sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Nadal derrota Dimitrov e faz final dos sonhos contra Federer na Austrália



TÊENIS


Espanhol vence búlgaro em batalha de cinco sets e quase 5 horas de duração e faz decisão contra o maior rival; será 35º confronto no qual tem ampla vantagem: 23 x 11



Por
Melbourne, Austrália


Rafael Nadal x Dimitrov - semifinal Australian Open tênis (Foto: Reuters)
Nadal cai na quadra para comemorar a vitória 
sobre Dimitrov na semifinal do Aberto da 
Austrália (Foto: Reuters)


A final dos sonhos dos fãs de tênis no Aberto da Austrália vai acontecer. Rafael Nadal venceu uma batalha contra o búlgaro Grigor Dimitrov na semifinal e vai disputar o título do primeiro Grand Slam do ano contra Roger Federer, no próximo domingo, às 6h30 (horário de Brasília). O espanhol venceu o duelo desta sexta-feira por 3 sets a 2, parciais de 6/3, 5/7, 7/6(5), 6/7(4) e 6/4, em 4h56. Antes, no sábado, as irmãs Serena e Venus Williams decidem a chave feminina, também às 6h30.

O GloboEsporte.com acompanha as duas finalíssimas "retrôs" em tempo real.

Federer e Nadal não decidem um título desde 2015, quando o suíço venceu em casa o ATP de Basel. Em Grand Slam, a última final foi em Roland Garros 2011, quando Nadal levou a melhor. Os dois decidiram o título em Melbourne em 2009, quando o espanhol levantou a sua única taça do torneio. Federer já levou o campeonato em 2004, 2006, 2007 e 2010. O que torna mais incrível esta final é o fato de os dois virem de períodos de recuperação de lesões. Federer, 35 anos e atual 17 do mundo, ficou parado o segundo semestre de 2016 por conta de uma lesão no joelho esquerdo. Nadal, 30 anos e 9 do ranking, teve o desempenho na temporada passada comprometido por uma lesão no punho esquerdo. Apesar de Nadal ter mais vitórias nos 35 confrontos (23 a 11), em finais (14 a 7), e finais em Grand Slams (6 a 2). Em tese, a quadra dura favorece a Federer, embora neste piso Nadal ainda leve uma pequena vantagem em 16 duelos: 9 x 7.

Grigor Dimitrov contra Rafael Nadal na semifinal do Aberto da Austrália (Foto: REUTERS/Issei Kato)Dimitrov vibra contra Nadal na semifinal do Aberto da Austrália (Foto: REUTERS/Issei Kato)


- É difícil descrever minhas emoções. Em primeiro lugar, espero me recuperar (risos). Para mim vai ser um privilégio jogar contra Roger (Federer) e voltar a uma final. Estávamos combinando de disputar um jogo-exibição quando ele foi na inauguração da minha academia, em Mallorca, no ano passado. Me sinto com muita sorte. Sempre tive confiança que poderia ganhar alguns jogos e alguma coisa acontecesse - disse Nadal, em uma rápida entrevista pós-jogo, ainda em quadra.

Número 15 do mundo, Dimitrov perdeu a invencibilidade na temporada após ser campeão do ATP 250 de Brisbane. Ele tentava demonstrar força depois da derrota.

- Nunca é fácil perder um jogo como este. Estou feliz com muitas coisas. Vou ficar positivo e manter a minha cabeça erguida. Rafa mereceu. Ele é um grande lutador. O que posso dizer é que dei de tudo em quadra. Claro que estou desapontado, mas eu não quero esmorecer. Foi apenas minha segunda semifinal de Grand Slam.

+ O Tempo Real de Nadal 3 x 2 Dimitrov
+ Todas as notícias do tênis no Blog Break Point
+ Final entre Federer x Nadal no Aberto da Austrália? Nem eles acreditavam


O JOGO

Dimitrov começou voando, chegou a um duplo break point logo no primeiro game. Mas Nadal reagiu a tempo, explorou o lado esquerdo do búlgaro e com dificuldade confirmou seu saque. Com dois aces, Dimitrov igualou o placar. Nadal teve menos dificuldade para confirmar o seu serviço, e no game seguinte chegou à quebra. Teve um duplo break point em uma bela cruzada. O búlgaro escapou do primeiro com um ace, mas subiu mal e levou o forehand de Nadal, que fez 3/1. Dimitrov não exibia a mesma agressividade que o levara às semifinais. Por outro lado, o forehand do espanhol e as subidas à rede funcionavam. E assim o Touro Miúra fechou o set em 6/3.

Números Nadal 3 x 2 Dimitrov
Aces: 7 x 20
Duplas faltas: 3 x 5
Winners: 44 x 76
Erros não forçados: 43 x 69
Break points vencidos: 5/13 x 4/16

A segunda parcial foi nervosa e cheia de erros dos dois lados. No quarto game, Nadal sacava com 0/30 e tomou uma advertência por demorar a sacar. Se desconcentrou e mandou um forehand para fora, sendo quebrado: 3/1. Em um lance marcante no quinto game, Dimitrov devolveu um lobby, mas levou uma deixadinha de Nadal na rede. O búlgaro estava mais agressivo, e no saque fez 4/1. A resposta do espanhol veio no sétimo game, ao soltar a paralela. Dimitrov cometeu uma dupla falta e foi quebrado. Seguiu-se uma sequência de erros. Nadal falhou em três forehands seguidos, cometeu uma dupla falta e foi novamente quebrado, 5/3. O espanhol soltou o braço, fez Dimitrov errar e devolveu a quebra.

Tensão total no décimo game. Nadal precisou salvar quatro break points para confirmar o serviço. Primeiro desferiu uma paralela, depois forçou uma devolução para fora de Dimitrov, e então acertou dois aces, sendo um milimétrico confirmado no desafio. Uma nova quebra decidiu o set no 12º game. Dimitrov foi à rede de foreheand para chegar a dois set points. Deixou Nadal no fundo da quadra , e dessa vez aproveitou após encurralar o adversário e forçar um erro, fechando o set em 7/5.

Rafael Nadal x Dimitrov - semifinal Australian Open tênis (Foto: Reuters)
Nadal vibra com ponto sobre Dimitrov na 
semifinal do Aberto da Austrália 
(Foto: Reuters)


Menos erros e mais equilíbrio no terceiro set. Dimitrov precisou de sorte para confirmar o seu saque no terceiro game, quando teve dois break points contra. Em uma devolução, a bola bateu duas vezes na fita e caiu do lado espanhol. Com um ace, o búlgaro fez 2/1. Nadal devolveu muito bem o saque de Dimitrov e chegou à quebra: 3/2. Mas no game seguinte, o forehand do espanhol falhou de novo e a quebra foi devolvida. A parcial foi decidida em um tenso tiebrek, quando Nadal venceu no detalhe, forçando uma devolução na rede de Dimitrov: 7-5 e 7/6.

O nível subiu e os dois lados passaram a errar menos. Dimitrov aparentava frieza para segurar a pressão do quarto set, mas pecava nas paralelas na rede. O forehand de Nadal voltou a falhar no sétimo game, mas ele se recuperou fazendo Dimitrov correr no fundo da quadra. Poderia ser pior para o búlgaro, acostumado a jogos de três sets, como o ATP de Brisbane que ele ganhou este mês. A definição rápida dos pontos e o saque - foram 6 aces contra 1 na parcial - vieram a calhar. Assim Dimitrov levou o jogo para o tiebrek. E assim levou o set e empatou o jogo.

Rafael Nadal na semifinal do Aberto da Austrália contra Grigor Dimitrov (Foto: REUTERS/Thomas Peter)
Rafael Nadal na semifinal do Aberto da 
Austrália contra Grigor Dimitrov 
(Foto: REUTERS/Thomas Peter)


Já se passavam quatro horas de jogo e o alto nível do tênis era mantido. O primeiro game durou 12 minutos, com trocas de bolas intensas e Dimitrov salvando três break points. No game seguinte, o búlgaro jogou para fora uma chance de quebra. Vieram jogadas incríveis e de recuperação no mesmo ponto, como no terceiro game, quando Dimitrov devolveu uma bola depois de escorregar e definiu o ponto em uma disputa na rede espetacular, levantando o público. E dá-lhe salvar break points. No quinto game foi a vez de Dimitrov ser mais agressivo para confirmar o seu saque. O jogo afunilava e nenhum dois dois parecia arrefecer. Nadal mostrou poder mental ao salvar dois breaks. Sacando aberto, empatou em 4/4. Vacilar naquele momento era fatal. Depois de uma dupla falta de Dimitrov, Nadal fez 5/4 com um winner de backhand. O búlgaro, em sua segunda semifinal de Grand Slam, mostrava o quanto era bravo. Salvou três match points, mas em um backhand para fora deu a vitória a Nadal.


Nas duplas femininas, uma parceria bicampeã

Na decisão das duplas femininas, antes de Nadal x Dimitrov, as cabeças de chave número 2 a americana Bethanie Mattek-Sands e a tcheca Lucie Safarova venceram a tcheca Andrea Hlavackova e a chinesa Shuai Peng por 6/7(4), 6/3 e 6/3. Foi o quarto Grand Slam da parceria, que também vencera em 2015 em Melbourne e Roland Garros, e ano passado no Aberto dos Estados Unidos. Neste sábado, depois da semifinal entre Venus e Serena Willams, será disputada a final das duplas masculinas, entre os irmãos Bob e Mike Bryan, dos Estados Unidos, e a parceria formada pelo filandês Henri Kontinen e o australiano John Peers.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/nadal-bate-dimitrov-e-faz-final-dos-sonhos-contra-federer-na-australia.html

Nenhum comentário: