terça-feira, 7 de março de 2017

Barrado no Maraca, Crea-RJ ameaça pedir adiamento de jogo do Flamengo


Fiscais do órgão vão ao estádio e afirmam que foram impedidos de entrar para realizar vistoria, antes de Flamengo x San Lorenzo. Clube diz que não foi comunicado



Por
Rio de Janeiro



O Crea-RJ estuda entrar na Justiça para pedir o adiamento da partida entre Flamengo e San Lorenzo, nesta quarta-feira, no Maracanã. Segundo o órgão, fiscais foram impedidos de entrar no estádio para realizar uma vistoria, que é trimestral e não ocorre desde outubro do ano passado. A intenção é analisar o sistema elétrico e itens como escadas rolantes e elevadores.  

O Crea-RJ informou que vai a uma delegacia fazer um boletim de ocorrência - confira entrevista completa com o coordenador de fiscalização do Maracanã mais abaixo. A presidência e o departamento jurídico do Crea-RJ já foram acionados. Caso não haja uma solução, o órgão vai à Justiça tentar uma liminar para adiar a partida. Mais de 50 mil ingressos já foram vendidos.  
- O Flamengo está na administração do estádio há uma semana. O Altair, coordenador de segurança do Maracanã, nos informou que não vamos entrar. Vamos aguardar mais um pouco. Se não for permitido o acesso, vamos entrar com um pedido de liminar para que o evento não ocorra. Não foi nos permitido vistoriar o estádio. Quero garantir que as 50 mil pessoas que aqui estarão tenham um mínimo de segurança - disse Jorge Mattos, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-RJ, no fim da manhã desta terça-feira.

Gramado do Maracanã =  (Foto: divulgação)
Fiscais do Crea-RJ estão em frente ao 
Maracanã (Foto: divulgação)


O engenheiro afirma que, nos últimos meses, desde que o Maracanã retornou ao consórcio, o Crea-RJ não teve acesso aos trâmites burocráticos. 

- Essa é uma vistoria periódica, e sempre tivemos uma relação de excelência com o consórcio que cuida do Maracanã. No entanto, nessa transição entre Rio-2016, consórcio e agora Flamengo,  não tivemos acesso aos trâmites burocráticos.  Existe uma responsabilidade profissional que tem que ser respeitada. E se um gerador dá uma pane? Como vamos evacuar um estádio com 50 mil pessoas do estádio. E se houver cadeiras soltas? E os elevadores? Estamos aqui para defender a sociedade – concluir o engenheiro. 

O Flamengo alega que foi informado apenas que a Odebrecht - consórcio responsável pela gestão do Maracanã - foi procurada pelo Crea-RJ para uma reunião. Não foi comunicada uma vistoria no estádio. O Rubro-Negro vê a ação entre o Crea-RJ e a Odebrecht, não relacionada ao clube. A orientação dada no estádio é que procurem a sede da Odebrecht. A concessionária continua com suas responsabilidade frente aos órgãos. O Flamengo alega estar apenas alugando o estádio e está responsável pela preparação para o jogo desde o dia 22 e ressalta que nunca em operações de jogos foi exigido laudo do Crea. O clube informa que, para a realização de jogos, a segurança é garantida pelo Gepe (Polícia Militar) e pelo Corpo de Bombeiros.

ônibus flamengo (Foto: amanda kestelman)
Flamengo chega ao Maracanã para treino: 
Crea-RJ ainda quer entrar no estádio 
(Foto: Amanda Kestelman)


Confira entrevista com Jorge Mattos, coordenador de fiscalização do Crea-RJ:

O que o Crea-RJ pretende fazer se não conseguir entrar no estádio?Vamos retornar ao Crea-RJ, junto à procuradoria jurídica do órgão, e vamos buscar junto a um juiz liminar que impeça a realização desse jogo. Porque temos total desconhecimento do que está ocorrendo lá dentro. Não posso afirmar que há um problema, mas mais leviano ainda seria dizer que está tudo bem. A fiscalização não teve acesso para saber se todas as manutenções necessárias foram feitas por empresas ou profissionais devidamente habilitados.

