sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Federer ressurge, bate Wawrinka, e vai à final na Austrália. Nadal ou Dimitrov?



TÊNIS


Suíço abre 2 a 0, sofre empate, mas pede tratamento fora da quadra e ressurge no quinto set para voltar à final em Melbourne. Fãs torcem por decisão contra espanhol



Por
Melbourne, Austrália


Roger Federer na partida contra Stan Wawrinka pelo Aberto da Austrália (Foto: REUTERS/Issei Kato)Federer vence Wawrinka e está na final do Aberto da Austrália (Foto: REUTERS/Issei Kato)


Roger Federer está na final do Aberto da Austrália, em seu primeiro torneio oficial depois de seis meses parado tratando de uma lesão no joelho esquerdo. Tinha disputado apenas um torneio exibição este ano. Nesta quinta-feira, o número 17 do mundo abriu 2 sets a 0 sobre Stan Wawrinka, deixou o adversário empatar, mas ressurgiu no quinto set para fazer 3 a 2, com parciais de 7/5, 6/3, 1/6, 4/6 e 6/3 em 3h04. O sonho por uma final com Rafael Nadal que muitos fãs do tênis acalentam está metade concretizado. Nesta sexta, o Touro Míura enfrenta Grigor Dimitrov, às 6h30 (horário de Brasília).
Campeão em 2004, 2006, 2007 e 2010, Federer perdeu uma única decisão em Melbourne, justamente para Nadal, em 2009.

Aos 35 anos, Federer se torna o tenista mais velho a atingir uma final de Grand Slam desde Ken Rosewall, no Aberto da Austrália em 1974, que na ocasião tinha 39 anos. Ele não chegava a uma decisão de final Slam desde 2015, quando perdeu a final do Aberto dos Estados Unidos para Novak Djokovic. Aquele ano também marcou seu último título, no ATP 500 de Basel, na Suíça, justamente contra Nadal. No próximo domingo, às 6h30, o suíço vai jogar pela 18ª taça de Grand Slam.

- Nunca em meus sonhos eu imaginei que iria tão longe na Austrália. Sinto que tudo aconteceu tão rápido. É incrível - disse Federer depois de vencer o compatriota pela 19ª vez em 22 confrontos.

Antes do quinto set, Federer foi ao vestiário para atendimento médico, o que normalmente é feito em quadra, caso o problema seja em uma parte mais íntima. Perguntado por Jim Courier qual era o local, Federer brincou:

- Se você sai da quadra quer dizer que o problema está mais acima da perna...  

Stan Wawrinka quebra a raquete na semifinal contra Roger Federer no Aberto da Austrália (Foto: REUTERS/Thomas Peter)
Perdeu a cabeça: Wawrinka quebra a raquete 
(Foto: REUTERS/Thomas Peter)


O duelo de suíços começou respeitoso. As dificuldades para confirmar o serviço começaram no terceiro game. No seguinte, Federer chegou ao triplo break point variando bem o jogo, mas Wawrinka se salvou. Em seguida, foi Federer quem precisou ser mais agressivo e ir para a rede para salvar dois breaks. No 11º game, Wawrinka teve nova chance para quebrar, e em vez de partir para cima viu Federer volear de novo. Na hora da decisão, Federer aproveitou a chance de quebra, e após uma devolução na rede de Wawrinka fechou o primeiro set em 7/5.

A melhor esquerda do mundo de Wawrinka não funcionava. Ele também não tinha sucesso jogando na direita de Federer. E acabou quebrado no sexto game ao devolver na rede. Com 4/2 contra, perdeu a cabeça, atirou a raquete no chão e depois a quebrou com joelho esquerdo. O número 4 do mundo era encurralado por Federer, que ora trocava bolas, ora ia à rede. E assim chegou aos 2 a 0.

Roger Federer na partida contra Stan Wawrinka pelo Aberto da Austrália (Foto: REUTERS/Jason Reed)
Roger Federer na partida contra Stan 
Wawrinka pelo Aberto da Austrália 
(Foto: REUTERS/Jason Reed)


No intervalo, Stan foi ao vestiário para atendimento médico e voltou com uma proteção no joelho direito. O campeão de 2014 em Melbourne mostrou que ainda estava no jogo. No quarto game, caprichou nas devoluções e quebrou um Federer que cometeu erros não forçados e não tinha a mesma intensidade de antes, fazendo 3/1. Stan passou a bater mais forte e assim chegou à nova quebra, para fechar o set em 6/1.

No embalo, Stan começou o quarto game devolvendo bem o saque de Federer e alcançou a quebra. Mas no game seguinte, errou demais. Devolveu mal, cometeu uma dupla falta, e em uma boa troca de bolas mandou para fora e foi quebrado. Nada que o abalasse. Wawrinka seguia agressivo e acertava mais. Suportou bem a pressão e confirmou o seu saque em 4/4. No game seguinte, caprichou nas devoluções e com uma bela passada quebrou Federer. O 6/4 veio de maneira inapelável com Federer sem conseguir devolver o saque.

Stan Wawrinka vai para o vestiário na partida contra Roger Federer pelo Aberto da Austrália (Foto: REUTERS/Issei Kato)Wawrinka vai para o vestiário: início da reação (Foto: REUTERS/Issei Kato)


Foi a vez de Federer ir para o vestiário para receber tratamento médico. E a pausa se mostrou importante. Ele voltou afiado no saque, confirmando o serviço dessa forma. Mas no terceiro game passou sufoco. Em um ponto, a bola ficou na rede depois de Stan salvar dois smashes. Teve um break point contra, mas salvou ao dificultar a devolução do adversário. Federer se complicou de novo no quinto game, quando teve novo break point contra, mas salvou ao forçar um erro do adversário - ao todo, ele salvou quatro de nove break points, contra quatro de 12 de Stan.

Com Wawrinka acertando muito no fundo da quadra, Federer já não conseguia ir tanto à rede. Com o jogo afunilando e a tensão e a pressão crescendo, Wawrinka sentiu. Sacou mal, e em uma dupla falta foi quebrado. Com 4/2, Federer soltou o braço no saque e com um smash fez 5/2. Dali para definir o jogo foi um pulo. Não havia mais nada para Wawrinka fazer. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/federer-vence-wawrinka-e-esta-na-final-do-aberto-da-australia.html

Nenhum comentário: