domingo, 29 de janeiro de 2017

Federer deixa futuro aberto, mas diz: "Ainda tenho muito tênis em mim"




TÊNIS


Após vencer Rafael Nadal na decisão do Aberto da Austrália, suíço não confirma participação no Grand Slam de 2018, mas explica: "Posso me lesionar"



Por
Melbourne, Austrália




O título do Aberto da Austrália depois de um 2016 prejudicado por lesões deixou claro: Roger Federer ainda tem muito a oferecer ao tênis. Aos 35 anos, o agora dono de 18 taças de Grand Slam já foi muito questionado sobre aposentadoria e até deixou seu futuro aberto durante o discurso da vitória sobre Rafael Nadal, neste domingo, em Melbourne. Apesar de não ter garantido que voltará ao torneio australiano no ano que vem, deixando seu futuro aberto, o suíço esclareceu que não está planejando parar de jogar.

Roger Federer emocionado ao conquistar o seu 18º Grand Slam após vencer Rafael Nadal na final do Aberto da Austrália (Foto: REUTERS/Thomas Peter TPX IMAGES OF THE DAY)Roger Federer se emocionou ao conquistar o seu 18º Grand Slam  (Foto: REUTERS/Thomas Peter)


- Sei que ainda tenho muito tênis em mim, mas posso me lesionar e perder o próximo ano. Quem sabe o que vai acontecer? Você nunca sabe quando vai ser seu próximo Grand Slam, se vai ter. Tive um ano difícil em 2016. Não há nada planejado. Este pode ser meu último Aberto da Austrália, mas eu espero poder voltar ano que vem, claro. É a minha esperança agora - disse Federer.

+ Confira belas imagens da decisão deste domingo
+ Blog Break Point - 18x Federer: o mais belo capítulo da maior de todas as histórias

Durante a entrevista coletiva após o título do Aberto da Austrália, Roger Federer também ressaltou a importância de Rafael Nadal como um de seus maiores rivais. Ele inclusive lamentou a impossibilidade de um empate no tênis, assim não podendo dividir a conquista deste domingo com o espanhol. O suíço ainda minimizou o fato de ter aumentado a vantagem no ranking de maior vencedor de Grand Slams - ele agora tem 18 taças contra 14 de Nadal e Pete Sampras.



Confira os principais tópicos da entrevista:

Sobre aumentar a vantagem como maior vencedor de Grand Slams
É a menor parte, para ser honesto. É tudo sobre volta por cima, sobre uma partida épica contra o Rafa de novo, aqui na Austrália. É sobre eu ainda poder fazer isso na minha idade, depois de não ter ganhado nenhum Slam em cinco anos... É assim que vejo. O menor problema é a contagem de Slams. Sinceramente, isso não importa.

Sobre a 18ª conquista ter sido na Austrália
Seria especial independentemente de onde fosse, mas este foi um torneio que eu não perdi (por lesão). Perdi o francês (Roland Garros), o US Open no ano passado, então este potencialmente é meu Slam mais consistente. Tudo começou aqui para mim. Joguei os qualis em 99, juniors em 98. Sempre amei vir aqui. Quando você vence aqui, o caminho para casa não é um problema, mas quando você perde é brutal. Por isso me senti muito sortudo neste domingo.

Nadal x Federer, final do Aberto da Austrália (Foto: Clive Brunskill / Staff / Getty Images)
Federer agradeceu Nadal: "Ele me fez ser um 
jogador melhor" (Foto: Clive Brunskill / Staff 
/ Getty Images)


Sobre Nadal ser seu maior rival
Se olharmos mais para trás, Novak também tem sido um dos meus maiores rivais, assim como foram Roddick e Hewitt. Não gosto de deixar ninguém fora para ser honesto. Mas o Rafa definitivamente tem sido um rival particular na minha carreira. Acho que ele me fez ser um jogador melhor. Ele e alguns jogadores fizeram o máximo para eu melhorar por causa da maneira d jogo deles. É complicado. Eu disse abertamente: continua sendo para mim um grande desafio jogar contra ele. Então é definitivamente muito especial. Disse antes mesmo da final: Se eu ganhar do Rafa, vai ser muito especial, porque não batia o Rafa em uma final de Grand Slam há muito tempo. Agora consegui novamente. Estamos os dois voltando. Como eu disse em quadra, seria bom para nós dois ganhar, mas não há empate no tênis. É brutal às vezes. Ele deve estar feliz. Eu estaria feliz de estar em uma final novamente. Acho que vai demorar a cair a ficha. Quando voltar à Suíça, vou pensar: “Nossa!”


Sobre deixar o futuro aberto
Sei que ainda tenho muito tênis em mim, mas posso lesionar e perder o próximo ano. Quem sabe o que vai acontecer. Você nunca sabe quando vai ser seu próximo Grand Slam, se vai ter. Tive um ano difícil em 2016. Não há nada planejado. Este pode ser meu último Aberto da Austrália, mas eu espero poder voltar ano que vem, claro. É a minha esperança agora.

Sobre a comemoração do título
Estou mais experiente quanto a isso. Nós organizamos uma festa. Tenho muito amigos por aqui. Então seremos umas 20, 30, 40 pessoas. É melhor comemorar em um grande grupo do que sozinho com uma taça de champanhe.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/federer-deixa-futuro-aberto-mas-diz-ainda-tenho-muito-tenis-em-mim.html

Nenhum comentário: