quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Com saque afiado, Federer passa por jovem americano e encara Berdych



TÊNIS


Suíço tem ótimo início, cai de rendimento no terceiro set, mas vence e vai encarar o tcheco, 10º colocado do ranking da ATP na terceira rodada do Aberto da Austrália



Por
Melbourne, Austrália



Ainda em busca de um melhor ritmo de jogo após quase uma temporada inteira sem atuar, Roger Federer (17º do ranking da ATP) teve um desafio interessante nesta quarta-feira diante do jovem americano Noah Rubin, apenas o número 200 do mundo. Com o adversário jogando sem pressão e mostrando um bom nível de jogo, o suíço precisou se impor, sacar muito bem e mostrar até poder de reação no terceiro set para sair com a vitória por 3 sets a 0, parciais de 7/5, 6/3 e 7/6(3), em 2h04, e avançar à terceira fase do Aberto da Austrália.

Roger Federer Aberto da Austrália 2017 (Foto: Getty Images)
Roger Federer precisou reagir no terceiro set 
e mostrou um bom volume de jogo contra 
Rubin (Foto: Getty Images)


O fato curioso da partida ficou com o flagra de um palavrão soltado por Federer no terceiro set. Normalmente contido e polido durante os jogos nos últimos anos, o suíço não aguentou e soltou um "Não consigo colocar a p*** da bola em quadra" quando estava uma quebra atrás no terceiro set. Além do saque, Federer voltou a mostrar ótimo voleio e ganhou 12 dos 13 pontos em que foi à rede.
Na próxima fase, Federer terá um duro desafio contra o tcheco Tomas Berdych, 10º do ranking, que passou também em sets diretos pelo americano Ryan Harrisson nesta quarta, parciais de 6/3, 7/6(6) e 6/2. Os dois já se enfrentaram em 22 oportunidades, com 16 vitórias do suíço e apenas 6 de Berdych. Federer defenderá uma invencibilidade de cinco partidas contra o rival, tendo sido superado pela última vez em 2013, no ATP de Dubai.

O jogo

Roger Federer Aberto da Austrália 2017 (Foto: Reuters)Roger Federer mostrou mais uma vez um saque e voleio afiado (Foto: Reuters)


Apenas o 200º no ranking, Noah Rubin tinha pouca pressão para enfrentar Roger Federer. Talvez por isso, a missão do suíço fosse mesmo dar poucas chances para o americano gostar do jogo. E assim o fez logo de cara. Com o saque afiadíssimo, o suíço levava seus games de serviço com tranquilidade, enquanto tentava beliscar pontos nos erros do rival. O ex-número 1 do mundo cedeu apenas seis pontos enquanto sacava no primeiro set e, mesmo diante do valente adversário, que segurou até o 5/5 em ser quebrado, aproveitou a primeira brecha que teve para forçar o jogo e levou por 7/5 na bola fora do americano.

Rubin se soltou um pouco mais e começou dificultando o saque de Federer, que precisou de cinco minutos para vencer o primeiro game no segundo set. O americano passou a errar menos e, assim, o suíço teve que arriscar mais. Quebrou o saque no sexto game e abriu 4/2, mas precisou salvar um break point na sequência para segurar a vantagem e fazer 5/2. Mantendo a consistência de seu serviço, Federer foi arrasador para fechar em 6/3 e ficar próximo da vitória.

Porém, veio a boa e velha "queda de desempenho" em jogos fáceis. Acomete os melhores tenistas e Federer sofreu com isso no terceiro set. Sem conseguir ser tão preciso nos saques como no resto do jogo, o suíço foi quebrado logo de cara e deu chance do americano ganhar confiança ao abrir 3/0. Jogando solto, Rubin chegou a ter 5/3 e sacou para o set. No entanto, a experiência de Federer contou neste momento e o suíço iniciou a reação, quebrou o garoto e empatou o set na sequência em 5/5. A decisão foi para o tie-break e, desta vez, Federer não vacilou nos saques. Com boa variação, dominou os pontos finais, conseguiu duas mini quebras e fechou a vitória seu tradicional saque e voleio.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/com-saque-afiado-federer-passa-por-jovem-americano-e-encara-berdych.html

Nenhum comentário: