inter, no Estádio Beira-Rio, fica evidente quem é o novo popstar do clube. Mesmo em um grupo com grandes jogadores, como D'Alessandro, Rafael Sobis e companhia, é Falcão que os torcedores procuram.
Em pleno feriado de Páscoa, torcedores presentes no treinamento do Inter invadiram a área restrita a jogadores e imprensa e tietaram o técnico. O mesmo acontece seguidamente com Renato Gaúcho no pátio do Estádio Olímpico. Na quarta, um casal recém casado apareceu durante um treino e pediu a benção para Renato, prontamente atendido.
Nas arquibancadas, mais disputas. Tanto Renato Gaúcho quanto Paulo Roberto Falcão possuem os chamados 'trapos' da torcida com seus rostos. Para o ídolo colorado, ainda há uma faixa com o título do livro que escreveu sobre o time de 1979: 'O time que nunca perdeu '.
Com tanto apelo com a torcida, os clubes se movem para transformar os ídolos em fenômenos de marketing. Se o Corinthians tinha Ronaldo, se o Flamengo tenta com Ronaldinho Gaúcho, os clubes gaúchos utilizam a imagem dos treinadores nas principais campanhas para angariar sócios. E tem dado certo.

Desde que Renato Gaúcho assumiu o Grêmio, em agosto de 2010, o departamento não parou. A camisa retrô, alusiva ao título Mundial de 1983 seguiu o mesmo exemplo e também não parava nas prateleiras. Sempre que disponível, era a mais vendida na loja do Grêmio no Olímpico. Com a mudança de material esportivo em 2011, saiu de linha. O diretor de marketing do clube, Paulo César Verardi, promete para maio o relançamento da camiseta, bem como o de novos produtos.
- A chegada do Falcão no rival trouxe um sentimento lá que nós conhecemos desde a chegada do Renato aqui. Eles apoiarem uma campanha de marketing sobre o técnico também vai trazer uma concorrência, o que acaba sendo muito bom para nós. Isso vai ser utilizado de forma conveniente pela gente. A rivalidade vai ser para o bem. O Inter tomou uma decisão técnica, como a que o Grêmio já havia tomado anteriormente. Podemos aproveitar essa dificuldade. Todo esse contexto aumenta a visibilidade da nossa campanha, cria um Gre-Nal nas lojas, o torcedor acaba fazendo isso - relatou Verardi.

No Internacional, o mesmo. Apesar de algumas diferenças no modo de colocar o ídolo como personagem principal, a ideia é a mesma. Uma linha de produtos casuais será criada pelo clube para explorar a marca Falcão. Além disso, minicraque, camisa retro e relançamento de seu livro - 'O Time que Nunca Perdeu', sobre o título brasileiro de 1979 - estão entre as ações planejadas. Vice-presidente do clube, Dannie Dubin faz uma ressalva: o foco do Inter será na figura de Falcão como treinador, e não como jogador.
- Pretendemos explorar Falcão em sua imagem como técnico, pelo momento atual. Claro, não vamos fugir da figura como ídolo, mas o foco é na postura dele hoje. Não vamos fugir da camisa retrô dele, mas vamos relançar o livro do time de 1979, por exemplo - avisou Dubin.
Já com a marca de 100 mil sócios atingida em 2009 – atualmente são 106 mil, com 80% disso em dia – o clube espera agora dobrar o número com o uso da imagem de Falcão. A ambiciosa marca é tocar nos 200 mil até 2015.

O lado tricolor já explora Renato Gaúcho desde o início de 2011. Além de uma campanha publicitária em rádios e televisões, o Grêmio colocou o técnico como garoto-propaganda e modelo das camisetas da Topper lançadas dia 16 de fevereiro. Um dia antes, o autor dos gols gremistas no Mundial de 1983 se associou ao clube junto com o superintendente de futebol Antônio Carlos Verardi, 46 anos no Grêmio. Atualmente, são 62 mil associados.

Em campo neste domingo, às 16h, no Beira-Rio, ambos duelam dentro das quatro linhas. No entanto, fora delas, o clássico continua rolando. E os dois clubes ganham com isso.

FONTE:
 http://www.lancenet.com.br/gremio/Falcao-Renato-Gre-Nal-campo-lojas_0_472153002.html

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