Ainda podem entrar com ação para obter liminar então?Sim, queremos ir à Justiça. Mas neste mesmo momento o presidente do Crea-RJ me ligou e disse que o Wrobel vai intermediar, vai resolver e vai liberar nosso acesso de volta ao Maracanã. Então hoje tenho essas duas possibilidades. Se houver tempo hábil e nos liberarem acesso, vamos voltar ao Maracanã.

A Ferj disse que não pediu vistoria.Até porque não é responsabilidade da Ferj. Houve reuniões com a Ferj, com o Ministério Público, por causa dessa situação de não estar mais com a concessionária, estava com a Rio 2016, com o Flamengo, mas ficou combinado que sempre que tivesse jogo iríamos fazer ação. Então não falei na imprensa isso, foi release da assessoria que deu a entender que houve solicitação específica para esse jogo. Não foi isso. Nós, enquanto autarquia pública, estamos querendo somente praticar o exercício da fiscalização dentro do Maracanã. Ponto. Causa estranheza o por quê de não ter sido permitido esse acesso hoje. Coisa que é feita há 20, 30, 40 anos no estádio. A Concessionária Maracanã, que é liderada pela Odebrecht, sempre foi solícita, sempre trabalhou com competência, sempre deu todas as documentações que nós solicitamos. Por que hoje acontece isso? Porque é mais um ator no meio de um imbróglio. Quem é Flamengo, quem é Maracanã, quem é Odebrecht… A população não pode ficar refém disso. Além dos Bombeiros e da Polícia Militar, que deram OK, o Crea quer fazer a vistoria. E eu pergunto a você: alguém disse que o grupo gerador do Maracanã estava OK? Não. Eu não sei. Imagina se falta luz no estádio. Como você evacua 50 mil pessoas num estádio às escuras se o grupo gerador não funcionar? Cabe ao Crea verificar se houve profissional ou empresa que tenha feito essa fiscalização, essa manutenção. O Crea não vai chegar e dizer “vou testar isso”. Minha competência é procurar saber se profissionais fizeram esse serviço. Fez? OK. Vamos dizer se houver acidente no elevador. Quem fez o teste? O profissional A fez a manutenção. Ele então vai ser responsabilizado.

O Flamengo disse em nota que nunca houve necessidade de vistoria do Crea para jogo…
Mas pergunta se alguma vez o Flamengo fez jogo após a Rio 2016 ter acontecido, ter devolvido o estádio para a concessionária, a concessionária ter recusado a devolução e ter aceitado somente após decisão judicial? Essa situação envolve diversos atores. Sempre tivemos a maior atenção da concessionária, até da Rio 2016, só tivemos problema agora. Por que? Tem coisa errada a ser escondida? Não sei. Se tivéssemos acesso estava tudo resolvido já. Não temos informações.

Quando foi feita a última vistoria no Maracanã?
Última vistoria foi antes da Rio 2016. Houve aquele jogo do Zico, antes os jogos do Flamengo e do Fluminense no Brasileiro, mas nessa época a documentação havia sido fornecida. Não tinha ainda essa imposição da Justiça jogando na mão do concessionário o Maracanã. A concessionária recebeu ordem judicial, bacana, mas cadê a vistoria? Cadê os documentos necessários? Ontem fomos muito bem recebidos pelo engenheiro da Odebrecht. Vimos parte da documentação, solicitamos outras coisas e ele ficou de mostrar hoje. Hoje, com maior cara de sem graça ele veio me dizer que o consórcio, infelizmente, nesse período de sete dias, não tem responsabilidade, que está nas mãos do Flamengo. E ele não poderia franquear nosso acesso hoje. Por que pode ontem e não pode hoje?

Poderia ainda voltar hoje ou amanhã de manhã se for necessário?
Sim, se for de manhã cedo sim.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2017/03/barrado-no-maracana-crea-rj-pode-pedir-adiamento-de-jogo-do-flamengo.html

Nenhum comentário: