Enfrentando uma verdadeira batalha judicial contra a Nike, sua patrocinadora, o atacante Robinho, do Milan, acusou a empresa de falta de pagamento em ação que move contra a marca na 5ª Vara Cível de Santos (SP). A informação está nas páginas da edição desta quinta-feira da Folha de S.Paulo.

"O último depósito foi em agosto de 2010, verba que é decorrente da premiação pela participação na Copa do Mundo de 2010", diz trecho do documento impetrado pelos advogados de Robinho. Segundo o jornal, o "staff" do jogador do Milan informou à empresa sobre a dívida no dia 11 de fevereiro.

A reportagem do jornal obteve documentos que indicam que a multinacional deve pagar duas parcelas por ano ao atacante, em janeiro e julho. Em correspondência de 17 de fevereiro, a Nike alega que não pagou a parcela de janeiro porque "não recebeu a respectiva fatura". A carta também diz que a nota deve ser enviada com "seis semanas de antecedência".

O litígio entre Robinho e Nike já havia resultado em uma ação na Justiça da Holanda, onde a empresa obteve vitória em primeira instância. O jogador de 27 anos entende que seu contrato com a Nike terminou no dia 1º de dezembro do ano passado, enquanto a companhia afirma que o documento prevê a renovação automática do vínculo até 30 de novembro de 2014.

Na Holanda, o Tribunal de Justiça entendeu que Robinho deve cumprir o contrato até 2014 e fixou uma multa no valor de 300 mil euros por dia (cerca de R$ 700 mil) caso o jogador não use os produtos da empresa. Enquanto os advogados do atacante recorrem da primeira sentença no país europeu, decidiram também ingressar na Justiça brasileira.

FONTE:
http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=28031761