quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Murray dá susto ao machucar pé, mas elimina russo de 19 anos com "pneu"



TÊNIS


Número um do mundo mantém calma e, após torção leve no tornozelo, vence por 3 sets a 0 na 2ª rodada do Aberto da Austrália. "Vou ficar bem", diz o número um



Por
Melbourne, Austrália



Murray cai e segura o tornozelo direito, sentindo dores no início do segundo set  (Foto: Scott Barbour/Getty Images)Murray jogou com proteção nos dois tornozelos e sentiu o direito (Foto: Scott Barbour/Getty Images)


Andy Murray fez valer a sua posição de número um do mundo e usou a experiência diante do jovem russo Andrey Rublev (156º), de 19 anos. O britânico não deu espaços e venceu a partida pela segunda rodada de forma tranquila, por 3 sets a 0, com direito a "pneu" no segundo set: 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/0 e 6/2, em 1h36, pela segunda rodada em Melbourne.

Jogando com proteção nos dois tornozelos, o britânico causou preocupação ao machucar o tornozelo direito em um forehand no terceiro set, pediu o fisioterapeuta, mas deu sinais de que a aparente torção não era grave e se impôs até o fim. Superior física e tecnicamente, Murray não foi ameaçado em um momento sequer.

- Tenho certeza que vou ficar bem. Senti um desconforto, mas depois me comportei bem e fiz uma boa variação. Eu amo jogar aqui, espero fazer uma boa campanha e a minha família tem sido fundamental em uma semana de estresse. O Rublev é um ótimo jogador, que tem um bom técnico e vai evoluir bastante na força e na experiência em quadra - disse Murray.

Logo no início, Murray testou jogadas para encontrar a melhor forma de dominar a partida contra um rival jovem, ex-líder do ranking mundial juvenil, que poderia ser perigoso, principalmente, pelo saque forte e o jogo pesado na base. O britânico nunca havia jogado e nem treinado com Rublev, que veio pelo qualificatório, mas não demorou a fazer uma leitura minuciosa do adversário.

Murray cai e segura o tornozelo direito, sentindo dores no início do segundo set  (Foto: Getty Images)
Murray cai e segura o tornozelo direito, 
sentindo dores no início do segundo set 
 (Foto: Getty Images)


Sem temer o britânico, ao menos no início, o russo ia confirmando os seus serviços, apesar da dificuldade em devolver as bolas. Murray ia experimentando jogadas de fundo e na rede, e contou com a sorte em um lobby que caiu na linha para conseguir a primeira quebra: 4/2. Rublev sentiu e passou a cometer mais erros não-forçados. A batalha para confirmar o saque era grande, em contraste com os de Murray, que jogava com muita tranquilidade em seu serviço. Quando a situação parecia se complicar, o britânico mandava logo um ace para encerrar o assunto. Em um erro de forehand do russo, o líder do ranking fechou a parcial em 6/3.

Rublev continuou a ter dificuldade em defender as bolas do rival, falhando na velocidade e no tempo exato para aplicar os contra-golpes. Do outro lado, um passeio em quadra. Concentrado e com bom repertório de jogadas, seja em pontos curtos na rede, em paralelas ou ataques precisos no fundo, Murray conseguiu quatro quebras entre quatro possíveis no segundo set. O número um pôs o rival para correr e mandou na paralela para fazer 5/0. Esgotado, o jovem de 19 anos se curvou e, segurando os joelhos com as mãos, passou alguns instantes recuperando o fôlego, afinal, não está acostumado a jogar em torneios de cinco sets. Do outro lado, mais preparado fisicamente, Murray parecia fresquinho e, sem suar, fechou o segundo set com um "pneu": 6/0.

Andy Murray enfrenta o jovem russo Andrey Rublev  (Foto: Michael Dodge/Getty Images)
Andy Murray enfrenta o jovem russo 
Andrey Rublev (Foto: Michael 
Dodge/Getty Images)


A passos largos rumo à terceira rodada na Austrália, o britânico se defendia muito bem e não dava espaço ao adversário, que não conseguia se encontrar em quadra. Embora Rublev tenha mostrado que tem condições de jogar de igual para igual, algo que só ocorreu em alguns momentos, ficou claro que faltou experiência para o russo. Ele não conseguia ler as trocas de velocidade e acertar o tempo e a altura das bolas do adversário, que continuou a se impor com paralelas precisas, slices e saques venenosos para atrapalhar o jovem russo.

Andy Murray comemora ponto no jogo contra o jovem russo Rublev pelo Aberto da Austrália (Foto: Michael Dodge/Getty Images)Murray comemora ponto no jogo contra o jovem russo Rublev (Foto: Michael Dodge/Getty Images)


Murray abriu 4/1, mas preocupou a torcida e a esposa na arquibancada ao cair de mal jeito depois de um forehand, machucando o pé direito, aparentemente, uma torção leve. O britânico até pediu a presença do fisioterapeuta, mas dispensou o atendimento médico de três minutos, mesmo mancando, e foi administrando o placar. Com um ace e um slice, Rublev penou, mas conseguiu confirmar o serviço, diminuindo para 5/2. O britânico sacou para fechar o jogo e se irritou com um barulho da torcida logo no início do game, porém, não perdeu a cabeça. O russo ainda acertou um belo winner de devolução, mas, com um ace, Murray chegou a dois match points. Rublev salvou, se beneficiando de dois erros do rival, mas viu Murray acertar um smash matador para chegar ao terceiro match point. E foi em um erro não-forçado de backhand do jovem tenista que Murray alcançou a tranquila vitória.

O saque poderoso, aliado a um vasto repertório de jogadas, foram as armas do número um do mundo contra o atual 156º colocado do ranking. Murray acertou 73% dos pontos no primeiro serviço, com nove aces, 29 winners e 22 erros não-forçados contra 36 erros do adversário. Rublev teve 18 winners e mostrou que está no caminho certo para a evolução. Na terceira rodada, Murray mede forças com o americano Sam Querrey (32º), algoz do sérvio Novak Djokovic, no ano passado, em Wimbledon.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/com-pneu-murray-despacha-russo-de-19-anos-e-avamca-na-australia.html

Nenhum comentário: