quinta-feira, 9 de março de 2017

Pela primeira vez em um estádio, FIVB quer público de 30 mil na Liga Mundial



Com montagem de cadeiras no gramado da Arena da Baixada, capacidade deve ser a maior das finais da Liga. Estádio do Atlético-PR será quadra de vôlei pela segunda vez




Por
Curitiba




A fase final da Liga Mundial de 2017, que será disputada entre 4 e 8 de julho na Arena da Baixada, em Curitiba, deve ter o maior público já reunido pela competição em uma partida. Com o jogador Giba como representante, a expectativa da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) foi revelada na tarde desta quinta-feira, em entrevista coletiva realizada no estádio. Com a capacidade normal da Baixada, de cerca de 42 mil lugares, a entidade espera contar com um público aproximado de 30 mil pessoas no estádio. A ideia é que 22.716 possam ser acomodadas nas arquibancadas e mais 3.148 no gramado, além de camarotes destinados a patrocinadores. Será a primeira vez que as finais da Liga serão disputadas em um estádio de futebol.

Vôlei, Arena da Baixada, Liga Mundial, coletiva (Foto: Gabriela Ribeiro)
Coletiva realizada na Arena da Baixada nesta 
quinta-feira apresentou expectativas para as 
finais (Foto: Gabriela Ribeiro)


– Queremos o estádio cheio. Todo mundo busca e luta por isso. Além disso, vamos começar grandes parcerias com escolas e hospitais e trazer eles cada vez mais perto. Devemos chegar por volta de duas semanas antes com atletas para fazer esse trabalho de divulgação. A competição será de uma terça a um sábado. Vamos fazer de tudo para que todos venham curtir, não só o público de Curitiba. A gente tem que começar a trazer mais recursos turísticos para a cidade - disse Giba, que adotou a capital paranaense como residência.

A tabela de preços dos ingressos ainda não foi definida, mas a expectativa é de que a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) divulgue os valores entre o fim de março e o início de abril.

Atlético-PR busca saída para possível conflito de data da Libertadores e vôlei

Em setembro de 2016, Mané Garrincha e Arena da Baixada receberam o time masculino campeão na Olimpíada do Rio, nos amistosos Desafio de Ouro contra Portugal, que também marcaram a despedida do líbero Serginho. Em Curitiba, foram 33.730 ingressos vendidos, com um público presente próximo a 40 mil pessoas no estádio atleticano. De acordo com o presidente da Federação Paranaense de Voleibol, Neuri Barbieri, o retorno à arena foi motivado pelo sucesso do primeiro evento.

– O público (do jogo em setembro) foi uma coisa fantástica. Até a chuva foi apropriada, porque fechamos a parte de cima (o teto retrátil do estádio) e o público não deixou de vir. Depois daquele evento, FIVB e CBV se interessaram e quiseram trazer a final da liga. Esta é uma arena que o voleibol está querendo adotar. Já adotou e está criando mais essa adoção, com esse evento que será realizado em julho - elogiou Barbieri.

Além de Giba e do presidente da Federação Paranaense, estiveram presentes na coletiva o presidente da CBV, Walter Laranjeiras, o presidente do Atlético-PR, Luiz Sallim Emed, e autoridades políticas do Paraná.

Brasil x Portugal vôlei Arena da Baixada (Foto: Inovafoto/CBV)
Arena da Baixada abriu as portas para o vôlei 
em amistoso em setembro de 2016 
(Foto: Inovafoto/CBV)


A disputa da Liga Mundial começará em 2 de junho e será a primeira com Renan Dal Zotto no comando da seleção brasileira. O Brasil está em um dos três grupos de elite, na chave A, com a Itália, medalhista de prata nos Jogos do Rio e anfitriã da rodada, além de Irã e Polônia. O Grupo B contará com a Sérvia, atual campeã da competição, que receberá EUA, Canadá e Bélgica. No C estão Rússia, Bulgária, França e Argentina.

Na segunda semana (de 9 a 11 de junho), o Brasil vai enfrentar canadenses, búlgaros e novamente os poloneses. Na última da fase classificatória (de 16 a 18 de junho), os compromissos do time campeão olímpico serão contra Argentina, Sérvia e Bulgária. A vaga na fase final, porém, já está garantida.
Maior campeão da Liga, com nove títulos, o Brasil tenta voltar a conquistar o torneio. A última vitória foi em 2010. Em 2016, antes dos Jogos do Rio, a seleção teve a chance de voltar ao topo do pódio, mas perdeu para a Sérvia na decisão.

Vôlei, Arena da Baixada, Liga Mundial, coletiva (Foto: Gabriela Ribeiro)
Autoridades estiveram presentes na Arena da 
Baixada nesta quinta para detalhar a Liga 
Mundial (Foto: Gabriela Ribeiro)


Vôlei, Arena da Baixada, Liga Mundial, coletiva (Foto: Gabriela Ribeiro)
Logomarca das finais da Liga Mundial de 
Curitiba foi revelada nesta quinta-feira 
(Foto: Gabriela Ribeiro)


Confira mais notícias do esporte paranaense no globoesporte.com/parana


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pr/noticia/2017/03/pela-primeira-vez-em-um-estadio-fivb-quer-publico-de-45-mil-na-liga-mundial.html

Nenhum comentário: